17 de dezembro de 2008

O Futuro

Pois o Arigatô estava fazendo um bom trabalho, bastante inspirado e eu fiquei na sombra. Olhando e pensando. Pensando e olhando.

Então, achei que é hora de dar meu pitaco aqui. Ainda não me conformo com o campeonato entregue de mão beijada para as marrecas do são paulo falcatrua, mas acho que a hora é de fazer um balanço e olhar para a frente.

A imprensa "isenta" falou e falou que o time do Grêmio era muito limitado. Muitos de vocês acreditaram e acreditam nisto. Eu até, numa época, fiz um post em que mostrei a espinha dorsal que temos. Jogaram todos os "méritos" do vice-campeonato para o Roth. Depois do contrato renovado, já vejo vários deles falando que para o Grêmio faltam apenas 3 ou 4 jogadores. Só não dizem porque então o "profe" não ganhou.

Mas sim, o Grêmio tem uma espinha dorsal de respeito. Temos Vitor, Réver, Magrão, Tcheco e Souza que escolhem time no Brasil.

Podemos acrescentar a eles o Adilson, que sempre que entrou mostrou grande qualidade; o Heverton, que tem um futuro muito grande; o Matione, que se amadurecer será excelente; o Douglas Costa, se o "profe" chamar o garoto de volta da aposentadoria precoce em que o jogou.

O que falta? Laterais? Pois é. Olhem Maicon, Kleber, Daniel Alves. Se a seleção tem estes perebas, é sinal que esta posição está sem matéria-prima da boa. O Foguinho sempre dizia que lateral não se compra, se faz em casa. Com que? Treino. Treino. Treino e treino. Mais treino. Nada de rachão ou portão fechado para definir se o jogador corre na direção x, y ou z. O Arigatô criou até o Arigagol. Temos que criar bolas que dão choque se o lateral cruza rasante ou se o centro-avante chuta para fora ou no meio do gol.

O Marcel, o Perea, o Morales, estão longe de serem craques. Mas eles teriam feito 3 vezes mais gols se tivessem sido colocados a treinar exaustivamente chutes e cabeceios. Estes gols a mais teriam, com certeza, nos dado o título.

Mas voltando aos laterais, pega-se alguns juniores e se põe os caras a treinar cruzadas altas. Pronto.

Paulo Bayer. Por que diabos a direção não traz? Ele falou que quer jogar no Grêmio. Sempre se deu muito bem em todos os times que passou e seria excelente alternativa para a lateral direita e para a meia.

Atacantes de qualidade. Pelo menos um. Perderam Washington. Não sei se este Souza seria solução. Teve grande passagem pelo Goiás. Boa passagem pelo Flamengo. Mas é marrento. Não parece ter o perfil de jogador do Imortal. Além disso, deve ir pro Corinthians.

Eu apostaria num argentino. Brasileiro bom está mais difícil de achar do que o timinho entrar na Libertadores de 2009. O são paulo falcatrua clube, cantado e louvado tem o Borges, que jogou em 200 times pequenos antes de chegar lá.

Tem uma coisa que gostei no meio deste marasmo. A decisão de trabalhar com 32 jogadores. Nós sofremos pela falta de elenco em 2007 e neste ano se repetiu, não de forma tão forte. Neste sentido, até não acho ruim a vinda do Wellington Paulista e do Ruy. São jogadores de nível razoável, que podem entrar se necessário. O W. Paulista, embora tenha marcado só 7 gols no nacional, fez muitos gols no início do ano. Pode ter sofrido com a decadência do Botafogo. Este Ruy parece ser jogador de uma temporada. Mas vá lá.

Então, para resumir: precisamos de mais um goleiro experiente. Pereira, Rever, Heverton e Thiego é pouco para quem joga 3-5-2. Precisamos mais um experiente (não podiam ter perdido o Jean) e mais um junior bom. Dois laterais que saibam cruzar. Se forem 1/8 do Arce já está de bom tamanho. Não sei se manter o Orteman é uma boa. Não jogou nada. O Makelelê deveria ser mantido no grupo. Sempre entrou bem. Mais um volante já que deixaram o Eduardo Costa escapar. Um articulador. Um centro-avante aipim para os enroscos. Poderia até ser o Marcel se pusessem o cara a treinar chutes. E um atacante movediço e de qualidade. Que não sei quem possa ser. Não gostaria que fosse aquele babaca do Kleber do Palmeiras.

E o são paulo das falcatruas não assusta.
___________________

Pois eu estava terminando o post, quando chegou uma notícia arrasa quateirão. O Gaguinho entrou espavorido e me fez quase deletar todo o post acima. O Arigatô estava entrando para dar palpite e ficou sem voz.

- Sa-sabe da maior sa-sacanagem?
- Qual Gaguinho? Perguntei rindo, porque o Gaguinho é muito assustado.
- Largaram os pe-peruanos de mão e agiram sobre a LDU, campeã da Libertadores. Vi a matéria há po-pouco: "Pu-punição à LDU garante va-vaga do campeão da Copa Sul-Americana na Libertadores 2009."
- Mentira Gaguinho.
- Antes fo-fosse. Verdade. O$ cara$ $e acertaram. Tô-tô dizendo. Desviaram dos peruanos e foram no DMLU. Po-pode ler aqui.


E o Gaguinho me mostrou o link. Este mundo está perdido. Se tiverem coragem olhem aqui. Eu me entrego: Punição à LDU garante vaga do campeão da Copa Sul-Americana na Libertadores 2009.