4 de junho de 2017

Daniel Matador - Professor Portaluppi ensinou o aluno da UEFA

Grêmio 2 x 0 Vasco

Portaluppi completou 150 jogos à frente da casamata gremista.

Caros

A fase tem sido excelente. Acima do Mampituba, toda a imprensa tem sido obrigada a render-se ao time treinado por Renato Portaluppi, aquele que muitos teimam em tratar apenas como motivador. Maicon e Edílson estão voltando de lesão, mas permaneceram no banco justamente por conta do ritmo de jogo. Bolaños e Marcelo Oliveira continuam no estaleiro. Por conta disso, a escalação do time que entrou na Arena para manter-se nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão foi semelhante à que derrotou o Fluminense no Maracanã e garantiu a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Era também o jogo em que Renato completava a marca de 150 jogos como técnico do Grêmio. Raros ídolos atingiram tal marca.

Primeiro tempo: Grêmio 1 x 0 Vasco

Logo aos 6 minutos Ramiro pegou um rebote de escanteio e chutou de longe, com a bola passando perto da forquilha. Aos 10, após cobrança de escanteio, cabeceio perigoso do Vasco contra o gol de Grohe. Aos, 12, o colombiano Manga Escobar chutou da entrada da área e a bola passou raspando a trave tricolor. Aos 19, Pedro Rocha recebeu lançamento e entrou pelo meio da área, mas o goleiro trombou e salvou. Dois minutos depois, o mesmo Pedro Rocha emendou um PETARDO de longe, com a bola passando próxima ao poste direito do gol vascaíno.

As 29, Ramiro novamente entrou na área e emendou um chute pela esquerda, porém a bola subiu demais. Aos 35, Luan disparou um sapataço e a bola desviou na zaga, indo para escanteio. Na cobrança, falta em Geromel dentro da área e o apitador marcou pênalti! Na cobrança, o artilheiro Lucas Barrios anotou mais um gol para sua ótima marca este ano e abriu o placar na Arena!
Aos 43, Paulão (sim, o glorioso zagueiro que ajudou a afundar o co-irmão no pântano da segundona) tentou cabecear bisonhamente na área gremista, mas só conseguiu protagonizar um lance bizarro. Aos 45, Pedro Rocha fez um SALSEIRO pela direita da área vascaína e a zaga conseguiu mandar para escanteio. E não teve muito mais tempo para outras situações, com o jogo indo para o intervalo com vitória parcial do tricolor.




Segundo tempo: Grêmio 1 x 0 Vasco

Os times voltaram para a segunda etapa com Thalles no lugar de Manga Escobar no time do Vasco. O Grêmio voltou da mesma forma, sem modificações. Aos 8, Mateus Vital desferiu um chute perigoso que passou próximo ao travessão de Grohe. Aos 13, após passe direto de Ramiro, Léo Moura emendou um SABUGO pela direita, mas a bola subiu demais. O time da cruz de malta não conseguia jogar e apelava para as faltas. O jogo ficou muito amarrado, com praticamente nenhuma chance clara de gol. Milton Mendes pôs Guilherme no lugar de Matheus Vital e o ótimo Nenê no lugar de Jean. Nem isso foi suficiente para romper o paredão de Geromel e Kannemann, fortificado por Michel à frente.

Aos 31, Lucas Barrios saiu aplaudidíssimo para o retorno do capitão Maicon. Aos 33, Pedro Rocha avançou pela direita da área e tentou driblar Martin Silva, mas acabou atrapalhando-se. Ao 36, outro retorno: Ramiro saiu para a entrada de Edílson, o que fez com que Léo Moura fosse deslocado para o meio. Aos 38, Arthur avançava livre pela direita e tentou fazer a assistência para Luan, mas errou. No lance seguinte, Luan se livrou dos marcadores na área e chutou, mas a bola desviou e foi para escanteio. Neste momento, Arthur saiu para a entrada de Gastón Fernandez. Aos 43, outra blitz tricolor na área vascaína e Luan quase marca novamente, com a bola explodindo na zaga. E a insistência de Luan foi premiada aos 47: Gastón recebeu de Léo Moura pela direita e, muito marcado, deu uma assistência de CALCANHAR para o garoto marcar o segundo e fechar o caixão do Vasco! Esse foi o 29º gol de Luan, que agora é o maior artilheiro da história da Arena. Depois disso, foi só botar a bola no centro para o árbitro apitar mais uma vitória tricolor, que chega à vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão.





Como jogaram:
Marcelo Grohe: ganhou ingresso para assistir a partida. Nem exigido foi. Nota 6
Léo Moura: foi mais discreto do que em outras ocasiões, mas novamente mostrou que tem qualidade para ser titular na lateral e no meio, para onde foi deslocado hoje quando Edílson entrou. Nota 6
Geromel: novamente, não perdeu nenhum lance. Sua técnica é impressionante. O melhor do Brasil. Nota 9
Kannemann: há muito tempo não tínhamos um zagueiro com sua característica. É um rothweiller com fome. Nota 9
Bruno Cortez: a torcida nem lembra mais de Marcelo Oliveira. Até mesmo as falhas defensivas que ocorriam pela zona defensiva esquerda reduziram sensivelmente. Nota 7
Michel: uma de suas melhores partida pelo time. Tem evoluído jogo a jogo. Nota 7
Arthur: vem sendo orientado a dosar seu ímpeto, a fim de chegar inteiro ao final das partidas. Ainda assim, é totalmente diferenciado e mostra isso em campo. Saiu para a entrada de Gastón Fernandez. Nota 7
Ramiro: é um dínamo e tem feito uma temporada muito boa. Saiu para a entrada de Edílson. Nota 7
Luan: vem recuperando o bom futebol que todos sabem que ele possui. Na ausência de Douglas, tem assumido a função de armador em muitas ocasiões. Nota 8
Pedro Rocha: cumpre sempre sua função tática com correção. O dia que aprender a finalizar, será um jogador diferenciado. Nota 6
Lucas Barrios: não adianta, é um fazedor de gols. Não importa de que jeito. Saiu aplaudido para a entrada de Maicon. Nota 8

Maicon: entrou no lugar de Barrios, quase ao final do jogo. Sem nota
Edílson: entrou no lugar de Ramiro, quase ao final do jogo. Sem nota
Gastón Fernandez: entrou no lugar de Arthur, quase ao final do jogo. Sem nota

Renato Portaluppi: deu uma aula tática gratuita para Milton Mendes. Nota 9

Arbitragem: sempre que o tricolor está embalando, aparece algo para atrapalhar. Desta vez, foi a escalação de Sandro Meira Ricci (SC/FIFA) para ser o apitador da partida. Auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP/FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP/FIFA), ele veio intencionado a avacalhar, como sempre faz. Menos mal que foi possível passar ao largo de sua atuação e ele acertou na marcação do pênalti.

O Vasco contratou Milton Mendes, o único técnico em atividade no futebol brasileiro que possui os quatro níveis de certificação para treinadores da UEFA. Toda essa bagagem permitiu-lhe armar apenas um retrancão para enfrentar o Grêmio na Arena. Algo que qualquer técnico que dispute a segundona gaúcha sabe fazer. Vamos até relembrar uma declaração dele essa semana, alfinetando Renato:

Ele veio de terno e gravata, tomou um nó tático de Renato, que soube ler o jogo e cozinhou o galo no segundo tempo. Ao final, acabou sendo até expulso da casamata e nem viu seu time tomar o segundo gol. Desta vez, a aula foi de graça. Nas próximas, talvez Renato cobre.

Saudações Imortais