14 de junho de 2012

Depois do vendaval ...

Justa ou fortuita?

É difícil levantar de manhã e perceber que não foi um pesadelo a derrota para um time tão ruim como é o do Palmeiras. E mais difícil aguentar comentaristas de resultado.
Futebol é bom porque sempre reserva surpresas. Algumas agradáveis outras terrivelmente desagradáveis como a de ontem.
Aos 40 minutos eu tinha o post do jogo pronto em cima do 0 x 0. Um jogo horrível e sem perspectivas de sair um gol. Em situação normal, Grêmio e Palmeiras estariam jogando até agora sem marcar. Mas não era uma situação normal. O time foi todo para o ataque. Rondinelly furou, por medo de um choque, um chute da entrada da área e saiu o contra-ataque. A zaga, especialmente Pará, deveria ter matado a jogada na intermediária. Não matou. Ao invés foi recuando e recuando e levou. Tivesse Rondinelly mandado aquela bola para fora do estádio e eu não teria que ter reescrito boa parte do texto.
Mesmo assim eu estava "re-terminando" o post com a afirmação que em São Paulo seria até mais fácil de ganhar e voltar classificado. Aí Victor e a zaga terminaram de matar o fiasco a tapa.
Foi quando os comentaristas de resultado iniciaram as loas ao Palmeiras e ao Felipão. O Palmeiras merecia o empate pelo que fez atrás, mas nunca tentou nada para ganhar. Recebeu o prêmio de mão beijada.
Dá para ganhar com 2 gols de diferença em São Paulo? Dá. O Palmeiras talvez nunca teve um time tão ruim na sua história. Em jogo normal dá para ganhar de 2 e até de mais. Mas quem diz que será um jogo normal? Se Felipão jogou com os 10 atrás ontem, se puder joga com 40 na sua área no jogo da volta. E como a torcida deles sabe que o time é podre, não vai fazer a mínima pressão para que eles pelo menos tentem ver a cor da grama na área do Grêmio. E considerando que quase certamente Gabriel, Pará, Leo Gago e Marco Antonio estarão em campo com as suas habituais incompetências ofensivas, a chance maior é de mais uma derrota com gol no final.
Conclusão: o jogo está jogado. O negócio agora é o brasileirão e a sulamiranda.
_____

Os erros do Pofexô

Luxemburgo tantas vezes elogiado ontem botou os pés pelas mão. E não digo isto porque entrou com o Kleber. Foi uma tentativa válida e não se podia adivinhar antes do jogo que Kleber jogaria tão mal. Com 5 minutos transpareceu a sua total falta de ritmo de jogo. Até aí o Pofexô estava desculpado. Onde o erro ou os erros de ontem, então?

  1. Não mudar o time no intervalo. Kleber e Marco Antonio poderiam ter sido retirados ainda no primeiro tempo. Ou melhor: deveriam.
  2. Só mudou aos 20 minutos do segundo tempo e ainda assim de forma equivocada. O problema estava no meio e ele mudou o ataque todo. A bola continuou não chegando.
  3. Demorou um século para tirar Marco Antonio e colocar um articulador. O time ainda teve por conta da entrada do Rondinelly uma única e real chance de marcar. Tivesse entrado pelo menos no intervalo...
  4. Jogo de 180 minutos tem um prazo para que se ganhe o "primeiro tempo", ainda mais jogando em casa e estando 0 x 0. Aos 40 minutos do segundo tempo, não tendo marcado, o 0 x 0 passa a ser muito melhor do que um possível 0 x 1. 0 x 0, todos sabem só não é melhor do que perder por 2 x 1.  O Pofexô deveria ter mandado o time aceitar o inevitável empate e estaríamos agora confiantes na classificação. Este Palmeiras aberto e precisando fazer gol é uma papinha. Mas não. Esqueceram o regulamento e deu no que deu.