21 de dezembro de 2013

Ah, Muleque: o meu Grêmio para 2014


Não tenho muitas idéias de como começar este post. Escrever em algumas horas uma previsão de como será um ano é um tanto quanto complicado e, de certa forma, impreciso. Talvez o melhor meio de se chegar mais próximo do êxito em uma previsão sobre o que vem pela frente seja analisando o que já se passou. No entanto, acredito que o que já passou não seja algo que mereça ou necessite ser revisto, tampouco que vá ser prazeroso fazer uma retrospectiva. Verdade seja dita, nenhum gremista terminou o ano cem por cento feliz com o Grêmio. Longe de ser um ano terrível, mas longe também de ser maravilhoso.

Diante disso, o mais sensato a se fazer é pensar no futuro. Foi anunciado há pouco o novo treinador da equipe. Então, não tem muito o que se especular. É esse e ponto. O que posso fazer é dizer que o nome não me agrada muito, mas, apesar dos pesares, o tal Enderson teve uma boa campanha no Goiás e prometeu recentemente que apoiará a base. Logo,  resta esperar e torcer pra que tenha sido um acerto do presidente Koff. Os jornaleiros especulam também que o preparador físico acertado para o ano que vem é o que estava com Tite no Corinthians. Não tenho conhecimento das credenciais do homem. Claro que só de não ser o Paixão traidor já simpatizei de cara com o vivente.

Quanto ao elenco, o treinador manifestou a pouco que haverá mudanças. Muitas ou poucas só o tempo dirá. Acredito que seria interessante um melhor aproveitamento dos jovens no elenco, mas a verdade é que vai ano, vem ano e isso nunca acontece. Desse mod,o penso que do elenco atual algumas mudanças resolveriam o problema.

Terminamos o ano do seguinte modo :

Dida
Rhodolpo
Bressan
Alex Telles
Pará
Ramiro
Souza
Zé Roberto
Kléber
Vargas
Barcos

Eventualmente já não contamos com Dida e Vargas deve sair. Como todos já devem saber, houve um aumento na taxa de estrangeiros para o Brasileirão de três para cinco inscritos por equipe, enquanto que na Libertadores essa taxa não existe. Assim, vamos às contratações que gostaria de ver no Grêmio:

Goleiros: Marcelo já é irrefutavelmente o titular. Temos ainda Matheus, Follman, Busatto
e Tiago Machowsky. Mais que suficiente. É dispensável dizer que não é necessário contratar.

Zagueiros: Rhodolfo fica pelo menos até o fim da Libertadores e o São Paulo já disse que aceita negociar. Na minha opinião, contratá-lo é uma obrigação. Temos ainda Werley, Bressan, Saimon, Gabriel, Canavesio e Rafael Thyere. Não acho que necessite uma contratação obrigatória, se for pra contratar, só se for um grande nome.

Laterais: aqui vejo uma certa carência. Temos uma lateral esquerda que em minha opinião é boa e uma direita ineficiente ofensivamente. Eu contrataria um ou dois jovens que possam dar resultado e os testaria no Gauchão. Se der deu, se não vai com o que tem. Outra opção seria um nome incontestável, mas não vejo nenhum próximo da nossa realidade ou da de qualquer clube do Brasil.

Meias: são necessárias contratações pontuais. Elano e por mim não precisam ficar. Máxi e Deretti são bons meias e devem dar resultado. Claro que para jogar uma Libertadores será necessário um bom meia. Os jornalistas tem especulado Jadson, ma confesso que não sei quem gostaria de ver na posição.

Volantes: temos muitos bons volantes. Ramiro, Souza, Riveros, Adriano o próprio Zé Roberto caso fique (e acredito que não ficará devido ao anúncio do Edinho) e por aí vai. Como já disse, mais um foi anúnciado esta semana e acredito que venha a acrescer no setor. Já ganhou Libertadores e apesar de vir do Co-irmão me parece uma contratação boa, barata e, consequentemente, inteligente.

Atacantes: este setor foi a maior decepção do ano. Talvez com a vinda de um bom meia o
problema se resolva. Vargas deve sair e nesse caso, uma boa contratação na minha
opinião seria o Máxi Biancucchi do Vitória e quem sabe o Osvaldo do São Paulo em uma troca por Elano. Especula-se que Luan do Cruzeiro virá, mas não sei se a informação procede.

Não há muito mais o que discutir. Acredito que mais umas duas contratações e algumas promoções das categorias de base fechem um time forte para a Libertadores do ano que vem. Agora apenas nos resta esperar e ver como as coisas irão se definir daqui para frente.