16 de dezembro de 2013

O técnico e a patifaria

Vou deixar para falar do meu Grêmio de 2014 mais na frente. Deixo os outros blogueiros se queimarem e ouvir os desaforos antes.
Esta época do ano é a mais chata. Não tem futebol. Aí o fim de semana fica longo, e a semana não acaba nunca. Ao mesmo tempo, jornaleiros de todas as cores chutam para tudo que é lado. Obviamente que chutando tanto algumas eles acertam. Aí cantam de gostosos. São os caras "por dentro".
Vou falar sobre as especulações de técnicos para o Imortal.
Renato, diante do quadro (o pastor Tite, o único do primeiro time disponível não quer vir) é a melhor alternativa. Mas se acha que R$ 300 mil por mês mais prêmio polpudo por título é pouco então que fique no Rio. São engraçados estes treinadores e jogadores de futebol. Querem menos jogos, menos viagens, menos concentração, menos treinos. Só não querem menos dinheiro.
Está na hora de dar um basta nisto.
Roth eu levo na brincadeira. É o bode na sala. Se for ele, vou continuar torcendo para o Grêmio, mas sem nenhum perdão ao mínimo escorregão. Não é que eu ache o elemento um mau técnico. Ele simplesmente tem um defeito inaceitável para um comandante: Roth tem medo de vencer. Ele é espetacular até que a chance de sucesso surge radiante na sua frente. Aí enfia os pés pelas mãos. Foi sempre assim em todos os times que treinou. Só ganhou aquela Libertadores porque pegou os últimos jogos e decidiu em campo sintético com time mexicano. Ou seja, era uma falsa Libertadores.
Enderson Moreira tem um perfil calmo demais para o meu gosto. Inegável que fez um belo trabalho no Goiás. Se olharmos para os jogadores daquele time são todos de médios para baixo. Mas as três derrotas seguidas quando estava com um pé na Libertadores me faz temer que seja um Roth 2. Além, é claro, do perfil molenga. Mas Mano tem este perfil e foi bem.
Não sei porque Espinosa nunca é cogitado. A idade não deveria ser um empecilho.
Enfim, resta aguardar.
_____

Se a Portuguesa for rebaixada estaremos diante de uma das maiores vergonhas deste país tão cheio de fiascos, tramóias e cafajestadas.
Tudo indica que ela foi vítima de uma armação. O fato de terem sido ingênuos não faz com que sejam culpados por má fé.
Fica aqui o meu registro de tristeza por tudo isto que está acontecendo mais uma vez.
E uma previsão: o Dilmão de 2014 terá 21 ou 22 clubes.