25 de junho de 2017

Daniel Matador - Hoje não foi o dia

Grêmio 0 x 1 Corinthians

Até Ramiro, sempre regular, esteve abaixo do esperado hoje.

Caros

O jogo mais esperado do ano havia chegado. Grêmio e Corinthians, detentores das melhores campanhas do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, com campanhas muito superiores às dos demais, finalmente pisaram no gramado da Arena para medirem suas forças. Antes do jogo, homenagens para Rodrigo Wilsen da Silveira, o policial morto por criminosos esta semana em uma ação em Gravataí. O time de Portaluppi não sabia sequer o que era um empate até o momento jogando em casa. Havia vencido todas as partidas na Arena pelo Temerzão em 2017. Kannemann, mesmo não estando em sua melhor condição após uma lesão, pediu para jogar e foi a campo. Mais de 50 mil almas tricolores presenciaram o embate entre dois dos maiores postulantes ao título brasileiro deste ano. A briga era de cachorro grande. Era pela liderança na primeira divisão.

1º tempo: Grêmio 0 x 0 Corinthians

Aos QUARENTA SEGUNDOS Edílson já invadiu a área e cruzou perigosamente para Cássio defender. O domínio tricolor nos primeiros minutos era total. O Corinthians não via a cor da bola. O primeiro perigo real foi aos 11 minutos, quando Grohe salvou um chute cara a cara. Aos 20, um BALAÇO de Pedro Rocha que Cássio espalmou para escanteio. Aos 22, em cobrança ensaiada de escanteio, Kannemann escorou de cabeça e Geromel quase abriu o placar.

A supremacia gremista na partida era brutal. Era quase um jogo em meio campo. O time paulista notadamente jogava se defendendo e torcendo por uma bola. Aos 33, bom chute de Barrios, que Cássio defendeu. Aos 36, time do Corinthians chorou um pênalti, mas o lance foi normal. Aos 45, Pedro Rocha estava quase em frente ao gol quando o árbitro anulou sua chegada alegando que a bola bateu em seu braço. A arbitragem marcava tudo para o time da casa e nada para o Corinthians. Aplicou um cartão amarelo para Kannemann totalmente de graça. E o primeiro tempo terminou com o placar em branco.




2º tempo: Grêmio 0 x 1 Corinthians

Eram 6 minutos quando Jadson recebeu cruzamento da esquerda na entrada da área e chutou. A bola passou no meio das pernas de Grohe e entrou. Se o objetivo do Corinthians era amarrar o jogo quando estava empatando, com um gol de vantagem a coisa ficou ainda mais escancarada. Aos 17, Luan recebeu e tentou de longe, mas a bola subiu demais. Aos 20, a melhor chance até então: Pedro Rocha chutou, a bola sobrou para Luan, que deu um biquinho e Cássio defendeu. Aos 22, Arthur saiu para a entrada de Fernandinho.

Aos 24, Fernandinho entrou a dribles na área, mas perdeu o controle quase em frente ao gol. Aos 27, Pedro Rocha saiu para a entrada de Gastón Fernandez. Aos 33, Edilson saiu para a entrada de Everton. Aos 37, o árbitro acertou e marcou pênalti sobre Geromel. Luan pegou a bola e desperdiçou. Aos 40, lance de pênalti sobre Everton, que dessa vez o árbitro resolveu não marcar. Aos 41, Everton teve grande chance e bateu de chapa, com a bola passando muito perto. Aos 47, Gastón chutou e Cássiu defendeu. E a partida acabou com a primeira derrota tricolor na Arena esse ano.




Como jogaram:
Grohe: fez uma defesa salvadora no primeiro tempo. Deixou o chute de Jadson passar pelo meio das pernas. Ele não se ajuda. Nota 3
Edílson: Léo Moura dava uma produtividade e criatividade maior ao time. Saiu para a entrada de Everton. Nota 5
Geromel: no geral, foi bem, mas envolvido no lance do gol. Nota 7
Kannemann: passou muito trabalho para conter Jô. Nota 6
Cortez: até tentou algumas investidas, mas não conseguiu grandes vitórias pessoais sobre a defesa corinthiana. Nota 5
Michel: um dos poucos que se salvou, fez boa jornada. Nota 7
Arthur: foi mais contido hoje do que nos jogos anteriores. Saiu para a entrada de Fernandinho Nota 6
Ramiro: esteve abaixo do que costuma produzir. Nota 4
Luan: novamente foi o propulsor do time e assumiu a maior parte das jogadas. Mas, na chance que havia para empatar, errou o pênalti. Nota 4
Pedro Rocha: a correria de sempre, mas novamente com pouca efetividade. Saiu para a entrada de Gastón. Nota 4
Lucas Barrios: praticamente não recebeu nenhuma bola o jogo todo. Aí fica difícil pro centroavante.

Fernandinho: entrou no lugar de Arthur. Fez uma correria nos primeiros minutos e depois sumiu. Nota 3
Gastón Fernandez: entrou no lugar de Pedro Rocha. Nem pôde ser percebido em campo. Nota 3
Everton: entrou no lugar de Edílson. Fez mais que Pedro Rocha em todo o jogo. Nota 6

Renato Portaluppi: se tem méritos nas vitórias, também tem nas derrotas. Desta vez, não conseguiu furar a retranca do Corinthians. Foi prejudicado por erros individuais de Grohe e Luan, mas também teve responsabilidade. Nota 5

Arbitragem: o trio era de Goiás, formado pelo apitador Wilton Pereira Sampaio (sim, aquele mesmo que apitou o jogo do caso do goleiro aracnídeo) e pelos auxiliares Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha. Assim como daquela vez, novamente foi muito mal. Amarelou Kannemann no primeiro tempo de forma descaradamente criminosa, pois o gringo nada fez no lance. Amarelou todo o time tricolor, em clara tentativa de frear o ímpeto da equipe. Por incrível que pareça, acertou no lance do pênalti. Mas ficou com medinho de dar outro claro sobre Everton.


Era o jogo para chegar à liderança. Ou, ao menos, manter-se a um pontinho do líder, o que faria com que fosse possível alcançá-la ali adiante. Mas não apenas o gol tomado, como o pênalti perdido, puseram tudo a perder. Ainda faltam muitos jogos e o primeiro turno sequer chegou ao fim. A distância agora é de 4 pontos e a vice-liderança ainda é nossa. Mas a corrida ficou mais complicada.


Saudações Imortais