Caros
Final de ano é uma época que invariavelmente nos impele a dois exercícios: a retrospectiva do ano que passou e a perspectiva do ano que virá. Não sei vocês, mas nunca fui muito fã de retrospectivas. Sempre sinto um desânimo quando vejo as chamadas deste tipo de programa na televisão. Se alguém quiser me torturar com requintes de crueldade é só me obrigar a assistir, em sequência, à Retrospectiva do Ano, à Corrida de São Silvestre e à Missa do Galo. Pra arrematar, talvez um time-lapse de 5 horas com as obras do remendão.
A única retrospectiva que curto assistir é a retrospectiva do futebol, e apenas quando o Grêmio conquistou alguma coisa no ano. O que significa que já não tenho este hábito há alguns anos. Por outro lado, tenho seguidamente feito o exercício de imaginar a perspectiva do ano seguinte. Invariavelmente, costumamos ter esperança para o ano que está por chegar, e no futebol não poderia ser diferente. Sem apelar para sinais cabalísticos ou afins, direi por quais razões acredito que 2014 tem tudo para ser um ano marcante para o Grêmio. E principalmente porque minha esperança para o ano que vem é muito maior do que aquela que tive nos últimos tempos, onde ela era calcada apenas e tão somente na probabilidade.
O futebol, assim como a história e a vida, já provou que também é cíclico. Assim como nações crescem, encolhem e depois surgem novamente, também no mundo da bola vemos este fenômeno. Exércitos ganham batalhas, perdem guerras, são exterminados e algum tempo depois retornam. Também clubes e times vencem, são derrotados, amargam períodos de ocaso e depois ressurgem. É da vida, é da bola. Os muito jovens certamente não têm como lembrar. Muitos dos demais talvez não consigam associar os fatos. Mas a forma como têm ocorrido os eventos no Grêmio mostram-me que tudo caminha para que estejamos no início de mais um período de conquistas.
Impossível não associar o momento do clube àqueles que o dirigem. A história de que clubes devem funcionar independentemente dos nomes que o dirigem é uma falácia. Assim como as empresas, a vida dos clubes depende das ações daqueles que o comandam. E digo isto para mostrar que as ações de Koff neste primeiro ano de sua atual gestão são muito semelhantes aos primeiros anos de suas gestões anteriores. Assim como em 1982 e 1993, quando assumiu o Grêmio e teve que lidar com problemas maiores do que o futebol em si, não conquistando nada de relevante, mas fazendo boas campanhas para, no ano seguinte, voltar-se ao futebol e às conquistas. A Arena consumiu quase todo o ano e energia, não permitindo a Koff dedicar mais tempo ao futebol. A sobrevivência do Grêmio estava em jogo, não apenas para este ano, mas também para os anos vindouros. Não cabe aqui apontar culpados para isso, e sim louvar o fato de que ações foram tomadas para tentar sanar os problemas.
No futebol, determinadas situações são quase unanimidades, apesar de que quase nunca há unanimidade em futebol. Mas olhando o time do Grêmio, algumas situações já têm encaminhamento para o ano, ao passo que outras serão decididas nas próximas semanas, a saber:
O treinador: Renato fez um trabalho espetacular em 2010 ao pegar um time ameaçado de rebaixamento e levá-lo à Libertadores. Este ano conseguiu chegar ao vice-campeonato, mesmo tendo jornadas não tão felizes ao longo da competição. Mas os resultados frios são indiscutíveis. Por esta razão, e considerando também a vontade do grupo, penso que sua manutenção seria uma escolha sensata, desde que ele aceite adequar-se à realidade financeira do clube. A única alternativa indiscutível para substituí-lo neste momento seria Tite, que já disse querer um período de descanso até a Copa do Mundo. Qualquer outro nome seria uma aposta, algo complicado de fazer em ano de Libertadores.
Goleiro: Dida está fora e Grohe deve finalmente assumir a titularidade. Gostei da atuação do velho baiano no ano que passou, mas sua saída faz parte do ciclo e da política de realidade financeira do clube. Temos Busatto e Follmann para a reserva, apesar de que minha aposta para o futuro goleiro do Grêmio é outra. O jovem Tiago Machowski tem feito ótimas apresentações na base e tem tudo para fazer história no clube.
