_____
24 de janeiro, data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales.
29 de janeiro, homenagem ao jornalista José do Patrocínio, que teria falecido nesta data, em 1905.
16 de fevereiro, Dia do Repórter.
07 de abril, data da abdicação de D. Pedro I, instituída como Dia do Jornalista pela Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por motivos políticos, em São Paulo, em 1830.
03 de maio, data decretada pela ONU como da Liberdade de Imprensa.
01 de junho, Dia da Imprensa.
Muitas são as datas que celebram a imprensa e os profissionais que a fazem. Nós, que acompanhamos de perto a atividade dessas pessoas, consumindo suas colunas, blogs, comentários etc, sabemos da importância que elas possuem na formação da opinião pública e no processo de levar os fatos e as versões dos fatos à sociedade.
A passagem do Dia 7 de abril, nos fez refletir sobre as pessoas que fazem da crônica do futebol a sua profissão. A entrevista do nosso técnico na noite de ontem nos fez pensar se não é o momento de divulgarmos uma avaliação feita da crônica esportiva que alimenta o RS. Concluímos ser esta a hora exata. Assim, registramos aqui a nossa homenagem àqueles que, no nosso entendimento, são dignos representantes do verdadeiro Jornalismo, agindo com a observância de padrões éticos condizentes com a função que desempenham.
Parabéns a estes grandes profissionais de imprensa pela consciência, ética e retidão com que praticam a profissão que abraçaram. Para nós, estes jornalistas levam o selo de “Profissionais”.
- Adroaldo Guerra Filho
- Daniel Oliveira
- Diego Figueira
- Edgar Schmidt
- Eduardo Cecconi
- Eduardo Gabardo
- Eduardo Moura
- Fernando Becker
- Filipe Gamba
- Jader Rocha
- João Carlos Belmonte
- José Aldo Pinheiro
- Juca Kfouri
- Lauro Quadros
- Lédio Carmona
- Leonardo Gaciba
- Marco Antônio Pereira
- Mariana Mondini
- Mário Lima
- Ramiro Ruschel
- Ruy Carlos Ostermann
- Sérgio Couto
- Vágner Martins