12 de junho de 2012

O desespero e as rúculas de Viamão

Foi o Grêmio se aproximar de uma decisão e, aparentemente, o salário extra foi reforçado. Claro que não dava para falar que o Grêmio se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento. Até porque alguém poderia dizer que o cocô-irmão se aproximou um pouco mais desta mesma zona. Nem daria para dizer que o cocô-irmão se aproxima do título porque o Imortal está um pouco mais próximo. Então cria-se fatos e coisas estranhas.

Não é estranho levarem o Guerreiro, esta figura execrada por 99 % da torcida para um programa de esportes exatamente na semana em que se inicia a reta final da Copa do Brasil? O argumento usado para o convite, de que teria sido o último presidente do Grêmio campeão da copa foi até engenhoso, mas não engana ninguém. Guerreiro é o protagonista dos anos de chumbo que o Grêmio passou e dos quais ainda luta para sair. Colocá-lo em evidência exatamente no momento em que estamos muito próximos de voltarmos ao patamar usual em que vivíamos mostra desespero e uma articulação pesada. Se dizem que no futebol não há mais bobos, certamente estes há em quantidade entre os jornaleiros esportivos gaúchos.

Uma leitora me escreve reclamando daquele tal de Rech. Fala que este elemento não cansa de criticar a Arena. E pergunta o que eu acho.
Eu respondo primeiro, querida leitora, que deves escolher melhor a quem ouvir ou dar audiência. Poucos "profissionais" da imprensa são mais despreparados do que este elemento. E poucos assumem tão mal o papel de isento. Segundo eu respondo que, a cada vez que um sujeito destes critica a Arena é mais um sinal de que o Grêmio está no caminho certo para dar um salto de qualidade a ponto de se tornar inatingível por proprietários de remendões e similares. E deves, portanto, vibrar com o desespero deste.

Mas não fica aí a blitz da semana. Tem aquela dupla que sempre ouve cânticos generosos da torcida do Grêmio quando dá as caras em público. Pois eles publicaram que Marcelo Moreno será multado por atraso. O fato já foi desmentido pelo Odone, mas isto não importa. O negócio é desestabilizar. Ou tentar pelo menos. Imaginem só o Imortal campeão da Copa do Brasil e saindo com moral elevadíssima para o título nacional? Isto é exatamente eles não querem imaginar.

Por outro lado parece que desistiram de arrumar encrenca com o Pofexô. Descobriram que ele tem muita estrada e, macaco velho, sabe quais são os galhos podres que devem ser eliminados. Como resultado, o que se viu nas últimas entrevistas foi uma puxação só de saco e uma reverência quase canina. Ou melhor, bovina. Não que não voltem a tentar no primeiro tropeço. Mas que estão falando fino, isto estão. Estão sim.

E amanhã, vamos com tudo. Jogo dificílimo. Ouso dizer que mais difícil do que o da volta. Mas que pode ser ganho com a ajuda da torcida. Ou será melhor empate em 0 x 0? Alguém aí pergunte para as rúculas de Viamão.
_____

Enquanto isto Heber Roberto Lopes ...
Mais uma razão para ir a campo.