6 de junho de 2017

MW Tático - Análise de Grêmio 2 x 0 Vasco


O Grêmio enfrentou seu maior desafio dos últimos jogos. Encarou um Vasco fechado, que saía muito bem no contra-ataque. Os times jogaram “espelhados”, ou seja, com a mesma formação no 4-2-3-1. Porém, enquanto tínhamos Luan como o meia central, o Vasco tinha o bom volante Douglas. O time de Milton Mendes realizou a pressão na saída de bola, com Matheus Vital e Manga Escobar mais abertos, acompanhando os laterais. O atacante Kelvin acompanhava Michel e Douglas marcava nosso principal jogador para a saída de bola, Arthur. Com isso, Renato liberou um dos zagueiros para tentarmos sair da retranca do Vasco. Quem mais executava esta ação era Kannemann.


Grêmio e Vasco espelhados; diferença do jogador central do da linha de 3 do meio.

Quando conseguíamos sair com a bola, o Vasco recuava Wellington para linha de defesa, jogando no 5-4-1. Esse movimento lembra aquele realizado pelo Novo Hamburgo nas partidas contra a dupla Grenal, onde o volante Amaral fazia essa ação.


As duas linhas defensivas do Vasco.

O gol de pênalti, do artilheiro do Grêmio na temporada, Barrios, com 12 gols, fez com que Milton Mendes colocasse o centroavante Thales no jogo. Porém o estilo não mudou muito, com uma marcação atrás da linha da bola, não deixando nossos volantes jogarem.



Barrios, artilheiro do Grêmio na temporada, umas das melhores medias de gols do Brasil no ano.

Entrou em jogo a qualidade do nosso lado direito, com Leo Moura, Arthur e Ramiro, com Michel em uma ponta e Luan na outra, sempre participando das jogadas. Dessa vez, ao contrário dos últimos jogos, o time não foi equilibrado em suas laterais, pois tivemos que jogar com qualidade. Sem contar que Manga Escobar, depois Kelvin (no segundo tempo) e Gilberto jogaram em cima de Cortez, Michel e Pedro Rocha.



Gráficos acima e abaixo mostram como Grêmio fez o jogo pelo seu lado direito


Mais uma vez, é importante salientar a presença de Arthur, sendo o jogador mais procurado para o jogo. A interação e sincronia estão ótimas com Ramiro, além da movimentação e triangulação com Leo Moura, Michel e Luan. Ao todo no jogo mantivemos a regularidade de passes com 498, sendo incríveis 92% certos, construindo assim nosso modelo de jogo de POSSE DE BOLA.


A troca de passes do Grêmio contra o Vasco, a busca pelo lado direito, a interação de Arthur e Ramiro, com Michel, Leo Moura e Luan como membros das triangulações.

Não podemos deixar de destacar Michel. Alto número de acertos de passes (62 certos e só 3 errados) e 7 desarmes. Jogou muito bem, protegeu a zaga e deu opção para jogar. Foi o dono do meio campo.



Michel evoluindo a cada jogo.



Se gostou, comenta aqui no blog e me segue no @mwgremio que lá tem mais informação!