Sentimento traído
Eu havia dito que ia ao estádio com o sentimento de que colheríamos um bom resultado. Não ocorreu. As causas visíveis e específicas do malogro já estão esmiuçadas por blogs e comentaristas. Ocupemo-nos, então, dos motivos antecedentes.
_____
Em plena colheita
Há coisas mais preocupantes do que um malogro eventual. E a principal delas, é que não se trata de um malogro eventual. O Grêmio está colhendo o que vem plantando na última década. Em agosto do ano passado, escrevemos uma matéria com o título Paradigma esgotado falando sobre isso. De lá para cá, nada mudou. A escola que se instalou na gestão do Grêmio continua fiel ao seu ineficiente receituário.
Para começar, ao contrário do que aparenta, o Grêmio não tem Executivo de Futebol. Quer dizer, tem, mas é como se não tivesse. Isso não é uma opinião sobre um resultado. É convicção antiga. O homem assumiu em agosto de 2011 e, em junho de 2012, o elenco para o ano continua sendo montado e tem carências sérias. Ele não conhece futebol. Aliás, ninguém que passou pelo futebol do Grêmio nos últimos 10 anos pode dizer que conhece futebol. Ninguém desses provou que sabe de futebol. Por viverem no meio, pode até ser que alguns conheçam o ambiente, mas isso não os habilita como conhecedores de futebol. Os vigilantes da Renner conhecem a loja como ninguém. Mas, saberiam administrá-la?
Carregamos uma das folhas mais caras do futebol brasileiro. No jogo de quarta, não tínhamos alguém com pé esquerdo para ocupar a lateral do campo. É só um exemplo, a demonstrar a pobreza do planejamento de quem gerencia um orçamento maior do que o de muitas prefeituras gaúchas.
_____
E agora?
Luxemburgo pode ter cometido erros quarta-feira, mas é bom técnico. Deu ao time um padrão de jogo que há muito não tínhamos. Os jogadores sabem as funções que precisam executar em campo. Não as cumprem da melhor forma porque têm deficiências. Ou seja, o time não fez mais, porque quem contratou errou além da margem admissível. O custo disso foi um time incapaz de atacar o Palmeiras e que, aos poucos, perdeu a torcida e o jogo. A derrota pode ter determinado o nosso alijamento da disputa de um título importante.
Aqui um parênteses. É absurdo ouvir jornalistas e, principalmente, dirigentes dizerem que seria importante ganhar a Copa do Brasil, porque isso asseguraria vaga na Libertadores. O importante da conquista, meus caros dirigentes que perderam o fio da meada, é que a Copa do Brasil é um título nacional. É isso que a torcida quer: títulos, não vagas. Esta é apenas uma das coisas que os nossos "profissionais" precisariam reaprender.
Se no jogo que falta da Copa do Brasil a probabilidade de triunfo é remota, para o Campeonato Brasileiro e Sul Americana, a chegada de Zé Roberto e Fábio Aurélio mais os retornos de Kleber, Julio Cesar e Bertoglio podem qualificar o grupo e nos colocar no páreo. Vai ser um páreo duro, mas é uma corrida sem favorito destacado. Reafirmo minha confiança no jóquei. É em Luxemburgo e na sua capacidade que deposito as minhas expectativas. Que ele possa moldar um time digno de vestir a camisa tricolor e partir em busca de conquistas. É a esperança.
15 de junho de 2012
Comentários (65)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Todas as fichas no jóquei
2012-06-15T00:47:00-03:00
Arigatô
Assinar:
Postar comentários (Atom)
jbighead 96p · 667 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
A.Martini · 667 semanas atrás
Post irretocável.Brasileiro e Sula,vamos lá.
DNAazul,preto&branco · 667 semanas atrás
A dor é maior por que é reincidente. Tem sido assim nos últimos anos, o Grêmio faz um esforço enorme, chega muito perto, e entrega tudo por um último detalhe, um pequeno deslize, um minuto de falta de concentração.
Tem faltado aquele detalhe que só os times campeões têm, aquela vontade a mais que os adversários, aquele não se entregar até o apito final, como já experimentamos tantas vezes.
Também penso que temos que olhar pra frente, corrigir os erros, tapar os ouvidos pra turma da "terra arrasada", e continuar a montar o time, que há tempos não víamos tão consistente.
Um abraço, gremistada, e Dá-lhe Grêmio !!!! Vamos lutar até o fim!!!!
Lucas · 667 semanas atrás
Adilson · 667 semanas atrás
seuAlgoz 101p · 667 semanas atrás
Fabio Viana · 667 semanas atrás
Um exemplo são as categorias de base, de dois em dois anos é modificada a estrutura de direção e condigo as ideologias. Agora a idéia é que títulos da base não são importantes, o importante é revelar jogadores.
