3 de abril de 2009

Planejumento



O "profe" adora falar em planejamento. Isso está no planejamento; aquilo foi planejado. O resultado de tantos cuidados se viu ontem: o time deu um vexame em Caxias e, agora, vai ter que usar os tão preservados titulares 2 dias antes do jogo contra o Aurora pela Libertadores.
_____

O time montado por Roth ontem não jogou m... nenhuma. Não tinha estrutura de time, não tinha esquema de jogo. Poderia ter ao menos velocidade. Mas nem velocidade o time teve. Uma verdadeira b...
_____

Não se diga que falta entrosamento, porque os reservas treinam juntos todos os dias. O que falta mesmo é orientação tática, é trabalho, é comando. Falta alguém que pense um time, mas sobra planejumento.
_____

Se o que se queria era preservar o grupo principal, ontem era o dia de jogar com os titulares. Ontem era o dia de risco para o futuro e o dia longe do jogo contra o Aurora. A escalação de um time reserva ontem escancara algo mais grave do que um time mal treinado: os homens que pensam o Grêmio não sabem pensar.
_____

Nem se questiona o time que deveria ser preparado para o jogo de terça. É claro: o titular. Um eventual insucesso naquele jogo, pode comprometer o futuro na Libertadores. O problema foi ontem e antes de ontem.
_____

Estamos em abril. O Grêmio jogou 3 partidas pela Copa. No entanto, atuou 3 vezes mais com reservas no Gauchão. É tanta cautela, é tanto discurso dúbio, é tanto desdenhar o regional, que o prato foi servido antes da hora.
_____

No domingo, vamos ter que ir com os titulares. Na terça, com quem puder jogar. Planejumento puro.
_____

Planejar é tentar antever o futuro e, se possível, moldá-lo de acordo com os nossos interesses. No Grêmio, o futuro a Deus pertence, porque, como foi escrito acima, os homens que planejam o clube não sabem pensar. Pior do que isso: parecem ter entregado os itens "Planejamento do time e das competições" ao "profe". Este sabe muito de planejar o seu próprio futuro, como não deixam dúvidas os contratos que consegue.
_____

Como exemplo de mau planejamento, podemos citar, sem de longe esgotar o assunto:
1) a renovação do contrato com Celso Roth;
2) o aumento concedido a Celso Roth;
3) a contratação de Herrera, como se fosse um reforço espetacular;
4) gastar os tubos para trazer Máxi López.
_____

Vejam que os 2 primeiros exemplo desnudam a capacidade de fazer bobagens da atual direção. São 2 erros em um único ato. O fato de ter sido renovado o contrato de Roth, depois de ele ter perdido tudo da forma como perdeu, é um evento para ser contado no livro de ouro da incompetência.
_____

A busca obsessiva por Herrera, pagando muito por ele, demonstra uma incapacidade de avaliação incrível. Herrera já jogara aqui. Todos que enxergam futebol sabem tratar-se de um jogador mediano. Jogaram-se atrás dele como se fosse o Luis Fabiano.
_____

Se a vinda de Herrera demonstra incapacidade de enxergar o que está próximo, a contratação por preço exorbitante de Máxi López escancara a incompetência de ver futebol à distância, por parte de todos que decidiram pela cartada. Máxi López é isso que se está vendo. Rigorosamente isso (talvez falte apenas ser expulso). Não é preciso dizer mais nada. Este prognóstico fizemos aqui, antes dele ser contratado.
_____

Assim, senhoras e senhores, vamos para o Gre-nal de domingo. O ideal é vencer e demitir Roth após o jogo. Mas o ideal, com os homens que comandam o Grêmio, é algo inalcançável. Pelo menos que diz respeito a mandar o "profe" à m...