Zaga: Minha dupla de zagueiros para 2014 seria Rhodolfo e Gabriel. O primeiro tem de ser definitivamente adquirido pelo Grêmio, pois é um defensor que há muito tempo não tínhamos. O segundo sofreu com uma lesão grave e deve ter seu empréstimo renovado, a fim de verificar sua total recuperação. Afora estes, temos ainda Werley, Bressan e Saimon, além dos garotos Thyere e Canavesio, que têm feito boas atuações na base e podem ganhar chance. Algum outro zagueiro pode desembarcar, mas ainda assim acredito que seja possível disputar a Libertadores com o que temos.
Laterais: Pará é quase uma unanimidade. É tecnicamente insuficiente, mas doa-se muito em campo. Dada a carência de laterais no Brasil, por incrível que pareça, consegue ser um dos melhores (ou menos piores) de sua posição. Pessoalmente, gostaria de ter um lateral melhor e deixar Pará como reserva. Mas também é complicado ter um reserva ganhando o que ele ganha. Paciência, não dá pra ganhar todas. O jovem Tinga, que inclusive atuou na seleção de base, ganhará chances neste ano. Nem cito Moisés, que considero fraquíssimo. Na lateral esquerda, Alex Telles foi eleito o melhor no país, o que só confirma o que falei a respeito da carência nesta posição. Caso venha a ser negociado, Wendell é o ficha um. Já demonstrou qualidade, mas fica a incógnita de como seria seu desempenho atuando como titular e principalmente em uma Libertadores.
Volantes: Nesta posição o Grêmio está bem servido e não necessita contratar. Temos Ramiro, Souza e Riveros, que atuaram juntos em várias partidas. Ainda temos Adriano e Matheus Biteco, que não tiveram um ano muito bom. Ainda assim, creio que não haveria necessidade de contratações para este setor, a não ser que surja um negócio de ocasião com algum nome indiscutível.
Meias: Aqui também há uma unanimidade. Maxi Rodriguez é titular absoluto. Este é um atleta que tem tudo para deixar seu nome marcado no tricolor. A tendência é que Elano deixe o clube e Zé Roberto pode ficar ou fazer companhia a ele. Sinceramente, ambos não farão falta, sendo que os recursos que seriam utilizados neles podem ser melhor aproveitados. Guilherme Biteco e Jean Deretti estão aí para a reserva. Olhando-se por este aspecto, nota-se que seria interessante a contratação de um meia de referência, que possa fazer companhia a Maxi e tenha cancha.
Ataque: E chegamos à grande incógnita. Olhando-se para trás e considerando-se somente o resultado, qualquer um mandaria todos os atacantes embora. Mas obviamente que outros fatores devem ser considerados, como os jogadores que chegarão e o sistema a ser utilizado. Vargas deve sair, restando Kleber e Barcos. Teríamos também Coelho, Mamute e Paulinho na reserva. Moreno volta, mas não se sabe qual seria seu aproveitamento. Dá pra enfrentar a Libertadores assim? Talvez sim, mas uma contratação de peso aqui poderia ser uma boa aposta. Acredito que Barcos pode redimir-se de seu ano ruim. Ninguém passa por uma fase de baixa por tanto tempo.
Por fim, sempre ressalto, principalmente para os amargos: é ruim não levantar uma taça. Lógico que qualquer um quer ser campeão. Mas a disputa da Libertadores é algo mágico. Somente quem viveu todos os anos de glória do Grêmio na competição continental sabe do que estou falando. Em alguns anos atrás tivemos alguns penetras na festa. Menos mal que pararam de frequentar este certame. Pegamos um grupo encardido, que muitos consideram ser o “grupo da morte”. Mas podem ter a certeza de que os torcedores das outras equipes estão muito mais apavorados com a possibilidade de enfrentar o Grêmio. Em 2014 a Arena vai rugir. Os times que entrarão para jogar contra o Grêmio terão de encarar a torcida e falar a célebre frase proferida pelos gladiadores, “Ave Caesar morituri te salutant” (Salve, César, aqueles que morrerão te saúdam). Pois neste grupo da morte, apenas um é imortal.
Saudações Imortais
15 de dezembro de 2013
Comentários (38)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Daniel Matador: O MEU GRÊMIO PARA 2014
2013-12-15T12:22:00-02:00
seu Algoz
Daniel Matador|Meu Grêmio de 2014|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
chingling · 588 semanas atrás
como segunda formação, na retranca:
Grohe
Rhodolfo
Rafael Thyere
Canavesio
Tinga
Wendell
Souza
Ramiro
Rodrigues
Zé Roberto
Barcos
Como primeira formação: Rhodolfo e um dos dois guris na zaga, entrando algum atacante (quem sabe o Luan?)
