29 de janeiro de 2015

Daniel Matador - De Gremista para Gremista

"Os homens precisam de Crom. Prestam louvores a ele porque dependem de sua boa vontade. Ele é o deus que domina o segredo do aço. Sem ele, os homens pereceriam. Domine o segredo do aço, Conan. Porque, neste dia, você será livre. E não precisará mais de Crom."
Crônicas Cimérias

Caros

Está chegando a hora. Neste sábado o Grêmio entra em campo para seu primeiro jogo no Campeonato Gaúcho de 2015, contra o União Frederiquense. A partida será na Arena, que terá a estreia oficial de seu novíssimo gramado recém instalado. Não falaremos aqui sobre esquema tático, escalação ou outros pormenores. Até mesmo porque o time base, com exceção de dois ou três jogadores, ainda é uma incógnita. Estes primeiros confrontos num torneio regional servirão também para acertar a equipe para competições de maior vulto durante o ano. O ponto principal deste post é falar sobre o início de uma revolução. Algo que irá mexer de forma nevrálgica na maneira como o clube irá interagir com seus torcedores e com o mercado durante os próximos anos. Estamos falando da Grêmio Rádio Umbro FM. Assim como o time tricolor, a rádio do clube também fará sua estreia no FM no jogo deste sábado.

Por incrível que pareça, muitos ainda não sabem que a Grêmio Rádio já funcionava desde 2007. As transmissões ocorriam sempre que havia algum jogo do tricolor. Muitas vezes também eram transmitidas as partidas das categorias de base, algo que as rádios tradicionais não costumam fazer. Só que, para acompanhar estas transmissões, não adiantava ligar o rádio. Elas eram feitas exclusivamente pela internet, por meio de um link. Inclusive, para quem possui conta no Twitter, era possível conectar-se e enviar mensagens para a equipe que fazia a jornada. Este serviço permanece disponível até hoje e não será mudado. A diferença é que, além da transmissão via internet, a partir deste dia 31/01/2015 será possível também acompanhar tudo por meio do rádio, através da sintonização da frequência 90.3 FM (uma alusão ao 1903, ano de fundação do clube).



Esta é a realização de um sonho que acalentávamos há muito tempo aqui no blog. Uma rádio do Grêmio em frequência FM seria a melhor forma de acompanhar as notícias do clube e as transmissões de jogos. Além de ser um duro golpe nas transmissões viciadas das rádios tradicionais, as quais certamente já sentiram fortemente. Sabem que estão tratando com 2/3 do mercado consumidor do Rio Grande do Sul. E que perderão este mercado para o veículo oficial do clube. Mas isso não seria muito ruim para as rádios tradicionais, que historicamente não têm a mínima boa vontade para com o Grêmio? A melhor resposta para esta pergunta é aquela frase clássica do filme "E o vento levou", dita por Rhett Butler, personagem de Clark Gable: "Francamente, minha querida, eu não dou a mínima".

Algumas das vantagens que teremos já serão automáticas. Acabará o famigerado duplex, esta tática bolada pelas rádios da província para tentar mostrar que são isentas. O duplex é aquela transmissão simultânea de jogos do Grêmio e do sci nas vezes em que eles ocorrem no mesmo horário. Era a gente estar na boa ouvindo algum ataque tricolor e mudavam a narração para falar da cobrança de lateral no jogo do outro time. Também não teremos mais aquela situação onde o jogo do sci inicia logo após o jogo do Grêmio e não podemos ouvir as entrevistas com o treinador, jogadores e dirigentes. Mal terminava o jogo e já cortavam para a partida do outro time. Na Grêmio Rádio Umbro FM isso não existirá. Lá é só Grêmio e nada mais. Alguns outros questionamentos a respeito desta iniciativa têm sido feitos pela torcida neste primeiro momento.

O Grêmio comprou uma rádio? Não, o clube apenas aluga o espaço dentro da programação de uma rádio já existente. Mais ou menos como os programas de igrejas que são inseridos nas programações dos canais de televisão. O espaço é alugado e quem o aluga utiliza da maneira que quiser. Este investimento foi possível principalmente por conta do patrocínio da Umbro, a nova parceira de material esportivo do clube, que inclusive ajuda a batizar a rádio. A exemplo das últimas duas pré-temporadas, é mais um case de naming rights bem sucedido.

