22 de janeiro de 2016

O dever de mal informar

Não. O título não está errado. Em todo o mundo jornalista aprende que tem o dever de informar corretamente. Menos, parece, nas faculdades de jornalismo do Rio Grande do Sul. E mais especialmente no jornalismo esportivo.
Neste caso parece que aprendem como atuar na assessoria de imprensa ao invés de aprender a fazer jornalismo. Os interesses estão acima da verdade.
A Primeira Liga, por exemplo. Ela está sendo violentamente atacada por funcionários da RBS porque provavelmente contraria os interesses da empresa. Afinal, compraram os direitos de transmissão de um campeonato viciado e não querem que este seja diminuído. Para isto, parece terem elegido uma tropa de choque entre seus funcionários de esporte para torpedeá-la. É só ler as colunas e ouvir os comentários de gente como o Mortadela e alguns outros. Nada de informação. Apenas pressão vazia. Tornaram-se torcedores. Torcedores do fracasso de um embrião de organização que pode causar mudanças profundas no futebol brasileiro.
Agora um destes arautos do "moralismo", que até ameaçou um companheiro de demissão se este continuasse a defender a liga publicou a seguinte nota em sua coluna:

Não. Não é sobre a baixa qualidade do texto que eu vou falar. Admito a possibilidade de que faltou uma releitura antes da liberação para publicação, o que também é grave e mostra também falta de profissionalismo.
É sobre o conteúdo em si. Começa lançando um veneno mas ao mesmo tempo querendo passar por bonzinho: "a intenção não é acertar alvos".
Aí informa, de forma confusa e semianalfabeta, que Lincoln e Batista teriam sido escondidos enquanto "não deram procuração para determinado empresário".
Depois cria a cizânia: "esta informação saiu de dentro do Grêmio ..."
Entenderam? Preocupado com o Grêmio, o jornalista (sic) passa uma "informação" tão grave quanto é vaga.
Sim. Mas e os fatos?
Ah os fatos!
Lincoln foi escondido sim, porque não tinha 16 anos e poderia ser roubado a qualquer momento. Isto é público e até impediu que Felipão o escalasse logo que chegou. O garoto apenas agora completou 17 anos e tem a carreira dirigida pela empresa do Sonda desde os 12 anos. Vocês acreditam que este empresário aceitaria esta mudança de gestão pelo menino pacificamente?
Batista chegou no Grêmio no dia 15 de março de 2015. Portanto há apenas 10 meses. Veio de um clube pequeno do interior de São Paulo. Terminado o ano foi integrado ao grupo principal.
Este jornalista queria, de certo, que ele chegasse e fosse direto para os profissionais?
O que alimenta estes caras e lhes dá continuidade? A ingenuidade de muitos em acreditar em tudo que qualquer um escreve.