14 de janeiro de 2015

FGF: provocação sem limites

Os leitores haverão de lembrar o jogo do dia 19/01/2014. Naquele dia, o Grêmio foi levado pela Federação presidida pelo conselheiro dos morangos, Francisco Novelletto Neto, a jogar contra o São José, no gramado sintético do Passo D'Areia, que apresentava temperatura de 67°C. Esta reportagem do Globo.com, ilustra a que foram submetidos os nossos jogadores.

Se alguém acha que o senhor Novelletto se compadeceu ou preocupou-se em não mais expor os jogadores àquela estupidez, está muito enganado. O ocorrido deveria levá-lo a evitar esta situação para QUALQUER clube do campeonato. Mas, vejam a que ponto chega a vontade desse conselheiro de prejudicar o Grêmio.

A Tabela do Gauchão, disponível nesta página, mostra os jogos do São José no campeonato. Serão 8 jogos no estádio-estufa com gramado de plástico: 1 jogo às 20h30, 1 jogo às 19h; 2 jogos às 18h; 2 jogos às 17h; e 2 jogos às 16h. Um deles, dia 21/03, contra o Novo Hamburgo. Um doce para quem adivinhar contra quem será o segundo. Exatamente. Uma  vez mais, marcaram o jogo do Grêmio para às 16h, sobre a chapa quente do Passo D'Areia.

Agora prestem muita atenção: talvez para dificultar algum tipo de reação do Tricolor, a FGF amarrou algumas pontas. Olhem o que diz o Artigo 32 do Regulamento do Campeonato (consulte aqui).


Qual é a rodada do jogo São José x Grêmio? Acertou quem pensou "A última rodada". Exato. É na última rodada que as posições dos clubes se decidem. Ou seja, se o Grêmio desejar trocar o horário da partida, TODAS as partidas deverão ter horário trocado. Certamente, haverá quem não queira e dificulte as coisas.


Querem mais "paranoia"? Este jogo na chapa quente é o ÚNICO jogo de Porto Alegre que terá TV aberta (RBS). Ou seja, a RBS também terá que concordar com a transferência do horário da partida. E aí, sabemos que os argumentos "já vendemos cotas", "temos patrocinadores" etc entrarão em campo.

Temos certeza que a Direção do Grêmio vai tomar medidas imediatas para enfrentar mais esta provocação da Federação Gaúcha de Futebol.