Abraços.
chingling · 588 semanas atrás
chingling · 588 semanas atrás
chingling · 588 semanas atrás
chingling · 588 semanas atrás
Roberto - Sócio · 588 semanas atrás
Agora entendi os elogios à CELSO BURROTH, caso seja confirmado o ex treinador do time róseo B, era para que a torcida pense assim...podia ser pior, podia vir o ROTH...
Particularmente o nome não me empolga muito...sigo achando que GILMAR DAL POZZO seria a melhor aposta (o cara é sanguíneo e esse grupo do grêmio precisa de uma sacudida, precisa de alguém rangendo os dentes no vestiário), o estilo do Enderson Moreira me lembra um pouco o Paulo Autuori, Osvaldo de Oliveira, Caio Junior e outros treinadores mornos.
Mas vamos esperar a confirmação e, principalmente, o trabalho do novo treinador!
Paul Kersey · 588 semanas atrás
Jackal975 · 588 semanas atrás
Na minha opinião, se é pra fazer APOSTA (Enderson Moreira), então que se aposte naquele que todos estão pedindo, o Gilmar Dal Pozzo.
Senão vamos repetir o "caso Silas": a maior credencial dele, quando veio, foi ter classificado o Avaí em 5º no Brasileiro. O mesmo que o enderson conseguiu com um time parecido, o Goiás.
jbighead 96p · 588 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
@marcosagost · 588 semanas atrás
Forma de pensar muito parecida com a q eu escrevi, só que a sua, obviamente, com muito mais requintes de genialidade!
A ultima frase ficou sensacional.
Parabéns!
@DANIELMATADOR9 · 588 semanas atrás
Pô, se além de cineasta premiado tu também tivesses o dom da escrita, aí seria covardia!
Tem que deixar um pouquinho para aqueles que não têm outros talentos... huahuahuahua!
Saudações Imortais
NicolasGremista 73p · 588 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 588 semanas atrás
Obviamente que referia-me aos talentos cinematográficos do Marcos.
Quanto aos talentos futebolísticos, temos várias testemunhas oculares e vídeos comprovando a excelência. :)
A propósito: vais lá no evento quarta-feira?
Saudações Imortais
Jorge Vieira · 588 semanas atrás
Agenda Negativa · 588 semanas atrás
Faltou mencionar a falta do camisa 10 nesse time. Não somos os times europeus que atacam e defendem em bloco, precisamos de um 10 FODA e de preferência com uma alternativa à altura.
Com esse 10 garanto que Barcos, Kleber e os reservas chovem nessa seca bem rápido.
Maxi é o cara? Acho que ainda não, além do fato dos oponentes terem sacado a habilidade dele. Marcado nas últimas rodadas do Dilmão ele jogou nada.
O final do post me decepcionou um pouco, pois bateu na velha tecla de "camisa", "mística tricolor", "imortalidade".
É legal ser orgulhoso, mas o Grêmio precisa cair na real e trabalhar, até porque aos olhos dos outros enfrentar o Lendário Grêmio mais motiva a esmagar do que ficar com medinho em um canto.
Reitero que foi um bom post no más, abraço !
álvaro · 588 semanas atrás
Anderson · 588 semanas atrás
E não me venha com churumelas, qualquer bagual da série B joga mais que ele.
Arthur · 588 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 588 semanas atrás
Será que o Cícero meia que esta no santos é muito caro?
Mas se o Koff conseguir efeitos em contratações como fez 1982 e 1993, vamos estar no caminho certo, e mais uma vez vai mostrar para o secadores que ele respira futebol.
Força GRÊMIO.
Luig · 588 semanas atrás
Urtigão · 588 semanas atrás
Se todos são tão especialistas assim, qualquer vivente vai chegar (ou estará) preliminarmente definido.
E o futebol é tão foda por isso. Não há definições.
Cara, vejam só: Fluminense cai pra segunda um ano após ser campeão; Flamengo quase cai e é campeão da CB; Super grupo Barcelona dos Pampas afunda miseravelmente; Campeão do Mundo é coadjuvante...
Tudo pode acontecer no Planeta Bola.
Atualmente, principalmente o que não se espera...
TRI A CAMINHO!
