21 de maio de 2017

Daniel Matador - Levem-nos ao seu líder!

Atlético-PR 0 x 2 Grêmio

O tricolor venceu com gols de Luan e Barrios e é líder do Brasileirão


Caros

Após dois confrontos onde apresentou um futebol vistoso e de resultados (o primeiro na estreia pelo Campeonato Brasileiro, na vitória frente ao Botafogo, e o segundo pela Copa do Brasil, na vitória sobre o Fluminense), a equipe de Renato Portaluppi viajou até Curitiba para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Para os desavisados, neste campeonato participam somente os clubes da elite do futebol brasileiro. Os demais clubes de segunda linha disputam competições em divisões inferiores. Nesta segunda rodada, o adversário foi o clube que abriu a jornada que culminou com o pentacampeonato da Copa do Brasil de 2016.

O CAP sempre foi um adversário chato de enfrentar, principalmente em casa. Sem contar que a Arena da Baixada conta com a famigerada grama sintética. Na primeira rodada o time de Paulo Autuori sofreu uma goleada do Bahia, não obstante ter atuado com uma equipe totalmente descaracterizada por conta da prioridade dada à Libertadores. Renato repetiu o time que venceu o Fluminense durante a semana. Grande e rara oportunidade de dar entrosamento para o time. Além de conferir a boa fase do artilheiro Barrios e da revelação Arthur na estreia do tricolor fora de casa neste campeonato.

1º tempo: Atlético-PR 0 x 0 Grêmio

O jogo começou com os times estudando-se e, logo aos 7 minutos, Thiago Heleno deu uma voadora para quebrar Pedro Rocha e levou amarelo. Luan era outro caçado dentro de campo (algo que já tornou-se usual). Chances reais de gol, contudo, eram escassas. Interessante era notar-se a contínua triangulação pelos lados do campo promovida pelo Grêmio. E inclusive as viradas de jogo, que proporcionavam as trocas de passes tanto pelo lado direito quanto pelo esquerdo.

Só aos 27 houve uma chegada realmente perigosa. Intensa troca de passes e cruzamento de Luan para a área, porém sem interceptação. A qualidade dos passes era muito prejudicada pelo gramado sintético. Ainda assim, parecia que era o Grêmio o local e o CAP o visitante. Aos 36, blitz do CAP e reclamação por conta da bola ter batido no braço de Kannemann dentro da área, porém o mesmo estava perpendicular ao corpo. Aos 38, Pedro Rocha avançou área adentro pela esquerda, gingou e chutou, porém Weverton defendeu. O primeiro tempo foi movimentado, porém sem chances claras de gol.





2º tempo: Atlético-PR 0 x 2 Grêmio

Nem um minuto havia rolado e Arthur cruzou para Ramiro na direita, que esforçou-se para tocar para trás. Barrios escorou e Luan, vindo de trás, encheu o pé com um BALAÇO no ângulo, abrindo o placar!
Aos 13, Ramiro cruzou da direita, quase na linha de fundo, e Barrios quase ampliou. No minuto seguinte, a jogada, repetiu-se: Ramiro cruzou da direita, porém desta vez Barrios não perdoou e fez Weverton buscar novamente a bola no fundo da rede! Gol de centroavante!

O tricolor era local na Arena na Baixada. Começou a meter o CAP na roda, que ficou desnorteado com os dois gols em sequência. Parecia um sparring levando um direto e em seguida um cruzado de um boxeador de nível superior. Aos 26, Luan driblou meio time e lançou Ramiro, que cruzou na área, porém a jogada não foi finalizada em gol. Aos 27, jogadaça entre Pedro Rocha e Luan, que lançou  novamente para PR32 finalizar, porém Weverton defendeu em cima.

Até que, aos 30 minutos, Grohe continuou fazendo cera e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Com isso, Renato teve que retirar Barrios para a entrada do goleiro reserva Léo. Com um a mais em campo e perdendo em casa, o CAP passou a fazer uma pressão violenta. Aos 36, Pedro Rocha saiu para a entrada de Jaílson, em uma clara tentativa de Renato em manter a postura defensiva e assegurar o resultado. Aos 37, Nicão deu um bago que passou próximo ao travessão. Aos 43, Arthur saiu para a entrada de Thyere. O Grêmio jogava com três zagueiros em campo e o CAP fazia várias blitzes, sempre parando no paredão tricolor. E o jogo acabou com a vitória do líder do Brasileirão da Série A!



Como jogaram:

Grohe: fez algumas ceras desnecessárias, o que já está fazendo com que torne-se visado pela arbitragem. Mas não precisou esforçar-se em demasia, pois a zaga deu conta do recado. Só que sua mania, dessa vez, atrapalhou o time, pois foi expulso por conta disso. Nota 2
Léo Moura: sua experiência é vital em jogos como o de hoje, quando a coisa começa a encrespar. Nota 6
Geromel: a qualidade de sempre. Tem sido o capitão nos últimos jogos e pode até manter a braçadeira, mesmo quando Maicon retornar. Nota 9
Kannemann: um monstro na zaga. Espanou tudo. Mostrou sua raça principalmente quando o time ficou com um a menos. Nota 8
Bruno Cortez: tem mostrado-se uma boa opção para a lateral esquerda. Nota 6
Michel: um dos que mais destoaram do restante, porém sem comprometer. Nota 5
Arthur: a mesma qualidade que mostrou em outros jogos. Tem tudo para ser craque. É um garoto que parece um veterano. Saiu para a entrada de Thyere. Nota 7
Ramiro: é um dínamo. Fez de tudo. Saiu extenuado ao final do jogo. Nota 7
Luan: participativo ao extremo e com grande índice de passes. Foi o melhor em campo e ainda fez um golaço. Nota 9
Pedro Rocha: pouca disposição no primeiro tempo. Melhorou no segundo, mas continua pecando na finalização. Saiu para a entrada de Jaílson. Nota 5
Lucas Barrios: não adianta, é centroavante e matador. Na primeira chance real que teve, guardou. Foi obrigado a sair para a entrada de Léo por conta da expulsão de Grohe. Nota 8

Léo: entrou no lugar de Grohe, que foi expulso. Foi tranquilo e garantiu a vitória. Nota 7
Jaílson: entrou no lugar de Pedro Rocha, quase ao final do jogo. Sem nota
Thyere: entrou no lugar de Arthur, quase ao final do jogo. Sem nota

Renato Portaluppi: não se sabe o que ele fez no intervalo, mas é fato que o time mudou sua postura e estraçalhou com o jogo. Fez as mudanças necessárias após a expulsão de Grohe. A vitória e a liderança do campeonato passam por suas mãos. Nota 9

Arbitragem: o trio paulista composto pelo apitador Marcelo Aparecido de Souza e os auxiliares Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo comandou a partida. O árbitro, surpreendentemente, foi bem no quesito disciplinar no primeiro tempo. Apesar de seu preciosismo na expulsão de Grohe, fica difícil condená-lo por isso. Erro crasso ao marcar escanteio em um chute de Nicão que foi por cima do travessão e não pegou em ninguém.

O Grêmio mostrou uma superioridade impressionante na casa do adversário. O histórico mostra que sempre foi difícil enfrentar o CAP na Arena da Baixada. Só que o time de Renato é envolvente. É movediço. É vertical. É contundente. É letal. Luan destruiu com o jogo e Barrios deu o tiro de misericórdia. O tricolor mostrou suas credenciais e voltou de Curitiba como LÍDER do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão! Sonhar é perigoso. Mas está difícil controlar a esperança. Dá-lhe Grêmio!

Saudações Imortais