29 de janeiro de 2011

Contra a violência

Gostaria de estar escrevendo sobre o Gre-nada ou sobre algum grande feito na história do Todo Poderoso Mazembe. Porém, preciso escrever sobre os atos de violência que vêm acontecendo no nosso futebol.

Quando do ocorrido no jogo contra o Lajeadense, participando de conversas sobre o assunto, manifestei a minha opinião de que briga de marginais devem ser tratadas pela polícia. Contudo, o assunto vem evoluindo, com a imprensa insistindo na tese da omissão da Direção do Grêmio. Registre-se que isso não é verdadeiro. Pelo que se sabe, o Presidente Odone suspendeu provisoriamente o associado e encaminhou o assunto ao Conselho Deliberativo, onde se encontra na pauta da Comissão de Ética do Conselho.
_____

O Estatuto do Grêmio prevê punição para casos da espécie. Destaque-se que todo Conselheiro é associado e, como tal, sujeito às regras básicas de conduta fixadas pelo clube, reproduzidas abaixo.
Art. 40. São deveres dos Associados e dos Familiares Inscritos:
...
III – portar-se com urbanidade nas dependências e adjacências da sede do GRÊMIO, assim como nos deslocamentos para eventos nela ou noutro local realizados, em consonância com as normas legais relativas à conduta do torcedor;
...
Art. 42. Os Associados serão passíveis das seguintes penalidades:
I – Advertência verbal;
II – Advertência escrita;
III – Suspensão;
IV – Desligamento;
V – Exclusão;
VI – Cassação de título honorífico.
_____

Uma contribuição importante para nos ajudar a entender os fatos poderia ser dada pelo ex-aluno de Direito identificado abaixo, o qual defendeu um trabalho de conclusão de curso intitulado "A violência das torcidas no esporte" (veja página), como se pode verificar na imagem.

_____

Os fatos, enfim, apontam que não há a omissão indicada por alguns órgãos de imprensa. É preciso que a direção do Grêmio se posicione de forma mais contundente, para dissipar a impressão de impunidade existente. Eu, como associado, espero que seja aplicado o estatuto do clube, sob pena de observarmos uma perigosa escalada de atos de natureza violenta, cujo final poderemos quase todos lamentar.