22 de janeiro de 2015

Projetando o grupo para 2015



Texto do leitor Jonas Bernardes Silveira

Com o encerramento da pré-temporada em Gramado, mas ainda na iminência do derradeiro amistoso contra o Cascavel dia 25, no Paraná, vai se aproximando o momento do anúncio dos escolhidos de Felipão para o grupo tricolor que disputará o Gauchão e as fases iniciais da Copa do Brasil. Questionado após o empate contra o Nóia, Felipão disse que já havia decidido quais garotos seriam aproveitados. Tal partida, por sinal, foi vencida pelos titulares por 2x1 no primeiro tempo. O empate anilado ocorreu no final do segundo tempo, após todas as alterações, sob intensa chuva e com um jogador gremista fora de campo. A imprensa infelizmente esqueceu-se de fazer essa divisão, como fizeram na vitória contra Gramadense, para dizer que o time titular “só empatou”.
Felipão teria acenado com um grupo de no máximo 28 atletas, ele abriu a possibilidade para o aproveitamento de nomes da Copinha, porém declarou que não acredita que o Grêmio fará mais contratações.
 

Felipão definirá o grupo principal nesta semana. Foto:Jornal Gramado

Goleiros

Garantidos: Marcelo Grohe e Tiago.
Na Briga: Léo e Vítor
Léo foi o titular no início do confronto contra o Gramadense, porém Tiago entrou durante a partida e atuou na totalidade do amistoso contra o Nóia. Vítor parece correr por fora para ser um dos três goleiros de Felipão. Não creio que o treinador, que pretende reduzir o grupo, pretenda manter os quatro goleiros, no entanto, é possível que Felipão não se importe com a quantidade de jogadores nessa posição, pois ela não afeta seu trabalho.

Zagueiros

Garantidos: Rhodolfo, Geromel, Erazo
Na Briga: Gabriel Silva, Rafael Thyere, Lucas Costa.
O zagueiro Gabriel, ex-Lajeadense, ainda pertence ao Grêmio, porém sua situação é muito particular e não creio que ele faça parte dos planos imediatos do treinador. Sua permanência é garantida, porém não creio que isso afete a formação do grupo. Rafael Thyere foi um dos últimos jogadores a chegar na Serra, por isso se torna complicado prever sua situação no grupo. Lucas Costa, atleta que teria sua renovação de contrato ainda pendente, foi preterido durante a pré-temporada em favor de Gabriel Silva, que teve parte de seus direitos econômicos negociada para abater a dívida do Rodrigo Mendes e foi responsável por um gol contra no amistoso contra o Novo Hamburgo.

Laterais Direitos

Garantidos: Matías Rodriguez e Galhardo
Para o primeiro semestre, a definição dos laterais direitos parece já ter ocorrido. Além dos citados, o volante Jeferson Negueba chegou a ser utilizado na posição em Gramado.

Laterais Esquerdos

Garantidos: Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes Na Briga: Liverson Um dos mais jovens atletas do grupo gremista, Liverson ainda pode voltar pra base para reduzir o número de jogadores do grupo, não sendo necessário negociar o atleta. Marcelo Hermes foi uma das surpresas da pré-temporada, sendo titular na ausência de Marcelo Oliveira e atuando bem.

Volantes

Garantidos: Walace, Ramiro, Fellipe Bastos, Araújo
Na Briga: Balbino, Jeferson Negueba Incluo Fellipe Bastos na lista dos garantidos, pois o Grêmio pretende contar com o jogador e tem contrato com ele, porém, o Vasco da Gama teria proposta do mundo Árabe e sua saída ainda é uma possibilidade. Araújo foi muito elogiado por Felipão em ambas as partidas de Gramado, é o único jovem que o treinador garantiu no grupo, sendo mais uma surpresa da pré-temporada. O jogador ainda teria que ser adquirido de seu clube de origem, o Juazeiro-CE. Balbino também é um atleta bastante jovem, que poderia voltar pra base.

Meias

Garantidos: Giuliano, Douglas, Luan, Lincoln
Decidi pela inclusão do diamante negro gremista na lista dos garantidos, apesar de sua idade, pois vejo as declarações de Felipão a respeito do jogador como uma tentativa de tirar a pressão do jovem atleta nesse momento de transição. Creio, pelas entrevistas, que Lincoln seja um jogador bastante maduro e focado. Acho que merece muito a chance, pois parece ser um jogador habilidoso e decisivo.

Atacantes

Garantidos: Barcos, Moreno, Éverton
Na Briga: Everaldo, Lucas Coelho, Paulinho, Erik, Paulista, Pedro Rocha.
Éverton marcou um dos gols contra o Gramadense e foi aproveitado contra o Nóia, o Presidente Romildo aposta muito no atleta, que mencionou mais de uma vez em entrevistas. Paulinho, autor do outro gol do primeiro amistoso, ficou de fora do segundo, o que pode ser um indício de que está descartado ou de que já está garantido. Paulista é mais um dos atletas com situação contratual pendente. Creio que, entre Coelho e Everaldo, ao menos um atleta ganhe a chance como centroavante reserva.
Ao todo, garanti apenas 21 atletas de um grupo que terá entre 26 e 28 jogadores, algo que pode afetar a escolha do grupo inicial são as lesões.

Lesões

Gabriel (o atleta não tem previsão para voltar aos gramados, após uma sequência lamentável de problemas no joelho), Giuliano (parou por conta de uma lesão no púbis, voltará em Março), Geromel (operou o ombro em Dezembro e também deve retornar em Março), Ramiro (espera-se que pare por pelo menos um mês por conta de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo sofrida durante o amistoso contra o Nóia (ainda não se sabe a gravidade da lesão).

Copa São Paulo

Questionado por conta da possível lesão de Ramiro, Felipão disse que poderia pensar em aproveitar atletas do grupo que competiu na Copa São Paulo. Dentre eles, o jogador de maior destaque, que serve a mesma função de Ramiro, é o volante Arthur, de muita qualidade técnica. Outros jogadores que podem ser aproveitados por Felipão são os laterais Raul e Júnior. Também destaque na Copinha, o centroavante Luis Felippe atuará no Campeonato Gaúcho pelo Caxias.

Então, em quem vocês apostam para fechar o grupo de Felipão?