Por que a Grêmio Rádio Umbro FM só funcionará em dias de jogos? Por que não há programação 24 horas, todos os dias? Justamente porque a frequência do FM não é do clube. Para conseguir a concessão de uma frequência em FM é necessário, além de muito dinheiro, muita estrutura (equipamentos, recursos humanos, etc.) para atender aos critérios legais de concessão. Neste momento, o clube ainda não consegue atender a todos estes requisitos. Este, entretanto, é um objetivo para o futuro.

Então só teremos transmissão nos dias de jogos? Por enquanto, sim. Contudo, a expansão da programação dependerá única e tão somente da audiência. Caso ela seja expressiva (como todos acreditamos que será), aí haverá a possibilidade de locar mais espaços na grade de programação da rádio. Com o tempo, poderíamos ter uma programação durante várias horas do dia, todos os dias da semana. Boletins, programas de entrevistas, especiais, etc. Até chegarmos ao ápice de tudo isso, que seria a concessão exclusiva de uma frequência em FM. Tudo dependerá da audiência. Tudo dependerá da torcida.

Quem serão os narradores, comentaristas e repórteres da Grêmio Rádio Umbro FM? Será contratado algum figurão de outra rádio para narrar os jogos? A equipe que coordena as jornadas deverá permanecer a mesma. Todos são profissionais da mais alta competência e gremistas de quatro costados. Na Grêmio Rádio Umbro FM não há espaço para isentos. E justamente por isso não há razão para que aqueles que historicamente nunca deram a mínima pelo clube venham a atuar nela. Por anos brigamos porque a ivi (imprensa vermelha isenta, para os incautos) vive sacaneando o Grêmio. Não faz o mínimo sentido trazer justamente a ivi para dentro do clube. A competentíssima equipe que executa as transmissões costuma ser constituída pelo narrador Cristiano Oliveski (sou suspeito pra falar por ser fã, mas é um BAITA narrador), o comentarista Luciano Rolla (outro gremistaço roxo), os repórteres Rodrigo Fatturi e Márcio Neves (dois caras fantásticos), além da Jéssica Maldonado. O grande diferencial para as demais equipes das rádios tradicionais é que só na Grêmio Rádio Umbro FM temos gremistas declarados trabalhando em prol do clube. Sem isenção. Como já ocorreu em outras situações, convidados especiais podem ser chamados para atuar como comentaristas em algumas partidas. E neste sentido já tivemos a contratação de dois reforços de peso: os multicampeões Mazaropi e Carlos Miguel.




Como faço para sintonizar a Grêmio Rádio Umbro FM? Qual a área de cobertura do sinal? Para pegar o sinal, basta sintonizar o rádio na frequência 90.3 FM. Em um primeiro momento, a rádio atingirá mais de 90 municípios. No mapa abaixo é possível ter uma noção da área de cobertura. Caso não esteja disponível ainda na sua cidade, sintonize via internet. Ajude a alavancar mais este canal do Grêmio com seu torcedor. Basta acessar o link http://www.livestream.com/gremiotv 
A Grêmio Rádio Umbro FM também pode ser acessada por meio de aplicativo para smartphone, tanto para iOS quanto para Android (é só baixar gratuitamente na Apple Store ou na Google Play).


Como citamos no post, a ampliação dos serviços da Grêmio Rádio Umbro FM só será possível com uma adesão em massa a este projeto. Adesão esta que deve vir em forma de audiência e interação. Além da frequência em FM e do link via internet, há também o perfil no Twitter da rádio e dos comunicadores.

Grêmio Rádio Umbro FM: @gremionoar
Cristiano Oliveski: @O_liveski
Luciano Rolla: @LRolla
Márcio Neves: @marcio_neves
Rodrigo Fatturi: @rodrigofatturi
Jéssica Maldonado: @jscmaldonado

Vocês não imaginam como é bacana quando o pessoal da Grêmio Rádio Umbro FM fala seu nome no ar durante a transmissão e manda um abraço. Nessas horas vemos quão grande é a torcida tricolor. Justamente por isso, prestigie o veículo oficial do clube. Acesse, interaja, compartilhe. Este será o caminho para que possamos chegar no dia em que teremos um canal próprio de FM. Neste dia, seremos livres. E não precisaremos mais da ivi.

Saudações Imortais