3 de abril de 2011

Longe do alcance dos outros

Atualizado, às 19:06, com os gols do jogo.
_____

Eu nunca havia olhado com maior atenção ao futevôlei. Jogo de cariocas para cariocas, sempre pareceu mais uma diversão de barrigudos e marrentos. A ida do Renato para o tal torneio, e a cornetagem dos isentos, furiosos com a liberação dele pela direção do Grêmio, me levaram a ter curiosidade sobre o esporte. E então, dei uma olhada no sábado à tarde. E digo que achei um esporte bem interessante. Com algumas coisas fascinantes, especialmente o "shark". O "shark", para quem não viu, é a cortada do futevôlei. É feita com os pés, que sobem acima da altura da rede e mandam uma bomba para baixo. É de uma plástica esplêndida e, faz com que valha a pena ficar um tempo assistindo.
Sim, mas e daí? Daí que não tem nada para falar do primeiro tempo de Grêmio x Veranópolis e, para não deixar em branco, resolvi comentar sobre o futevôlei.
Para não dizer que não aconteceu nada, o cameraman mostrou dois "véinhos" sentados na arquibancada quase vazia com um rádio de 40 x 40 cm no meio. Bucólico e nostálgico. Gostoso de ver.
Um primeiro tempo tão ruim que só não deve ser esquecido para não ser repetido.

Aos 4 minutos do segundo tempo, Douglas, errou um gol feito. Isolou para fora do estádio uma bola à feição de frente para o gol quase na marca do pênalti. Este, dá para se dizer, foi o primeiro chute em gol da partida. De diferente se percebia uma maior pressão do Imortal, mais vontade de ganhar.
Aos 12 minutos Roca deu um bago na cobrança de falta e Leandro deu outro no rebote do goleiro. Um belo gol, comemorado com um abraço forte em Carlos Alberto que aquecia atrás do gol.
Nesta altura do jogo já estava claro que o vestiário produziu efeito e o time, com o gol, passou a jogar mais solto. Douglas comandava o ataque. Borges era o nome destoante.
Em ataque agudo Leandro chocou com o goleiro e na sequência foi agredido por ele. Expulsão justa. Na confusão que se seguiu Douglas deu um pontapé em jogador do Veranópolis enquanto Carlos Alberto entrava em campo para afastar os jogadores do Grêmio do tumulto. Depois entrou em campo para jogar, assim como o Pessali. Este sofreu  um pênalti no primeiro lance em que participou. Borges errou o pênalti mas se salvou no rebote.
Carlos Alberto deu uma cabeçada sensacional para não menos sensacional defesa. E o jogo escoou até o final. Não sem antes Victor falhar mais uma vez. Estava dormindo pela monotonia do jogo? Um jogo de um só tempo, na verdade. O segundo, que o primeiro foi de doer.

E agora? O que dirão os isentos baratos? Que o futevôlei foi prejudicial? Ou vão exigir a participação do Burroth no próximo torneio para ver se o timinho consegue ganhar uma?
_____

Como jogaram

Victor: Suou menos do que teria suado se estivesse na arquibancada assistindo. Mas levou um frango no fim.
Gabriel: Mal no apoio.
Rafa Marques: Tentou atacar já que na defesa não havia o que fazer.
Rodolfo: Alguns chutes de fora da área.
Bruno Collaço: Discreto no apoio. Firme na defesa. Deve ser mantido no time.
Rochemback: Num jogo em que o Grêmio era só ataque, quase não apareceu.
William Magrão: Mal.
Douglas: Não jogou no primeiro tempo. Muito bem no segundo. O melhor do time pelos 30 minutos do segundo tempo e apesar da bobagem que fez.
Lucio: Discreto.
Leandro: Não jogou no primeiro tempo. Um golaço no segundo.
Borges: Não jogou este ano.
.....

Carlos Alberto (Douglas): Segundo o Arigatô, parecia meio gordo. Entrou interessado.
Pessali (William Magrão): Cavou um pênalti no pouco tempo que teve.
Clementino (Lucio): Não é mais o velho Clementino que fazia gol no final do jogo.


Renato: Para tristeza dos secadores isentos não deixou o futevôlei causar crise.
.....
Daronco: Normal.
_____

Os gols do jogo