15 de janeiro de 2011

Gosto meio amargo no reencontro



O jogo começou com Adilson errando um passe de 2 metros. Bom sinal, pensei. 2011 começa como terminou 2010. Depois continuou com o juiz não dando faltas escandalosas a favor do Grêmio. Como em 2010, 2009, 2008, ... Aliás, o uniforme do trio de arbitragem tem mais propaganda do que os uniformes dos times. Me surpreende alguém tentar usar estes elementos para vender alguma coisa. Mas divago.
O jogo seguia indolente. A diferença de categoria dos times levava a uma certa displicência. Mas se via que o gol era uma questão de tempo. De tempo e do uso de uma jogada manjada de 2010 mas que os adversários ainda não conseguem impedir. Falta na intermediária, bola levantada para a marca do pênalti e a entrada de alguém para pentear levemente. Desta vez foi Rafa Marques.
Logo depois Jonas fez o primeiro dos 30 gols que quer fazer em 2011. Grande combinação com Gabriel e uma ajeitada primorosa do Junior Viçosa.

O segundo tempo, conforme o esperado começou morno. O 2 x 0 levou a mais displicência. Até normal para um time com apenas 10 dias de treinamento. No meio do segundo-tempo um gol surpreendente do Lajeadense. Com o gol o time se acordou um pouco. E voltou a criar chances. Aos 40 levou um gol fortuito. Neste momento o time já caminhava em campo.

Um bom início no primeiro tempo. Melhor do que o esperado para o primeiro jogo da temporada. Parado no segundo. Mesmo assim, deixou escapar a vitória por dois lances isolados.
_____

Como jogaram

Grohe: Duas grandes defesas no primeiro tempo. Mal colocado no segundo gol.
Gabriel: É um craque. O melhor do jogo.
Paulão: O Caveirão mostrou que voltou igual. E salvou o time no finzinho.
Rafa Marques: Um gol e umas rebatidas atrapalhadas.
Gilson: Precisa de mais tempo para se firmar. Ou não.
Rochemback: Centro do time. Passes precisos e atuação mais fixa.
Adilson: O alemão não voltou com o mesmo (grande) futebol do ano passado. Normal.
Vilson: Esforçado, mas não pode jogar como meio de campo ofensivo.
Douglas: Alguns bons passes e nenhum esforço de marcação. Tem que levar um sacode do Renato.
Jonas: Um gol. Algumas boas jogadas. Belas assistências. Reclamações. Fomeadas. O velho e grande Jonas.
Viçosa: Borges e André Lima que abram o olho. Este guri com sequência de jogos pode tomar conta da posição.
.......

Bruno Colaço (Vilson):  Ajustou a lateral esquerda.
Diego Clementino (Viçosa): Entrou muito cedo e por isto não fez gol.
Bergson (Adilson): Não apareceu.

Renato: Não inventou. Começou com a mesma base de 2010. Parece não padecer do espírito de inventor de 90 % dos técnicos. Poderia ter mudado o time mais cedo quando os jogadores começaram a mostrar sinais de cansaço.

Juiz: Houve três lances de possíveis pênaltis para o Grêmio. Como é normal, não deu nenhum. Não deu faltas escandalosas. Os bandeiras foram bem.