Imortal passo fundo · 588 semanas atrás
Ravaneli · 588 semanas atrás
Ravaneli · 588 semanas atrás
@andrebaptista · 588 semanas atrás
Everton e Luan, estão sobrando na copinha, seria interessante largar esses guris no gaúchão.
No mais, se não trouxerem Renato, que fiquem com o Roger, ao menos que este não se sinta preparado.
Não existe ninguém no mercado que entenda mais de Grêmio do que Roger. Alô direção! Sem Endersons, Roths, carioquês, sonolências...
heraldo · 588 semanas atrás
.
.
Saimon. Rodolpho. Bressan.
.
.
. Ramiro. A.telles.
.
. Souza. Riveros.
.
. Max. Rodrigues.
.
.
. Gustavo . Barcos.
André - Cascavel Pr · 588 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 588 semanas atrás
Corneteiro Imortal · 588 semanas atrás
Vejam o mundo que esses caras vivem, torcem o nariz para R$ 300 mil mês, quase R$ 4 milhões por ano só de salário!
Quem não mudaria até de nome por uma grana destas?
Valeu Renato, mas é melhor você ficar no RJ, jogando futevôlei e correndo atrás das fotos da filha pelada na internet...
rafa · 588 semanas atrás
Fico preocupado, porque no jogo Grêmio e Goias, o Goias jogou como uma baba, estava atrás no placar e não deu demonstração alguma de reação, não criando chance de gol. E na última rodada, precisando apenas ganhar para ir àLibertadores o Goias perdeu em casa de goleada para o Santos. Imagina esta postura no Grêmio?
Será q o DalPozzo não seria uma aposta melhor?
GOstaria de informações do motivo de não fecharmos com o Renato.
PiticaGremio 113p · 588 semanas atrás
fabiano · 588 semanas atrás
AntonioSL · 588 semanas atrás
Cansado · 588 semanas atrás
Corneteiro Imortal · 588 semanas atrás
Pior do que isso é que não vamos nos livrar do KLEBER GLUTEADOR e do BARCOS TRAÍRA, que para mim já deveriam estar longe da ARENA. O segundo até tem mercado...mas o primeiro, ganhando seus R$ 500 mil/mês é um pepino difícil de ser descascado.
O negócio é pagar um parte do salário de ambos para que joguem em outro lugar. O que é pior, gastar mensalmente R$ 300 mil com os dois ou gastar quase R$ 1 milhão por mês e ainda ter de aguentar os dois emperrando o time?
Esse 2014 está começando com cara de 2013, 2012, 2011, 2010....
Todavia, minha tênue esperança tem nome e sobrenome: Fábio André Koff (que Deus o ilumine)
Vinícius · 588 semanas atrás
O Renato teria pedido um salário muito alto o que fez a direção do Grêmio procurar um novo treinador. A opção número um, segundo os "entendidos" foi, pasmem, Tite, que só não foi contratado porque disse que quer descansar até depois da Copa.
Muito bem, deixa eu ver se entendi: as notícias são de que o Grêmio está quebrado, falido e devendo as cuecas, e que só renova com Renato se ele aceitar reduzir o salário, algo que parece que não aconteceu, aí a alternativa foi contratar o Tite???
Não conheço os números, mas posso apostar que o reajuste salarial do Renato não chega perto do valor mínimo cobrado pelo TIte. Não estou comparando os dois, mas acho engraçado como essas especulações avançam sem nenhum critério ou lógica.
Já li que o Gilmar tinha fechado contrato, Cristóvão, Juarez e mais uns 3.
Os jornaleiros simplesmente atiram alguma coisa nos jornais e sites e tratam isso como a maior das verdades.
Antes mesmo de terminar o brasileiro o discurso era de que o presidente iria acompanhar pessoalmente o sorteio da Libertadores e depois disso conversaria com o Renato para tratar da renovação do contrato. Antes mesmo de o avião pousar no paraguai já tinham inúmeras especulações. O sorteio até onde lembro foi quinta-feira pra não dizer sexta devido ao horário. De lá pra cá já tivemos 3 treinadores.
Mas é muita gente entendida mesmo!!!!
To ansioso pra ver o baile que o mestre Koff vai dar nesses asnos.
Angelo · 588 semanas atrás
Leandro · 588 semanas atrás
Não quero Burroth, não quero treinador da Chapecoense, não quero treinador do Goiás... efetiva logo o Roger !
Vão fazer besteira logo em 2014, classificados num grupo difícil da LA ?