17 de junho de 2012

Foi o juiz ou o Dorival Senior?

Pois o Gunther pediu e vai levar.

O Botafogo ocupava o meu imaginário de criança. Didi, Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Gerson, Zagalo, e muitos outros entravam pelas ruidosas ondas curtas do rádio cheio de válvulas. Morava lá em Iraí e imaginava as grandes jogadas que estes monstros deviam estar fazendo. Não sabia então que narrador gosta de exagerar, para dizer o mínimo. E não sabia também que jornalista às vezes diz o que o bolso pede e não o que efetivamente vê ou acha. Então, o Botafogo, tem a minha simpatia desde que não seja contra o Imortal, quando quero que seja trucidado. Ele e mais nenhum outro time na face da terra, digo de passagem.

Pois este time do meu carinho recém outro dia ganhava tranquilo de 2 x 0 em casa e deixou o adversário virar para 2 x 3 em 6 minutos. Ganhava do Náutico e entregou a rapadura no final jogando com um homem a mais. E foi eliminado da Copa do Brasil em casa pelo Vitória da Bahia.

Mas foi pegar o timinho e mostrar porque merece minha simpatia. Nem um pênalti escandaloso, mais um (Alo Bla-bla-lho! Vai guardando para a nova edição do DVD!), nem o meio campo dos sonhos dos presidentes do Barcelona e do Real Madrid, nem o ataque mais espetacular do universo assustaram o time que até ontem estava acostumado a entregar a rapadura sem muita resistência.

Mas o interessante estão sendo e serão as explicações. Como esta, por exemplo:
Um time não perde só devido aos seus erros.

Perde, também, devido aos acertos do adversário.
Foi o caso da derrota do Inter para o Botafogo hoje, 2 a 1, de virada, no Beira-Rio.
O Inter estava completo, com todos os seus astros, e não jogou nada. Levou um banho de bola. O Botafogo mereceu vencer. Não apenas por causa das falhas do técnico do Inter. Por causa dos méritos do Botafogo. (David Coimbra)
Ou esta:
A derrota para o Botafogo é culpa exclusiva de Dorival Júnior. Quem decretou isso foi o próprio Dorival na entrevista coletiva após a partida deste sábado, em que o Inter saiu vencendo, não soube conter o ímpeto do time carioca e acabou derrotado por 2 a 1.
No twitter a festa foi completa:

‏@jefersonthomas E a janta das segundas-feiras, hein? Será que o churrasco de depois de amanhã estará tranquilo ou a mesada aumentará?
‏@CassianoMenezes Esse time do Inter é um sorete mal cagado!
‏@Real_Gaguinho Seleção Brasileira vai perdendo para o Botafogo, em Porto Alegre.
‏@snel Esse Damião APANHA da bola. Em campo, e em casa.
‏@seuAlgoz Felipão deu nó tático. Osvaldo Oliveira deu sorte.
‏@seuAlgoz E os mocorongos insistem e insistem que o timinho é favorito ao título brasileiro. Desde 2005. Lavagem cerebral! Você ainda vai sofrer uma.
‏@MauroCezarESPN Grande virada do Botafogo. Defesa do Inter é fraca e o time segue nos Brasileiros como "favorito teórico"

A gente sabe porque Mauro. A gente sabe. Tu também, mas por que não falas?