20 de janeiro de 2015

Daniel Matador - Pratas da Casa sucumbem na Rua Javari

Caros

Após golear o Goiânia (uma das surpresas da Copa SP) na fase de oitavas-de-final, o Grêmio adentrou no gramado do mítico estádio da Rua Javari para enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto pelas quartas-de-final do torneio. Quem não conhece a história e toda a aura do Estádio Conde Rodolfo Crespi, casa do Juventus-SP da Moóca, favor nem começar a falar de futebol com este escriba. Neste campo Pelé marcou o gol mais espetacular de sua carreira e lá são vendidos irresistíveis cannolis de creme e chocolate por um tiozinho há mais de 40 anos.

E até mesmo os locutores da emissora que transmitia o jogo ficaram impressionados pelo fato de haver uma CHARANGA TRICOLOR presente no estádio para incentivar a gurizada. Só se espanta quem não conhece o poder da torcida gremista.

1º Tempo: Grêmio 1 x 1 Botafogo-SP

O Grêmio entrou em campo com Gritti; Raul, Lucas Dias, Denilson e Júnior; Kaio, Arthur, Iago e Vico; Tilica e Luis Felippe.

Aos 4 minutos, Raul fez primorosa jogada pelo lado direito, teve vitória pessoal sobre o marcador e fez perigoso cruzamento que acabou interceptado pelo goleiro. Aos 11 minutos, em uma saída errada de bola, o jogador do Botafogo pegou na veia, de fora da área, e mandou um chutaço no ângulo, sem chances para Gritti, abrindo o placar para o time paulista. Só que não puderam nem curtir muito. Tão logo a bola saiu, o Grêmio meteu uma pressão violenta e o excelente Vico, em jogada individual, chutou cruzado para empatar o jogo.

O calor estava tão inclemente que, aos 24 minutos, o árbitro fez uma pausa para hidratação dos atletas. Aos 26, perigosa bola alçada pelo Grêmio na área adversária após cobrança de escanteio. Aos 27, uma roubada de bola tricolor quase originou a virada do placar. Aos 28, Tilica tirou do goleiro e chutou, com o zagueiro salvando o que seria o gol gremista. Aos 32, o centroavante Luis Fellipe livrou-se do marcador e deu um tirambaço que o goleiro defendeu com dificuldade. Aos 37, outra grande chegada do Grêmio, com Tilica chutando próximo à trave. Aos 39, Tilica praticamente perde o gol estando cara a cara com o goleiro, chutando em cima dele. Aos 46, um perigoso chute de fora da área assustou Gritti.

E o primeiro tempo finalizou empatado com um gol para cada equipe, com amplo domínio do time gremista, que não soube aproveitar todas as chances de gol que criou. A Rua Javari tem dimensões menores que o Teixeirão, onde o Grêmio havia jogado suas partidas até então. O estado do gramado também não estava dos melhores, apesar de não ser sofrível. E o calor pesou sobre os times.



2º Tempo: Grêmio 0 x 1 Botafogo-SP

O autor do gol, Vico, deixa a equipe e é substituído pelo sul-africano Ty, autor de um gol na goleada sobre o Goiânia. Ambos os times notadamente dosando-se por conta do calor. Aos 9 minutos, chegada perigosa do Botafogo-SP e Júnior evita o pior. Aos 16, Júnior faz fila, dribla vários marcadores e passa para o chute de Ty, que explode na defesa. Aos 19, Guilherme entra no lugar de Tilica. E aos 21, nova parada para hidratação, por conta do calor congolês.

Aos 24, chute de Guilherme que o goleiro defende. Aos 26, Raul fez grande jogada e Luis Fellipe arrematou, com a bola indo a escanteio. Aos 30, Tontini entra no lugar de Iago. Aos 37, grande jogada e cruzamento de Guilherme, com arremate perigoso de Luis Fellipe. Até que, aos 43 minutos, quando já se imaginava que o jogo terminaria empatado, veio o castigo. O jogador do Botafogo-SP passou por Lucas Dias e chutou para marcar o segundo gol da equipe paulista. Aos 44, Ty solta um petardo que o goleiro espalma com dificuldade para escanteio. Só que não havia mais tempo. Mesmo tendo dominado a maior parte do jogo, o Grêmio sucumbia na Rua Javari.


Como jogaram:

Gritti: sem culpa no primeiro gol. No restante do jogo, praticamente assistiu a partida. Até que, no final da partida, tomou o gol que decretou a vitória do time paulista.
Raul: bem como sempre. Fez boas jogadas pela direita e sempre cruzou perigosamente.
Lucas Dias: havia cumprido suspensão na última rodada por expulsão contra o Paraná nas oitavas-de-final. Comeu mosca no segundo gol do Botafogo-SP.
Denilson: bobeou na saída de bola que originou o primeiro gol do Botafogo-SP.
Júnior: não esteve tão inspirado quanto das últimas vezes.
Kaio: bem no meio, sem enfeitar.
Arthur: a mesma segurança de sempre.
Iago: voluntarioso, ajudou o time a dominar o meio-campo.
Vico: é perigoso e abusado. Parte para cima e não quer nem saber. Não deu nem tempo para a equipe adversária comemorar o gol; foi lá e meteu uma bucha. Aparentemente, não tem ritmo para jogar os 90 minutos. Também havia sido substituído na partida anterior.
Tilica: teve várias chances, porém pecou na finalização.
Luis Felippe: criou perigosas jogadas e concluiu bem.

Ty: entrou no lugar de Vico durante o intervalo. Tentou alguns arremates, mas sem muito sucesso.
Guilherme: entrou no lugar de Tilica e tentou algumas jogadas ofensivas.
Tontini: entrou no lugar de Iago, mas nada fez.

Jaime Freitas: manteve Vico entre os titulares, o que mostrou-se um acerto no primeiro tempo. Tentou deixar o time mais ofensivo no segundo tempo, porém sem sucesso.

Arbitragem: economizou muitos cartões para o time paulista, porém não influenciou decisivamente no placar

O Grêmio pecou nesta partida, onde poderia ter matado o jogo. Tanto que dominou as ações na maior parte do tempo. Mas o futebol não é um esporte, é um jogo. Em um esporte, salvo exceções, o melhor sempre vence. Em um jogo, nem sempre isso ocorre. E foi o que aconteceu hoje. Resta agora o aproveitamento no time principal de alguns bons valores que destacaram-se neste torneio. Casos, principalmente, de Raul, Luis Fellipe, Arthur e Júnior.

Saudações Imortais