13 de junho de 2017

Um beijo aos abobados da enchente

Conta a lenda que houve uma enchente muito forte em Porto Alegre na primeira metade do século passado. Como toda a enchente ela trouxe doenças e epidemias. E entre estas surgiu o abobado da enchente. Por alguma razão, muitas pessoas passaram a ter deficiência mortal e, pelas circunstâncias foram chamados de abobados da enchente.
Pois o tempo passou mas parece que estes deixaram descendentes até os dias de hoje.
Não vi o jogo ontem. Olhei o resultado aos 7 do segundo-tempo: 0 x 0. Olhei aos 35: 0 x 0 e olhei quando apenas havia terminado e fiquei feliz com o 1 x 0, suado, de calças na mão como se dizia.
Feliz porque sei que campeonato se ganha vencendo muitos jogos. E ontem vencemos mais um. Feliz porque era um jogo em casa daqueles ditos que não se pode deixar de ganhar. Não deixamos. Feliz porque, como não sou abobado de enchente, sei que todo o campeão tropeça aqui e ali. E ontem, por sorte, e campeões tem de ter sorte, não tropeçamos. Não foi desta vez.
Chegando em casa fui ouvir as entrevistas. E Renato falou que não jogamos bem. Falou também que campeonato se ganha vencendo jogos também quando não se joga bem. Depois ouvi o Ico e ele teve a mesma leitura. Foi além, e disse que o gol saiu de uma jogada ensaiada no CT Luis Carvalho. Aliás, foi o terceiro gol igual neste ano.
Depois resolvi olhar os comentários no blog e... Bingo!
No primeiro já estava lá um destes infelizes que ficam à espreita para destilar ódio e raiva contra tudo e contra todos.
Outros se seguiram. No twitter a mesma coisa.
Não sei em que mundo estes caras vivem, mas a vidinha deve ser para lá de miserável.
Tão miserável que não esperam nem o time perder, ou mesmo empatar para descontar todas as suas frustrações e recalques.
Não torcem para ninguém. Torcem por suas teses.
Não querem que o time ganhe porque assim, perdem o motivo para odiarem.
Falta-lhes inteligência para perceber que ninguém acredita em seus uivos lancinantes. Falta-lhes noções mínimas de ridículo para serem respeitados.
Comenta-se no twitter que vários torcedores passaram o tempo todo vaiando alguns jogadores. Li e ouvi que Pedro Rocha foi vaiado ao deixar o campo ontem. Santos ignorantes que não entendem nada de futebol estes que cometeram esta estupidez. Ignorantes e desmemoriados porque esquecem que boa parte da Copa do Brasil devemos a este menino que pode errar gols acima do desejável, mas que tem uma importância técnica e tática para o time muito grande. Alguém já parou para pensar que boa parte dos gols que erra acontece porque ele chega extenuado na cara do goleiro de tanto que correu até chegar lá?
E você aí que já vai dizer que estão proibidas críticas eu respondo antecipado.
Não só pode criticar como são necessárias muitas vezes. Nem Renato, que é quase Deus, vai acertar sempre. E opinar que seria melhor entrar com A ao invés de B é válido.
Mas nada justifica a ira e o ódio destes elementos.
Você acha que Renato errou a escalação? Ok. É uma opinião. Mas você passou a achar errada antes ou depois de ver o jogo?
Você pensa que Luan não poderia jogar nunca de falso nove. É isto queridjnho? Luan nunca deu certo de falso nove, não é?
Alguém lembra que havia forte rejeição à entrada de Barrios no início porque "o time não sabia mais jogar com centro-avante aipim"? Ué! Agora o aimpim é obrigatório? Aliás, o único aipim do grupo está machucado. Então é melhor jogar com dez jogadores porque entre quem entrar haverá crítica?
Que horror escalar o Maicon não? Logo este capitão do penta que nunca jogou nada na vida. Que ousadia deste incentivador não? Sei, Maicon estava sem rítmo de jogo. Certo. Com certeza ele vai ganhar rítmo de jogo sentado para o resto da vida na casamata.
Sei que virão agora os semi-abobados de enchente dizendo que de novo o blog culpa a torcida. Desculpa meu. O blog, ou mais especificamente eu, culpo os abobados de enchente da torcida por esta histeria despropositada. Não gostaram? Então vão comentar lá no blog da Globo ou de outros que defendem as mesmas ideias de jerico e concordam com este ódio inexplicável e inaceitável.
Tá bom assim ou preciso desenhar?
E para encerrar, para amenizar um pouco a raivinha, deixo aqui um beijo a todos os abobadinhos da enchente que vem aqui incomodar. Aproveitem a vida de outra forma porque ela não é tão longa assim.
E, last but not least, não esqueçam que estamos de olho e estamos loucos para ver e nos divertir com comemorações envergonhadas dos títulos que, podem até não vir, mas que estão se tornando bem possíveis para não dizer prováveis.