18 de dezembro de 2013

Minuzzi: O meu Grêmio para 2014

Quando Renato foi contratado pelo Grêmio, escrevi que era a melhor escolha e que eu confiava no trabalho dele até o final do ano. Disse ainda, que mais tarde caberia uma avaliação ( podem ler lá). Pois o Renato tem algo único. Ele mexe com a paixão do torcedor. E mexeu, fazendo por vezes acreditarmos que com três zagueiro e três volantes chegaríamos... E chegamos! Na pura raça e paixão!
Mas uma temporada inteira não se faz somente com raça e paixão. Eu continuaria com o Renato, mas este técnico que veio me agrada. E me agradou o pensamento da direção.
Fazendo uma avaliação rápida da classificação do brasileiro por técnicos, notamos que os primeiros colocados não são medalhões e não estavam com times cheios de craques.

O campeão Cruzeiro foi montado com um técnico médio, alguns refugos e algumas apostas: Borges banco do Santos,William, Ricardo Goulart, Luan, Everton Ribeiro,Tinga, Dagoberto... Se tivéssemos esse time para a Libertadores 2013, protestaríamos! Seria uma palhaçada!
O vice foi o Grêmio de Renato, com Bressan, Alex Telles, Pará, Ramiro, Riveros, Souza e Rodolpho...
Terceiro foi o Furacão do Vagner Mancini, do Marcelo, Weverton, Moisés, Paulo Baier, Ederson, Delatorre, Zezinho, etc.
Em quarto,  o Botafogo do Osvaldo, do Seedorf, Bolívar, Edilson, Julio César, Hyuri, Lodero e Rafael Marques.
Quinto, o Vitória do Ney Franco, Escudero, Maxi Biancucchi.
Sexto, o Goiás do nosso novo técnico, do gordinho Walter, Rodrigo, Hugo, Viçosa.

Bom, o que quero dizer é que os técnicos médios foram responsáveis por fazerem times médios acabarem lá em cima. E técnicos bons, afundaram times bons e foram demitidos. Essa foi a leitura que a direção teve para tomar tal decisão. Koff e Rui não são malucos.
O Grêmio de Luxemburgo, Cris, Vargas, Barcos, André Santos, Fábio Aurélio, Kleber, Moreno, Zé Roberto, Elano foi eliminado e o técnico demitido.
O timeco de Dunga, Alex, D'alessandro, Damião, Forlan, Scocco, Gabriel, Kleber, Juan, Índio, He Man, etc...quase rebaixado.
O Flamengo de Mano Menezes, fiasco completo. O do Jaime, campeão com Paulinho, Bruninho e Hernane.
São Paulo com Fabuloso, Ganso, Ceni, Paulo Autuori, Muricy, Jadson foi mal.
Fluminense do Abel e do Pofexô, caiu...e voltou.
Corinthians do Tite e de vários milhões a mais.....mal...

Então pessoal, pra mim o Grêmio do próximo ano tem que ter gente que queira ficar rico e não gente que já está. Gente que queira ser campeão, e não quem já não se importa se vai ser ou não. Gente que a cada jogo, encare como a oportunidade de crescer profissionalmente. E quando falo gente, englobo jogadores, diretores, técnico, preparador físico, médico, etc.
Essa foi a marca dos times, dos jogadores e dos técnicos com sucesso no Brasil ano passado.
Quem não viu esse campeonato que eu resumi nas linhas de cima, que continue pedindo grandes contratações.
Quem viu, que torça para termos mais Bressans, Ramiros, Alex Telles, Rhodolpos.
E com a contratação do técnico Enderson Moreira, parece que a direção do Grêmio viu o mesmo campeonato brasileiro que eu!
Abraços