16 de junho de 2012

Cabelo no peito


Bertoglio

Há uma discussão no twitter e em programas de rádio: Bertoglio vale ou não vale 4 milhões de euros?
Como perguntaram, vou dizer o que penso.
Primeiro penso que o Grêmio está certo em pedir a prorrogação do empréstimo para o time ucraniano. Se conseguir, é mais tempo para avaliar o jogador.
Mas e se os ucranianos não concordarem?
Pois eu afirmo que vale. É uma aposta de baixíssimo risco. Pelas seguintes razões:
  1. Todo jogador que vem da Europa leva tempo para se adaptar e render. Temos aí exemplos e mais exemplos disto. Vocês lembram do início do Maxi Lopes no Grêmio? Ou deste centro-médio do timinho? Bertoglio chegou vindo de quase um ano parado e começou muito bem. Depois baixou um pouco de produção, o que é normal, e já estava crescendo de novo quando se machucou. Ou seja, não precisou de "tempo de adaptação".
  2. Bertoglio tem 21 anos e já passou pela seleção argentina. Dalebiba, tão incensado pelos i$entos, foi uma única vez para a seleção em 30 anos apesar de todo o marketing a favor.
  3. Bertoglio é miúdo, frágil na aparência mas não foge do pau e é um guerreiro. Com ele não tem bola perdida.
  4. Bertoglio tem o dom do drible e joga sempre para a frente. Estivesse ele disponível quarta-feira e certamente o resultado do jogo teria sido diferente.
  5. Não existe no mercado jogador com as características dele e com o potencial de crescimento com preço tão baixo.
  6. E para encerrar: tem jornaleiros dizendo que ele não vale isto e que não é o jogador que o Grêmio precisa. O que, definitivamente, me deu a certeza de que ele deve sim ser contratado.
Se o Grêmio dispensá-lo eu aposto que mesmo assim ele jogará no Brasil, quem sabe no Sul do Brasil.
_____

Jabá em dia

Pois entrevista ao vivo é sempre um problema. Ninguém sabe o que vai sair dela. E Sandro Silva foi entrevistado ao vivo no Show dos Esportes e desancou a diretoria moranga. Mostrou grande descontentamento diante de um constrangido entrevistador. Na sequência Guerrinha não sabia o que dizer.

Passadas 40 horas da entrevista não houve nenhuma, eu falei nenhuma, repercussão no ClicRBS e nos outros sites gaúchos. Silêncio absoluto. O máximo foi a gravação da entrevista escondida no meio de todas as outras gravações. (O link está nos comentários do post abaixo).
Imaginem um jogador gremista falando mal da diretoria ...

E tem cocôlorado que vem aqui atrás de instrução pedindo provas de que há churrasco nas segundas-feiras e de que há uma agenda positiva para amaciar as coisas do timinho. As provas estão aí o dia todo. Não vê quem quer se enganar.

_____

Batalha dos Aflitos

É quase irônico que o jogo do Grêmio encravado no meio da disputa da Copa do Brasil seja nos Aflitos contra o Náutico. A Batalha dos Aflitos é feito único na história do futebol e jamais será repetida. Pois que traga inspiração para alguns molóides que estão vestindo esta camisa gloriosa do Tricolor. Eu não vejo no time jogadores com temperamento suficiente para reverterem o resultado na quinta-feira. Vejam que eu falei em temperamento e não em futebol, porque ganhar do Palmeiras hoje em dia não é difícil.
Mas vai saber. Vai que jogando lá eles sintam inveja dos jogadores que viveram aquele momento histórico e único na história do futebol mundial e saiam para São Paulo com mais cabelo no peito.

Que eu queime a língua e tudo o mais. Mas não acredito.
_____

Adendo do Arigatô

O Grêmio estava disposto a pagar 8 milhões de Euros pelo Giuliano. Colocando os 2 na balança, sou mais o Bertoglio. Acredito que ele fica.