26 de novembro de 2013

Koff: "O Grêmio tem um limite orçamentário"

Hoje pela manhã, o presidente Fábio André Koff concedeu entrevista à Rádio Guaíba onde abordou assuntos importantes para o clube. A seguir, reproduzo os principais pontos de sua fala:

Salários 

 "O Grêmio tem um limite orçamentário e os gastos estão na dependência da aprovação do exercício financeiro de 2014. A tendência é reduzirmos salários porque precisamos trabalhar dentro da realidade financeira do clube."

Futebol

"O futebol terá um orçamento mais realístico. Ao final do campeonato, teremos um novo projeto para o futebol. Sequer pensamos no Grêmio fora da Libertadores da América. Após a assinatura do contrato, haverão campanhas de marketing dirigidas à torcida gremista".

Renato

"Em princípio, Renato é o treinador do Grêmio. Tudo é uma questão de ajuste na negociação."

Contrato

"No dia 4 de dezembro, estaremos levando a matéria do novo contrato ao Conselho Deliberativo  para estabelecer um limite na negociação com a OAS. A assinatura depende da aprovação do Conselho. Este ano as coisas foram lentas. Minha dedicação à renegociação do contrato foi quase total. O pessoal do futebol tem trabalhado com muita responsabilidade. Se formos à Libertadores, assinado o contrato, me dedicarei mais ao futebol."

Vendas de jogadores

"Tenho recebido contatos de interessados em negociar jogadores. Poderá haver sim alguma negociação."
(As notícias são de que o time da Roma estaria interessada no jogador Bressan (70% do passe pertence ao Grêmio) e que ofereceria quatro milhões de euros.)

Política

"Não fui convidado pelo Novelletto para fazer parte de chapa nenhuma. Não me envolvo em política. Estou totalmente isolado."

__________

Algo me diz, talvez o bom senso, qua a fase dos salários nababescos de jogadores e treinadores estão com os dias contados no Brasil. Essa situação não se sustenta. Já escrevi sobre isso aqui algumas vezes. Essa gastança desenfreada poderá tornar, logo ali, o futebol inviável no Brasil. Os clubes estão acumulando dívidas e ficando financeiramente estrangulados. Isso terá de mudar, pelo bem do futebol. Já dá para observar movimentos nesta direção. O Palmeiras propõe diminuir o salário de seu treinador, por exemplo. O presidente do Grêmio, Fábio Koff, com a entrevista que lemos acima, indica que adaptará cada vez mais o dia a dia do clube a sua realidade financeira.