2 de novembro de 2009

O ano que acabou sem começar

Marcos foi expulso aos 20 minutos do primeiro tempo, no jogo contra o maior adversário do Palmeiras. Foi expulso e levaram o gol. Mesmo assim, o Palmeiras, no maior clássico paulista, buscou o empate duas vezes. O Fluminense era até hoje o lanterna do brasileiro. Levou dois gols no primeiro tempo, em pleno Mineirão lotado, de um Cruzeiro que vinha embalado. Na etapa final, virou de forma espetacular. Isso se chama atitude, irresignação, espírito de luta.

O Grêmio trotou fácil no primeiro tempo. Errou um gol. Errou 2 gols. Errou "n" gols. Todos com a displicência daqueles que têm certeza que vão atingir o objetivo sem esforço. Como se esta fosse a regra de um time que, ao contrário, nunca ganhou sem passar por uma luta quase insana. Aí, para manter a regra, levou um gol fora de casa. No segundo tempo, Rafael Marques achou que era o centroavante do Santo André e fez um golaço. Depois, o Tardeli completou o serviço. Expulsou Roberson numa jogada em que o amarelo era de bom tamanho. Logo após, um jogador do Santo André lavrou a perna do Tcheco e não passou de amarelo.

Sobrou algo de bom? Douglas Costa. O primeiro tempo dele foi excelente.

O que teve de pior, afora o golaço do Rafael Marques? Souza. Depois que tornou-se titular do meio campo, ainda o ano passado, o time não ganha nada. Não pode ser meio-de campo. A lateral direita é de bom tamanho para ele. Ou outro time.
____

A verdade é que o Grêmio é um time sem alma, sem garra, sem poder de reação. Não há indignação nos jogadores e muito menos na comissão técnica e na direção. Houve um lance em que Lúcio, que hoje jogou bem no primeiro tempo, foi lançado 3 metros atrás do último zagueiro. O Tardeli deu impedimento. Ninguém reclamou. Os jogadores do Grêmio só reclamam quando não devem e de forma a serem expulsos.
____

O ano acabou sem ter começado. Meira está mais firme do que nunca. E o pior: o time não é pior do que estes que estão aí disputando o título. O problema é a falta de comando, a falta de rumo do clube.
____

Enquanto isto ...

O grupo (queeee grupo), que toda imprensa isenta dizia que poderia ser campeão, levou um chocolate em casa do Botafogo. Normal. Esperado. Engraçada a reclamação de um jogador do timinho ao fim do jogo: "Eles fizeram um gol sem querer no começo e ficaram plantados atrás numa retranca até o fim do jogo." Mas o que foi mesmo que aconteceu no GRE-nada?

=====

Adendos do Arigatô

Já não está na hora do Meira vazar? O que mais precisa?
_____

Ao final do jogo de hoje, Autuori, num primeiro momento, refugou falar sobre 2010. Depois, disse textualmente:

"Acho que, acima de tudo, é importante mudar o perfil. Na minha ótica precisamos mudar o perfil do grupo como um todo. Temos que trazer individualidades com uma mentalidade mais vitoriosa, que não ponha em dúvida a qualidade que tem, quando joga fora de casa."

Para bom entendedor, é suficiente. O elenco montado por Krieger, Meira e Duda é reprovado por Autuori.
_____

Então, repetimos: já não está na hora do Meira vazar? O que mais precisa? Resultados pífios e uma crítica pública do treinador de 2010 não bastam? Será que a campanha ridícula do time no brasileiro vai passar impune? Será que Duda, novamente, não terá atitude de dirigente? Vai manter Meira e jogar seu último ano de mandato fora?
_____

Falar em Duda, ele disse uma frase reveladora do seu conhecimento das coisas do futebol do clube, ao tentar justificar mais uma derrota fora de casa: "A gente fez tudo que pode com os poucos recursos que a gente dispõe." Poucos recursos? Este é o plantel mais caro já montado pelo Grêmio em toda a sua história. A folha do futebol consome mais de R$ 3 milhões por mês. Aliás, a pauta da reunião do dia 10/11 do Conselho Deliberativo tem um item que fala em "proposta de suplementação orçamentária para o exercíco de 2009." Esperamos que não seja para o futebol, porque aí seria, mais do que incompetência, uma pouca vergonha.
_____

Enquanto isso... II



Torcidinha reclama após o timinho perder para o poderoso Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Quarentinha e Zagalo.
_____

Fraude eleitoral

Saiu no site oficial dos morangos chamada para a votação final do macaco.

Dizem eles: "Os cinco nomes mais criativos agora estão no site para votação. Escolha uma das opções abaixo e vote!" E apresentam os nomes mais votados: Chimpa, Escurinho, Gigante, Miro, Rolinho.

Mas isto é uma baita fraude eleitoral. Sabemos de fonte segura que Imitão ganhou com vários corpos de vantagem. E Morangotango foi o segundo nome mais votado. Onde está o TRE que não faz nada?