“Estava na tristeza que dava dó
Vivia vagamente e andava só
Mas eis que de repente
Me apareceu um brotinho lindo
Que me convenceu...
Dizendo que eu devia
Vestir azul
Que azul é cor do céu
E seu olhar também
Então o seu pedido
Me incentivou...
Vesti azul!
Minha sorte então mudou”
Trecho de “Vesti Azul”, de Wilson Simonal
Caros
Não se fala em outra coisa nas rodas de discussão gremistas
nos últimos dias. Todos só querem saber da nova camisa tricolor confeccionada
pela Umbro. O clube e a fabricante liberaram alguns pequenos spoilers nas redes
sociais. Somente algumas imagens mostrando pequenos detalhes do novo fardamento.
Aliás, ressalte-se o sucesso obtido com o não vazamento da camisa até o
momento. Isso aumenta a expectativa para o dia do lançamento. Informação
importante: no próximo dia 8, quando teremos a apresentação oficial, a camisa
já estará disponível para venda na Grêmio Mania da Arena. Ou seja, quem for até
lá prestigiar, poderá adquirir o novo manto no mesmo dia.
Já havíamos citado um pouco da história recente da Umbro no
post intitulado "O Manto Sagrado" (clique aqui para ler). Desde seu ocaso quando
foi adquirida pela Nike (que destroçou a marca e arrebatou os principais
clientes) até sua venda para o atual controlador, o grupo americano Iconix. Neste
post, além dos primórdios da nova parceira tricolor, focaremos outro aspecto
atual muito interessante para a torcida gremista.
A Umbro foi fundada por Harold Charles Humphreys e seu irmão Wallace.
Harold deixou a escola com pouco menos de 14 anos de idade para trabalhar em
uma indústria têxtil em Manchester, onde sua primeira tarefa foi espanar e
polir os corrimões de uma escadaria de sete andares. Curioso e perseverante,
foi sendo promovido até chegar ao departamento de camisaria da empresa. Após um
período difícil que assolou a Inglaterra e o deixou durante uma semana sem trabalho, acabou em uma empresa de roupas esportivas chamada “Messrs.
Bucks”, que futuramente tornaria-se seu principal concorrente. Trabalhou ali
como vendedor ambulante, deixando o emprego por não enxergar oportunidades de
crescimento.
Passou então a vender roupas cuja produção ele mesmo
esquematizava através de um sistema de parceria com moças que costuravam camisetas
em suas próprias casas durante a noite, após as lides domésticas. Seus pais administravam um pequeno
hotel na cidade e cederam-lhe um armário onde pôde guardar seu estoque inicial.
Em 1924, aos 22 anos, Harold decidiu que deveria entrar no mercado atacadista. Uniu-se
então a seu irmão Wallace e registrou a companhia sob o nome de “Humphreys
Brothers Limited”. As roupas produzidas eram etiquetadas com a sigla “Umbro”,
um nome comercial que utilizava as letras iniciais de Humphreys Brothers.
A partir daí a empresa iniciou a trajetória que a
transformaria na maior companhia do setor. Os 4 primeiros títulos
mundiais do Brasil foram conquistados trajando Umbro. Foi ela também uma das
pioneiras em lançar kits de fardamentos infantis oficiais, a fim de que as
crianças pudessem usar a mesma camisa de seus ídolos do futebol (prática esta muito difundida no Rio Grande do Sul). Também foi uma
das primeiras grifes a patrocinar atletas individualmente, como Pelé, Maradona,
Bobby Moore e George Best. Das 16 seleções participantes da Copa do Mundo de
1966, 15 usavam Umbro, incluindo aí a campeã Inglaterra. O foco no futebol
virou uma marca registrada, sendo que o slogan da campanha Only Football foi
utilizado por muito tempo. Depois disso, a história já é conhecida, conforme
citamos naquele nosso já profético post de junho de 2013.
Um ponto a ser ressaltado é que, assim como ocorre com
praticamente todas as grifes mundiais, a Umbro também possui grandes companhias
que atuam como representantes da marca nos mercados mundo afora. Estas empresas
possuem a representação e autorização da Umbro para produzir seus fardamentos, trajes de passeio e calçados,
tendo que atender os níveis de exigência e qualidade estabelecidos pela matriz
na Inglaterra. E aqui temos um detalhe interessante para a torcida do Grêmio.
O representante exclusivo da marca para a América Latina é o
Grupo Dass, sediado em Santa Catarina. O grupo é um gigante no segmento, com
cerca de 14 fábricas (sendo 2 no exterior e 3 no Rio Grande do Sul) e emprega
mais de 10 mil funcionários. O fundador que comanda a empresa junto com outros
dois sócios, Vilson Hermes, é gremista. Óbvio que qualquer empresário
produziria a camisa de qualquer clube, afinal, é um negócio. Mas é impossível não
imaginar o prazer que deve ser produzir a camisa do time do coração. Eu, particularmente, não consigo imaginar qual seria a minha emoção caso fosse o dono da empresa que confeccionasse a camisa do Grêmio. Neste
ponto, o atual slogan da Umbro provavelmente será seguido à risca também
durante o processo produtivo: Heart and Soul (coração e alma).
Naquele emblemático ano de 1966, onde quase todas as seleções da Copa do Mundo trajavam Umbro, Wilson Simonal gravou um de seus grandes sucessos, a música "Vesti Azul". Na canção, um cidadão que estava na pior começa a se dar bem após ser convencido por uma linda moça a usar roupa na cor azul. Pode-se até não acreditar em coincidências, bruxarias ou mesmo mágica. Mas, como na letra da música, todos iremos vestir azul. O azul do Grêmio. O azul da Umbro. E torcemos para que nossa sorte também possa mudar.
Saudações Imortais