14 de setembro de 2016

Jornada fiasquenta em Campinas

Ponte Preta 3 x 0 Grêmio

Caros

Apesar de ter sido contra o líder do campeonato, o empate sem gols no último domingo na Arena frustrou a torcida gremista. Assumir a liderança e brigar pelo título ficou muito complicado, apesar do time continuar na briga com o pelotão da frente. Douglas levou o terceiro amarelo e desfalcou o time para este jogo em Campinas contra a Macaca, abrindo espaço para o garoto Lincoln. historicamente, o Moisés Lucarelli sempre foi um estádio hostil para o Grêmio. Ganhar lá nunca foi barbada. Mas não adianta, há que meter os peitos.

1º Tempo: Ponte Preta 0 x 0 Grêmio

O jogo iniciou meio truncado nos primeiros minutos, sem grandes lances para ambos os lados. Aos 8 minutos, Lincoln cruzou para Luan, que cabeceou e a bola passou rente à trave. Só que o jogo continuava com alguma movimentação, porém sem lances efetivos. Aos 23, Marcelo Oliveira fez uma falta na risca da área e levou pânico à torcida. Na cobrança, grande defesa de Grohe. Em seguida, em cobrança escanteio, Douglas Grolli (sim, aquele) cabeceou e a bola explodiu no travessão. Aos 34, Kannemann e Geromel embananaram-se em uma disputa de bola e William Potker desperdiçou a chance para a Macaca. Eu até gostaria de citar mais alguma coisa, mas o jogo foi horroroso neste primeiro tempo. O árbitro poderia até ter encerrado antes para aliviar o sofrimento de quem assistia.





2º Tempo: Ponte Preta 3 x 0 Grêmio

Na volta do intervalo, Batista entrou no lugar de Miller. Uma estranha troca de Roger. Reza a lenda que estava com indisposição estomacal (Miller, não Roger). E, também estranhamente, aos 2 minutos Marcelo Oliveira fez uma fila, invadiu a área e chutou para defesa  do goleiro. E aí, aos 8 minutos, em uma cobrança de falta, Fábio Ferreira (sim, aquele mesmo que também já fardou aqui) cabeceou e abriu o placar. Aos 13 e 14, duas blitzes seguidas da Ponte. Ato contínuo, Negueba entrou no lugar de Pedro Rocha. Aos 16, Jaílson tocou para Batista, que bateu de chapa, quase empatando a partida. Aos 24, Luan fez uma boa jogada ao invadir a área, mas que não deu em nada. Até que, aos 31, novamente em uma jogada de bola aérea, a Ponte ampliou. O Grêmio estava literalmente batido em campo. A partir daí, nada digno de nota ocorreu. A Ponte deu uma administrada até o lamentável final. Mas, para a tragédia ficar completa, aos 48 o árbitro assinalou pênalti convertido por William Potker.




Como jogaram:

Grohe: caçou várias borboletas durante o jogo. Nota 4
Edilson: sumido durante grande parte da partida. Nota 2
Geromel: razoável, mas aquém das jornadas fora de série com as quais acostumou a torcida. Nota 4
Kannemann: tem mostrado que sua contratação foi acertada. Joga sério, duro e sem firula. Nota 4
Marcelo Oliveira: com exceção de uma boa jogada, nada mais fez, mostrando a mesma mediocridade de sempre. Nota 2
Walace: voltou enfeitado da seleção. Não foi bem. Nota 4
Jaílson: até tentou algo, mas sucumbiu junto com o time. Nota 4
Lincoln: quase não apareceu no jogo. Nota 2
Pedro Rocha: teve um único lance razoável no primeiro tempo. E só. Saiu para a entrada de Negueba. Nota 3 (com boa vontade)
Luan: pareceu jogar fora de posição. Até tentou algumas investidas, mas parecia descompromissado. Nota 5
Miller: até fez uma movimentação razoável no primeiro tempo, mas estranhamente não retornou para o segundo, dando lugar para Batista. Nota 5

Batista: entrou no lugar de Miller. Tem potencial, mas hoje não conseguiu fazer nada. Nota2
Negueba: entrou no lugar de Pedro Rocha. Não fez nada de diferente. Nota 2
Guilherme: entrou no lugar de Lincoln. Também não conseguiu mostrar nada. Nota 2

Roger: continua pecando em escalar Marcelo Oliveira, além de errar demais na estratégia de jogo nas partidas fora de casa. Mais um resultado que passou por ele. Nota 1 (só pra não zerar)

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas foi o apitador, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen. Fraco, mas não interferiu no resultado.

Apesar da grande recuperação e campanha que a Ponte Preta vem fazendo no campeonato, era o jogo para o Grêmio recuperar-se. Mas impressiona a apatia do time nos jogos fora de casa. É algo fora do normal. Mesmo a presença de jogadores de seleção como Luan, Walace, Miller, Geromel e Grohe parece não adiantar. A situação está muito complicada. Oremos.

Saudações Imortais

******************

ATUALIZAÇÃO: na coletiva pós-jogo, o presidente Romildo Bolzan informou que Roger solicitou demissão e seu pedido foi aceito pela direção. O tricolor agora parte para a busca de um novo técnico.