31 de maio de 2017

Classificação planejada, o time violento e os pdf´s falsificados

Domingo voltou o chororô daqueles que adoram prognosticar tragédias e determinarram que o Grêmio foi alijado da luta pelo título nacional ao perder para o Sport Recife.
Um time que fizer 100 % dos pontos em casa e 33 % dos pontos fora de casa, em 99 % das vezes, será campeão brasileiro. Por isto que alguns dirigentes e torcedores falam em ganhar todas em casa e empatar todas fora. Evidentemente, ninguém ganhará todas em casa. Portanto, para a conta fechar tem de ganhar jogos fora. Então, esta afirmação de ganhar em casa e empatar fora é muito mais uma figura de linguagem do que um planejamento. É mais didático e não demanda muita explicação.
Entendo a reclamação dos que ficam chateados ao ouvir isto de dirigentes, mas procurem não ser tão literais com o que vocês lêem e ouvem. Por isto eu acho muito importante acompanhar a Classificação "Planejada", uma sacada do Rica Perrone, grande jornalista esportivo isento e independente, que mostra a posição dos clubes no campeonato não pelos pontos reais mas pelos pontos "planejados".
Quem não sabe ainda como funciona e quer detalhes recomendo uma leitura no próprio blog do Rica. Neste link aqui ó.
Reproduzo a tabela aqui no blog para que vocês vejam que o Grêmio, já alijado do título, conquistou 50 % a mais dos pontos esperados. Não. Não são os dirigentes dos clubes que mandam para o Rica o que esperam que aconteça. É bom esclarecer antes que comece o mimimi. Insisto. Leia lá que vocês entenderão. Se quiserem entender é claro.

Tabela Planejada (Fonte: Rica Perrone)

_____


Fluminense x Grêmio

Basta o tricolor sair para jogar no Rio e São Paulo e logo aparece um esperto para reclamar do excesso de faltas que o Grêmio comete.
Ontem foi a vez de um jogador do time carioca. "O Grêmio bate muito", o arigó falou.
Bate sim. Bate na bola, digo eu. E no gol. E ganha jogando.
Duvidam?
Abaixo a estatística do jogo.


E aí, seu Rycharlyson?
Como se vê, mimimi não é privilégio dos nossos chorões do apocalípse.
A tentativa de condicionar a arbitragem está clara, e o juiz de hoje é meio trapalhão mesmo. Mas acho que não vingará. 
Tenho forte esperança de que voltaremos classificados.

_____

Os e-mails falsificados

Demorou mas chegou o dia.
Hoje sairá o relatório do caso dos e-mails falsificados pelo cocô-irmão. Reina grande expectativa, como se dizia antigamente. Grande? Sim. Do Mampituba para cima.
No Rio Grande amando nenhuma linha. Nenhuminha.
Mas vai aqui a dica.
A partir das 10 horas o Sportv vai fazer longa reportagem sobre o caso. E vem coisa pesada por aí.
Provavelmente haverá novidades também no twiter do Ilgo Wink, o grande blogueiro que acolhe os apocalípticos gremistas mais amargos da face da terra. E ele promete um post também sobre o assunto.
Fica a dia.