10 de dezembro de 2008

Análise de 2008 - Parte II

Notícias da falcatrua

Antes do post propriamente dito, uma notícia do stjd: seis pessoas foram arroladas para serem ouvidas no inquérito do Escândalo Bambi. Entre elas, a Srª Maria Estela, secretária do presidente do são paulo falcatrua clube. Leia a notícia completa neste link.
_____

Mitos e verdades de 2008


Mito: o plesiossauro era um "dinossauro marinho"

1) Mito: o Grêmio tem um grupo limitado

Na parte final do campeonato, parte da imprensa passou a repetir em coro que o Grêmio tem um grupo limitado. Como conseqüência dessa premissa, Celso Roth teria feito um "milagre", levando um grupo precário ao vice-campeonato.

Plesiossauros não eram dinossauros. Nenhum dinossauro viveu na água. Tampouco no ar. Dinossauros eram, todos eles, animais terrestres.

Na segunda rodada do Brasileiro 2008, o Náutico liderava o campeonato com 6 pontos ganhos. Na terceira, estava em 4º. Na 10ª, em 6º. Acabou na ante-sala do rebaixamento. O Grêmio nunca esteve abaixo do 6º lugar e liderou o campeonato por 17 rodadas. Grupo limitado tem o Náutico. Num campeonato com 38 rodadas, os limitados chegam no máximo em 6º.

Quantos times podem colocar na mesa um naipe de jogadores como Victor, Réver, Léo, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Souza? O "poderoso" stjd-Palmeiras tinha como um dos seus grandes astros Diego Souza. Ora, nós conhecemos Diego Souza e não precisamos entrar em detalhes.

Então, se milagre fez Roth foi o de perder um campeonato que estava ganho, ao iniciar uma seqüência sem fim de experiências, desmanchando o time que estava ganhando.
_____

2) Verdade: houve ações extra-campo

Dia 6 de setembro de 2008. Finda a 24ª rodada do Brasileiro, o Grêmio era líder com 49 pontos, 6 pontos à frente do Cruzeiro. Então, Celso Roth foi intimado para prestar esclarecimentos à Polícia Federal. Sabe-se de fonte muito segura: a iniciativa de convocá-lo partiu de um delegado moranguinho de coração. Sabe-se, também de fonte segura: há muitas outras pessoas ligadas ao futebol arroladas naquele inquérito da remessa irregular de dólares para o exterior. Blá-blá-lho pra cá, ex-meleninha pra lá, nenhum outro foi chamado. Presume-se que a convocação solteira de Roth teve o intuito único de desestabilizar o técnico do Grêmio.

Nas 3 rodadas seguintes, o Grêmio ganhou 1 ponto em 9 disputados. Em todo o mês de setembro, somamos apenas 2 pontos: empates com Fluminense e Figueirense.
_____

To be continued...