12 de junho de 2017

Daniel Matador - O Bahia fez jogo duro, mas não adiantou

Grêmio 1 x 0 Bahia

Teve quem foi acompanhado à Arena e quem teve que trocar o programa.

Caros

O dia era dos namorados, mas a noite era do Grêmio. Por conta de lesões ocorridas no último jogo, Léo Moura e Barrios tiveram que deixar temporariamente a equipe. Edilson retomou naturalmente a lateral-direita. Já a saída de Barrios foi a deixa para Renato testar uma interessante alternativa: a volta do capitão Maicon, configurando o ataque com Pedro Rocha e Luan, e principalmente mantendo Arthur no meio. Três volantes de ofício, porém todos com qualidade de passe e visão de jogo. Quatro, se contarmos com Ramiro. Mais uma ousadia de Portaluppi.

Primeiro tempo: Grêmio 0 x 0 Bahia

Logo aos 2 minutos o Bahia deu uma pancada em uma falta de longe, que Grohe encaixou bem. Aos 6, Pedro Rocha emendou um sapataço de longe e a bola passou perto da trave direita do arqueiro baiano. O controle do jogo era todo do tricolor, apesar de não haver chances claras de gol Aos 23, Geromel também tentou um sapataço de longe, mas o goleiro defendeu. Aos 24, Ramiro foi outro que tentou fazer de longe, mas a bola passou por cima.

Aos 31, grande jogada de Luan, que tocou para Edilson e recebeu novamente, mas chutou fraco. Aos 35, perigosa chegada do Bahia, que Grohe defendeu firme. Aos 38, Pedro Rocha tentou fazer um golaço ao encobrir o goleiro, mas este defendeu. Ao final do primeiro tempo, uma sequência de trocentos escanteios e pressão do time gremista. Aos 46, Luan fez mais uma tentativa de chute de longe, mas não vingou. E o primeiro tempo foi isso: muita pressão, gigantesca posse de bola e amplo domínio do time da casa, mas sem efetividade na finalização.




Segundo tempo: Grêmio 1 x 0 Bahia

O time voltou sem mudanças para a segunda etapa. E o jogo permaneceu exatamente igual, com domínio, porém sem conclusões a gol. Até que Renato viu que a coisa não engrenaria e botou Everton no lugar de Arthur aos 15 minutos. No minuto seguinte, Ferrareis chutou de forma perigosa e a bola passou perto da trave direita de Grohe. Não tinha muito a ser narrado, pois o jogo ficou ainda mais truncado do que no primeiro tempo. Aos 27, Pedro Rocha saiu para a entrada de Fernandinho. Aos 37, Maicon saiu para a entrada de Lincoln. E, num jogo truncado como esse, o gol só poderia ter saído no abafa. E, aos 40, na cobrança de escanteio, Geromel cabeceou para Bruno Cortez fazer seu primeiro gol com a camisa do Grêmio e abrir o placar!

Aos 49, Fernandinho engatou uma quinta e deu um BAGO quase na linha de fundo, mas o goleiro defendeu. O árbitro nem deixou bater o escanteio e encerrou a partida. Mais uma vitória na conta.





Como jogaram:
Grohe: ganhou um ingresso para assistir a partida. Nota 6
Edilson: bastante acionado desede o início, voltou naturalmente ao time. Mas vai penar para tirar a titularidade de Léo Moura. Nota 6
Geromel: falar bem dele é chover no molhado. Nota 7
Kannemann: é um buldogue raivoso em todos os jogos. Nota 7
Cortez: tem feito atuações melhores que seu antecessor Marcelo Oliveira. Fez um gol salvador, então ganhou nota 9.
Michel: fez uma partida aquém das que vinha fazendo. Nota 6
Maicon: retornou ao time e mostrou claramente que ainda está sem ritmo de jogo. Nota 5
Arthur: seu domínio de bola é palhaçada, parece estar sempre tirando os marcadores pra bobinho. Saiu para a entrada de Everton. Nota 7
Ramiro: desta vez, teve que desdobrar-se para cumprir com sua função. Nota 6
Pedro Rocha: continua fazendo a famosa "função tática defensiva" muito bem, mas pecando na finalização. Nota 4
Luan: foi a referência do time. Correu e tentou fazer tudo. Nota 7

Everton: entrou no lugar de Arthur. Fez uma correria. Nota 5
Fernandinho: entrou no lugar de Pedro Rocha. Também fez uma correria. Nota 5
Lincoln: entrou no lugar de Maicon, mas ao final do jogo. Sem nota

Renato Portaluppi: fez um teste com a escalação, mas errou ao mantê-la por tanto tempo. Também pecou nas substituições. Nota 5

Arbitragem: o trio goiano formado pelo apitador Eduardo Tomaz de Aquino Valadao e os bandeirinhas Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence até que trabalharam direitinho.

Nem todos os jogos serão shows. O que vale, num campeonato de pontos corridos, é somar 3 pontos a cada partida. E isso o que o tricolor conseguiu hoje novamente. A vice-liderança está consolidada e a ponta da tabela está cada vez mais próxima. O retorno de Barrios é vital para isso.

Saudações Imortais