Não faço idéia do que deveria ser feito para que o clube tenha um planejamento a longo prazo e que gestões devessem a seguir a risca, mas acho que isso seria um dos caminhos ao retorno de um Grêmio vencedor.
Regis · 667 semanas atrás
Também concordo com relação ao Pofexô. É o melhor em anos a pisar a casamata.
Mas discordo em relação à vaga. Ainda acho que dá. Aqui o Palmeiras não errou, foi perfeito, e isso não acontece sempre. SE fizermos um gol no primeiro tempo, ou ainda no início do segundo, a coisa muda de figura. O Palmeiras vai desesperar para não tomar o segundo, e aí...
Vamos esperar para ver. Espero que nenhum titular seja poupado no final de semana, eles têm que jogar e ponto. Luxemburgo ainda pode aproveitar o jogo do brasileiro para fazer algumas experiências. Grohe no lugar de Victor, por exemplo. Esses dias o Arigatô postou que "estranhamente Victor deixou de falhar quando a zaga melhorou". Mas o fato é que goleiro existe porque a vaga falha mesmo, se a zaga fosse perfeita até eu podia pegar no gol, porque chutes lá do campo adversário eu garanto que pego todos... INFELIZMENTE vejo Victor como um goleiro "assustado", acho que não podemos contar com ele.
Diego · 667 semanas atrás
Urtigão · 667 semanas atrás
Por essas e por outras é que, depois do email, abro uma janela e clico nesse blog. Ler pessoas inteligentes é um bálsamo no meio de tanta mediocridade.
Diego, o problema já foi falta de grana. Agora, esse problema não é tão grande quanto antes. A falta é de critério mesmo. Veja só um exemplo: há (quase) unanimidade que Gilberto Silva é o melhor "zagueiro" que temos (veja-se, porém, os dois gols sofridos quarta-feira). Porém, ele teve que ser deslocado para a função para suprir carências. Entretanto, há mais dois "zagueiros" pelo menos no plantel: D. Grolli e Naldo. Ou seja, os dois zagueiros contratados não estão sendo utilizados (por motivos óbvios). Isso é falta de critério. Falta de conhecimento, como foi escrito no post.
Não dá pra dar 3 tiros e acertar um. Isso é desperdício! É a velha fórmula do bastantão. Compra-se 3 mais ou menos que um vai dar certo! NÃO! Tá errado!!! Nenhuma empresa séria faz isso!
Discursar sobre profissionalismo é bem diferente de SER profissional.
Sds tricolores.
Deniyel · 667 semanas atrás
Uma pergunta: tem algum nome que os gremistas possam depositar um mínimo de confiança nessa nova eleição?
Cassiano · 667 semanas atrás
Perfeito, vou além, é visivel o dedo do tecnico, e a falta de qualidade no elenco, é só pegar a posse de bola do imortal sobre o palmeiras e dela subtrair as chances de gol que tivemos, só me lembro de uma com André Lima que jogou para fora (seria anormal se ele fizesse né).
Tiago C. · 667 semanas atrás
1. MIRALLES: acho que é peça titularíssima no ataque gremista. Com certeza, penso que esse é o jogador mais talentoso que temos para atuar nessa região do gramado.
2. RONDINELLI: outro jogador talentoso no Grêmio. Ainda está muito afobado em campo, coisa de quem está no banco e muito ansioso pra entrar na titularidade.
3. APROVEITAMENTO DOS MELHORES JOGADORES: acho que seria extremamente proveitoso para a equipe se conseguíssemos compô-la com as melhores peças à disposição, algo do gênero ARILSON E CARLOS MIGUEL, juntos, naquela equipe de 1995. Ou seja, combinar jogadores mais talentosos como RONDINELLI E ZÉ ROBERTO na meia cancha, MIRALLES e algum outro no ataque.
Luciano · 667 semanas atrás
Ta ai, o cara não voltou, a imprensa rubra silenciou e temos o fdp do Gabriel como "solução".
Olhem os macacos e os jogadorews de meio campo deles. Agora vejam os nossos. Diriam, temos o Fernando. Somente ele ele, aliás. Talvez o Souza. Mas o Fernando não fica por muito tempo, a velha raposa barriguda vai dar alguma justificativa escrota pra vendê-lo, embolsar a grana e ainda ter o suporte do jornaleiros de sempre: era necessário vender.
Vontade de largar de mão, mas meu fanatismo não deixa. Mas uma coisa é certa, completamos o processo doloroso de botafoguização do tricolor.
Gomes · 667 semanas atrás
Mas respeitosamente discordo do post e concordo com o amigo Regis quanto a vaga. Acho que dá sim! Quem garante que o Grêmio não faz um lá no primeiro tempo, deixa o Palmeiras nervoso, e abre o jogo? Eu sei que temos carências, que não existe amador, lateral esquerdo, etc, etc. Mas, como já coloquei antes, aqui é o Grêmio, po!!! Eles tem que ter medo da gente também! Entregar assim é coisa de moranga...
