12 de janeiro de 2015

Pratas da Casa - Grêmio na 1ª Fase da Copa São Paulo de Juniores

Caros
 
O grupo principal do Grêmio chegou a Gramado na noite deste domingo para iniciar a pré-temporada. Milhares de gremistas recepcionaram a delegação, como é natural todos os anos. Nem dá pra comparar com os gatos pingados que estavam na recepção do outro grupo aquele.

Enquanto os trabalhos não começam, vamos inaugurar uma nova seção aqui no post. Nosso assíduo leitor Traks Fake é provavelmente o cara que mais acompanha os trabalhos e jogos da base tricolor. Ele conhece de cor e salteado quase todos os guris que treinam e almejam um dia vestir a camisa titular da equipe adulta. E esta gurizada está atualmente jogando a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. 
 
No primeiro jogo, vitória de 4 a 1 sobre o Rio Preto/SP. No segundo, empate sem gols com o Confiança/SE, sendo que o Grêmio desperdiçou um pênalti no último minuto da partida. E neste último domingo, vitória de 3 a 0 sobre o América/SP, o que valeu ao tricolor a classificação para a próxima fase como líder de seu grupo. A próxima partida, já eliminatória, será contra o Paraná.
 
Mas vamos deixar que o Traks faça sua avaliação da participação do Grêmio nesta primeira fase do torneio, visto que o especialista é ele.
 
Saudações Imortais
 
*******************************

Nesse época de especulação e chutes errados da nossa gloriosa imprensa esportiva, grande parte da atenção dos torcedores gremistas recai sobre a Copa São Paulo, tradicional torneio sub-20 onde diversos futuros talentos começam sua jornada.

Assisti os três primeiros jogos do Grêmio, com duas vitórias e um empate, campanha que nos garantiu o título do grupo. 

Esse time foi formado há pouco tempo e começou a treinar no dia 26 de dezembro. É uma mescla da equipe sub-20 com a sub-19, acrescida de dois jogadores do time sub-17 que foi vice campeão da Copa do Brasil da categoria. Vale lembrar que alguns jogadores do sub-20 subiram a serra, como o zagueiro Gabriel Silva e o atacante Pedro Rocha, e outros já foram repassados, como o meia Leandro Canhoto, que foi para o Paysandu. 

O treinador James faz a equipe sufocar o adversário no começo da partida, marcando em cima a saída de jogo do adversário. Não por coincidência, nos dois jogos que fizemos gols, marcamos no começo da partida. A equipe joga no famoso 4-2-3-1, com dois volantes que sabem jogar bola e uma linha de três jogadores rápidos e habilidosos que gostam de cair preferencialmente pelos lados do campo. O centroavante é um 9 típico, do jeito que o torcedor tricolor gosta. 

Aí vai um resumo dos atletas que jogaram nessa primeira fase:

Gritti (goleiro): nosso goleiro não foi muito testado, por mérito da nossa zaga. Não se desespera quando a zaga recua a bola para ele jogar com os pés. Não teve culpa no único gol que sofremos.
 
Raul (lateral): lateral direito que subiu do sub-17, tem ótimo cruzamento. Não precisa ir até a linha de fundo para efetuar cruzamento de grande qualidade. Mesmo assim, vai também à linha de fundo. Além disso, marca com bastante eficiência. É um dos atletas mais acionados na equipe.
 
Lucas Dias e Denilson (zagueiros): ambos jogam com eficiência, são bons no jogo aéreo (levam bastante perigo nos escanteios) e não são lerdos. Única ressalva fica pra quando querem sair jogando, mas creio que tenha sido pela fragilidade dos adversários.
 
Júnior (lateral): muito bom jogador. Marca muito bem, sobe na boa, e cruza muito bem. Com ele, Breno e Marcelo Hermes, creio que estamos bem servidos na posição.
 
Kaio e Arthur (volantes): dupla que joga bola, não se resumem a destruidores. Marcam com vigor, mas sem violência. Kaio chega muito bem e de forma fácil à área adversária, além de pegar muitos rebotes na entrada da área, não só na bola parada, mas em jogadas construídas com ela andando. Já Arthur gosta de jogar com ela no pé, cabeça erguida. Protege muito bem a bola, passa muito bem, faz a bola rolar, distribuindo o jogo e fazendo a ligação da zaga pro ataque. Na minha opinião, o melhor jogador da primeira fase.
 
Lima (meia atacante): muito habilidoso, lembra no estilo de jogo o Luan. Não é muito rápido, mas compensa com a habilidade acima da média. É o jogador mais centralizado na linha de três, mas gosta de jogar pelo lado do campo também. 
 
Ty (meia atacante): o sul africano é muito rápido e driblador, lembrando o estilo do Dudu. Não fez boas partidas na Copinha, tendo rendimento abaixo do que mostrou no Brasileiro sub-20, no mês passado, onde mostrou ter boa batida na bola. 
 
Nicolas (meia atacante): outro que subiu do sub-17. Atacante muito forte fisicamente, raçudo e inteligente. Se posiciona muito bem, faz jogadas pelo lado do campo e, quando está na área, mostra ser um ótimo centroavante. Acho um desperdício ele no lado do campo, com o drible curto que tem, o ótimo chute, a impulsão e posicionamento, tem tudo para ser o próximo centroavante da Seleção Brasileira. 
 
Luis Felipe (centroavante): 9 clássico! Forte, chuta com as duas pernas, bom posicionamento e cabeceio. Marcou um golaço de cabeça, em cruzamento do Raul. No último jogo, só não fez mais gols por preciosismo. Se tivesse jogado simples, como fez nos outros jogos, era um dos goleadores da copinha, se não o goleador. 
 
Tontini (meia atacante): meia armador que entra fácil na área adversária, tem bom chute. Entrou bem nos dois primeiros jogos e foi titular no último. 
 
Tilica (meia atacante): assim como Tontini, entrou nos dois primeiros jogos e foi titular no terceiro. Atacante arisco, rápido e de drible fácil. Também sabe cruzar muito bem, inclusive um dos gols saiu em cruzamento dele.
 
Iago (meia atacante): meia canhoto que gosta de cair pela direita. Dribla pra dentro e arrisca sempre com a canhota, inclusive tendo feito gol no jogo de estréia. Outro jogador rápido e de drible fácil, gostei que não tem medo de arriscar o chute a gol. Mais um que entrou nos dois primeiros jogos e foi titular no terceiro.

Wesley (lateral direito), Vico (meia) e Guilherme (meia atacante): jogaram apenas no final do terceiro jogo, não tem muito o que falar deles pelo tempo jogado.
 
E era isso. Agora é torcer para que o Grêmio possa superar o Paraná para que siga adiante na Copinha.