12 de dezembro de 2008

Quero estar errado

Gosto de acertar previsões. Um pouco talvez até por vaidade pessoal; outro tanto porque um acerto representa a validação da análise de fatos, uma espécie de selo de qualidade do tutano.

Na última eleição do Grêmio, manifestei a mais de uma pessoa o meu sentimento de que o Duda seria uma má escolha. Trata-se, sem dúvida de um homem educado e afável. Porém, não vejo nele as qualidades que fazem um presidente arrojado, empreendedor, mobilizador. Tampouco vejo culhão e temperamento para barrar o que parece ser um plano de tomada do poder.
_____

No curso do processo, tive o sentimento de que Duda manteria Roth. Pessoas que toleram o "profe" menos do que eu disseram que eu estava fazendo terrorismo. Não estava. Os indícios daquela intenção brotavam em vários pontos, ainda que não de forma clara.

Aí está: Roth será o técnico na Libertadores.
_____

Muito mais do que acertar previsões, eu gosto de soltar um grito de campeão. Com ou sem Roth de técnico. Agora, o que precisa ser feito é reduzir as chances de erros. Roth não pode ser entregue a si mesmo. Seus instintos precisam ser bloqueados.
_____

Jogadores ruins não chegam a times do tamanho do Grêmio sem determinação, esforço pessoal e um pouco de sorte. Roth parece ser daquelas pessoas que reconhecem e premiam esse tipo de esforço. Então, por exemplo, se André Luiz estiver lá para mostrar que trabalha muito para ter uma chance, acabará por ter várias. A Roth não deve ser dada a oportunidade de premiar quem é apenas esforçado. O trabalho dos homens do futebol, agora, deve ser prioritariamente este: limpar o elenco. Não pode haver jogador ruim no grupo. Se houver, eles acabarão escalados e adeus Libertadores. Não pode haver contratações "para grupo". Isso é uma metáfora educada para referir perebas.
_____

Quero estar enganado. De preferência, muito enganado. Quero que Duda seja vitorioso. Mais ainda do que o homem que tomou de assalto o processo eleitoral e atropelou com ameaças e arrogância o desejo de manutenção do processo de modernização do clube. Vai Duda, põe 2 os 3 faixas no peito (a Libertadores entre elas) e eu terei o maior prazer em reconhecer neste espaço que errei de forma rotunda.