Roberto - Sócio · 667 semanas atrás
O problema é que aqueles que tem o poder de modificar o estado das coisas, seja por incompetência, má-fé ou mesmo arrogância...NADA FAZEM.
Vendo nossos resultados de campo e as sucessivas "duchas de água fria" levadas por nós torcedores (vamos falar sério: não existe levar 2 x 0 de time nenhum, em casa, em uma semi-final de campeonato) fico convencido, cada vez mais, QUE NOS TORNAMOS OS AMARGOS DAS DÉCADAS DE 80 E, PRINCIPALMENTE, DA DÉCADA DE 90 (lembram quando eles levaram 4 x 0 do Juventude, dentro do aterro, numa semi de Copa do Brasil?????)
Naquela época, enquanto empilhávamos taças e faixas...os inomináveis viviam do "QUASE".
Começavam bem os campeonatos, o time muitas vezes não era uma desgraça total.....mas quando chegava "a hora da onça beber água"...eles fracassavam vergonhosamente...LEMBRO QUE DIZÍAMOS QUE O ATERRO TINHA DE MUDAR DE NOME, PASSANDO A SE CHAMAR "BETEAU MOUCHE" OU TITANIC....porque sempre afundava lotado.
E o VELHO E SAUDOSO PORTÃO 8? Esse sim rugia após cada jogo....
Tanto eles olharam para AZENHA...que aprenderam como se faz. E nós (digo, nosso dirigentes) soberbamente, não olhamos o suficiente, naquela época, para a beira do lago...para aprender como não se deveria fazer JAMAIS.
Essa derrota me frustrou incrivelmente (sinal, talvez, de que apesar dos reitearados fracassos...nunca deixei de acreditar na retomada das glórias). Vou olhar os próximos jogos do grêmio sem qualquer expectativa..como quem olha um filme que já viu....sabendo o final história.
Deniyel · 667 semanas atrás
Não sou sozinho nesta espera.
afonso · 667 semanas atrás
Luiz Carlos · 667 semanas atrás
Daniel · 667 semanas atrás
De qualquer forma, assim que a Copa acabar, ganhemos ou não, Gabriel, Pará, Léo Gago e Marco Antônio podem ir pro banco ou até serem dispensados de uma vez. Já mostraram que são o tipo de jogador perigoso pra se ter no time. Limitadíssimos, mas esforçados o bastante pra enganar a torcida e o treinador até uma eventual decisão, quando revelam seu verdadeiro futebol e frustram até os seus maiores defensores.
Sei que é difícil pra qualquer clube montar um time que agrade do goleiro ao ponta esquerda, mas já passou da hora da diretoria perceber quando um jogador tem bola pra ser titular e quando ele só está lá porque as alternativas são piores.
Gabriel · 667 semanas atrás
Rui Costa indicou pro Pelaipe no inicio do ano Fabian Cubero (Velez), Hernan Barcos (Palmeiras ex LDU) e Guillermo Rodriguez (ex Peñarol, agora no Cesena - ITA).
Pelaipe não quis... preferiu Grolli, Pablo, Léo Gago, Marco Antônio e o esforçado e nada mais do que isso Marcelo Moreno.
Por isso concordo 100% que o Pelaipe não conhece futebol. Mas divirjo de que ninguém que esteve lá conhecia.
Enfim...
Forte abraço!
Molina · 667 semanas atrás
Tá difícil, mas eu ainda acredito. VAMOS TRICOLOR! Agora é hora de mostrar porque nos chamamos de imortais!
André · 667 semanas atrás
Como todo bom e verdadeiro gremista, se a chance existe, vamos acreditar nela.
Chega de mimmi, são essas nabas que vão tentar algo na quinta que vem. Dêem mais uma chance pro Marco Antônio e cia jogarem o futebol que nunca jogaram.
@EwQuartieri · 667 semanas atrás
Primeiro no grenal: Três atacantes, sendo que no jogo anterior ele havia testado isso e tinha sido um desastre.
Depois contra o Palmeiras: Começar o jogo sem centroavante, o que só tinha acontecido UMA vez no ano, contra o Lajeadense na estreia. Depois, pra 'corrigir' a mudança inventada em dia de decisão, tirou os dois jogadores de movimentação pra escalar DOIS CENTROAVANTES! Ora pois! A bola não chegava para os atacantes de movimentação, como iria chegar para os dois centroavantes grandalhões?!
Até quando o Grêmio vai ser refém de invenções dos sábios 'pofexôres' do futebol? Até quando a torcida vai ser obrigada a engolir de que ele fez o melhor com um time limitado?
