23 de novembro de 2013

Daniel Matador: Matando sem compaixão


Caros

Alguém lembra-se do confronto entre Grêmio e Ponte Preta pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, ocorrido na Arena? Naquela ocasião, o tricolor venceu a macaca e assumiu a vice-liderança do campeonato, posição que coincidentemente continua ocupando no momento. Na época, a torcida estava eufórica por haver alcançado o segundo lugar. Hoje parte dela acha muito ruim permanecer ali. O doente que imaginar ser melhor ficar na vice-liderança ao invés de erguer a taça de campeão deveria estar internado. Junto com aquele que acha que, não havendo chances de ser campeão, então o melhor é amargar um lugar na segunda página da classificação. Pois esta mesma Ponte Preta encontra-se na situação em que boa parte da torcida parece querer para o time do Grêmio. Lutando contra o rebaixamento, mas com chances (eu disse CHANCES) de levantar uma taça. Por uma incrível coincidência, os mesmos que gostariam de vislumbrar esta situação para o tricolor seriam o pessoal da beira do lago e grande parte da ivi. Aí está um tema para reflexão.

Esta situação paradoxal acabou transformando o jogo deste domingo em uma batalha inglória. Logicamente que a Ponte Preta é uma equipe que ganhou a simpatia da maior parte do país ao vencer de virada o São Paulo pela Sul Americana durante a semana. Também luta contra o rebaixamento com outros times de mesma envergadura, como Bahia, Criciúma e um outro aí. Em outra situação, talvez até caberia ficar triste na eventualidade de uma derrota em Campinas, mas ao mesmo tempo contente ao saber que isto colocaria estas outras equipes menores em dificuldades na luta contra o rebaixamento. Só que o Grêmio tem objetivos maiúsculos neste campeonato. Mesmo não podendo mais ser campeão, o vice-campeonato garante a possibilidade de um 2014 com grandes objetivos. A Taça Libertadores, principalmente quando jogada diretamente na fase de grupos, proporcionando tempo de preparação com a pré-temporada, é o filé que todo grande clube almeja.

Portanto, por mais que saibamos que um resultado adverso também atrapalharia a vida dos róseos, cabe ao tricolor fazer a sua parte. Mesmo que a Ponte Preta jogue com desfalques, alguns por lesão (o goleiro Roberto) e outros sendo preservados para o torneio paralelo em que está envolvida, o Grêmio não tem nada a ver com isso. Ainda que uma vitória da macaca possa dar-lhe esperança de não ser rebaixada e confiança para o jogo de volta contra o São Paulo, não cabe a nós fazermos caridade. Assim como no faroeste estrelado pelo mestre Gregory Peck e que dá título a este post, o Grêmio deve jogar por si, matando sem compaixão. A vitória gaúcha significará o rebaixamento do clube de Campinas, que coincidentemente é o adversário da última rodada contra os róseos. Paciência, é da vida. O ano de 2014 precisa ser pensado com base no que será disputado. E para isso temos de vencer. E deixar os outros clubes com suas preocupações.

Estive na Arena no último domingo, no jogo contra o Flamengo. Ali pude constatar o que o blog já falava há tempos: Maxi Rodriguez é craque de bola. Nem vou citar aqui a paixão desenfreada da Pitica por ele, o que certamente nublou sua visão da real capacidade do garoto, sem contudo deixar de fazer jus a seu talento. Apenas sendo craque para fazer o tipo de jogada que Maxi fez no primeiro gol, olhando ao redor antes de driblar dois defensores adversários e mandar para as redes. Somente craques conseguem dar um drible de letra e chutar de pé trocado, entortando o zagueiro e colocando a bola no ângulo, sem chances para o goleiro. Pude comprovar que duas características ainda realmente necessitam ser desenvolvidas por ele: a marcação (e aqui não falo de marcar como volante, mas sim cercar o adversário e saber o que fazer quando não está com a bola) e o preparo físico. Mesmo jogando menos de 45 minutos, notava-se que antes do final do jogo ele já estava exausto. Nada que uma boa pré-temporada e treinamentos táticos não resolvam. Porque fazer um craque jogar não é tão difícil. Complicado é jogar com cabeças de bagre.

Saudações Imortais


P. S.: como já deve ser de conhecimento de todos que acompanham o Twitter e os sites de notícias, o pentelho Arthur Lodi foi o destaque esportivo dos últimos dias com seu vlog "Tuítes da Discórdia". Assumindo sua condição de vanguarda, o Imortal Tricolor orgulha-se de ter o precoce talento em seu plantel. Não só ele, mas todos os talentos que fazem do blog o sucesso que é. Contando também com as abobrinhas da Pitica, os vídeos dos Agostini, o papo furado do Hernandez, o moleque Nicolas, o capitão Minuzzi, o criativo Duda Tajes, o sempre presente Arigatô e principalmente o Seu Algoz e sua delicadeza paquidérmica, sempre procuramos trazer o melhor conteúdo sobre o Grêmio para a grande torcida azul, preta e branca. Algo que toda a equipe sempre fez e faz com paixão e gremismo. E muitas outras coisas estão por vir. DÁ-LHE GRÊMIO!