Olhem o Muricy Ramalho vencendo uma Libertadores levando pouquíssimos gols nos momentos importantes com uma zaga formada por Durval e Edu Dracena. ISSO É FAZER O MELHOR COM UM ELENCO LIMITADO!
Celso Roth fez milagre no Brasileirão de 2008, e ele mesmo destruiu o Grêmio. Com Mattioni, Souza na lateral-esquerda, afastamento do Perea contra o Vitória, Orteman de volante...
Teve também o Autuori matando o time na Libertadores 2009.
Silas com o time de ovelhinhas na Copa do Brasil de 2010, com o mesmo caso de hoje: SEM UM LATERAL CANHOTO.
Depois, em 2011, o Renato, o menos culpado de todos, mas também parecia estar chutando o balde.
Agora vem isso! Ninguém vai dar atenção devida para esse acontecimento, mas o fato é que, o pofexô resolveu mudar a estrutura do ataque em um jogo de semifinal, e na hora de corrigir, parece que piorou ainda mais. Tem mérito gigantesco pela segurança que deu a esse time, e tem culpa gigantesca pela mudança quando não precisava.
Josué Antonio · 667 semanas atrás
Em 1996, fomos derrotados em SP pela Portuguesa por 2x0. Naquele jogo, eu não queria acreditar. Eu não precisava ter que acreditar. Eu sabia que o Grêmio reverteria. Era mais que crença, era certeza, convicção. De lá para cá muito mudou, não temos mais aquele baita time e o baita técnico, especialista em torneios do tipo, está do outro lado. O retrospecto também não nos ajuda em nada. Contra o Boca e contra o Cruzeiro, em 2007 e 2009, não conseguimos reverter um resultado com a vantagem de decidir em casa. Em 2011, contra um fraco Universidad Católica, mal conseguimos jogar em 180 minutos. Não nos sobra pilares de fé além da camiseta. Das três cores que caracterizaram o Grêmio como um clube copeiro, como um clube temível, como um clube que alcança façanhas que nenhum outro clube brasileiro conseguiu. Pode ser que não dê. Pode ser que por mais um ano sejamos vítimas de um elenco deficiente, de uma direção ultrapassada e da falta de planejamento, mas de nada adianta pensar assim.
Cada um com seu jeito de lidar com a apreensão, mas temos que acreditar. Temos que acreditar que vamos lutar, vamos achar um, dois, três gols se precisar e estaremos de pé para mais uma final.
E digo mais. O Grêmio desaprendeu a lidar com a expectativa local. O retrospecto do Grêmio com estádio lotado e em dias festivos é pífio. Se bobear, se fizessem uma comemoração em homenagem a algum jogador que se aposente e colocassem Grêmio Titulares e Grêmio Reservas em campo, o jogo acabaria com saldo negativo. Essa semana fora de Porto Alegre é a luz no fim do túnel para o Grêmio alcançar o nosso objetivo na quinta-feira. Tenho fé. Pouco convicto, mas com fé.
Bruno · 667 semanas atrás
Abraços
Carlos Vilhena · 667 semanas atrás
@ricardozart · 667 semanas atrás
Andre - cascavel · 667 semanas atrás
O time tem que ter atitude, senão nem adianta viajar para SP.
Dá para reverter, essa camisa tem força, vamo Gremio!!!!!!!!
heraldo · 667 semanas atrás
FORA LUXEMBURRO · 667 semanas atrás
O triste é que o Douglas faria chover com esta formatação de mio-campo, dando sustentação ao 10 para fazer o que ele sabe fazer. Tinhamos um 10, mas não tínhamos um meio forte. Agora temos um meio forte mas não temos um 10. E os anos vão passando, e as derrotas se acumulando.
Paul Kersey · 667 semanas atrás
O gordo garçia e um tal de fabrício do correio do clube do povo informaram que o clubeco rosado tomou a decisão de não jogar mais no remendão em breve. A verdade: não conseguiram enrolar o MP e vão ter que pular fora do lixão e procurar estádio.
Pra piorar ainda afirmaram que os macacos estão pensando em alugar o Olímpico da OAS (é isso mesmo) após a Arena estar pronta, poisapós isso o Grêmio teria três meses para se retirar do olímpico (ri muito disso). A verdade: em primeiro lugar: 3 meses é o meu pau de óculos em segundo lugar a OAS receberá o TERRENO somente, portanto tudo o que estiver dentro do Olímpico sempre será do Grêmio, inclusive as goleiras que serão transportadas à Arena. Conclusão: se o clubeco quiser poderá jogar nos escombros que sobrarem, que ainda assim será muito melhor que o bananão remendado.
Tiago C. · 667 semanas atrás
Luiz Eduardo · 667 semanas atrás
Saudações tricolores.
Luiz Eduardo · 667 semanas atrás
Cigano Tricolor · 667 semanas atrás
Darren · 667 semanas atrás