1 de novembro de 2017

Daniel Matador - Grêmio na final da Libertadores!

Grêmio 0 x 1 Barcelona de Guayaquil

O capitão Geromel alça voo para libertar a América.

Caros

Assim como o peixe precisa da água para viver, o ser humano precisa de ar para respirar. Só que, para alguns seres humanos, somente o ar não é suficiente para mantê-los vivos sobre a face da Terra. Aqueles que fardam azul, preto e branco só tornam-se plenos ao respirarem o ar especial dela, a Taça Libertadores. O torneio mais fantástico do planeta é o oxigênio que gremistas necessitam para viver. Eles a respiram. Vivem dela. Matam por ela. Morrem por ela. Se, assim como na cantiga popular, um peixe vivo não pode viver fora da água fria, também os tricolores não podem viver fora da Libertadores da América.

No primeiro dia de novembro, o Grêmio concedeu mais algumas lufadas deste oxigênio para sua torcida. Garantiu alguns quinhões de vida para os adeptos do manto tricolor. Antes mesmo de Renato fazer seus comandados ingressarem em campo, a notícia da renovação de Luan até 2020 era mais um componente a fortalecer o clima da noite. Jaílson era mantido como titular e Cícero era a grande novidade, jogando inicialmente na posição de Barrios, que para por alguns dias para tratar um desconforto muscular. Mas tudo isso era secundário. Porque mais um capítulo da epopeia gremista na Libertadores 2017 começava a ser escrito na Arena do Grêmio.

1º Tempo: Grêmio 0 x 1 Barcelona de Quayaquil

O Barcelona entrou em campo com um fardamento feio pra cacete. Os primeiros 10 minutos serviram para os times estudarem-se mutuamente, porém com intensidade. Aos 12, uma primeira BLITZ tricolor, porém sem chance clara de gol. Aos 15, o primeiro chute perigoso, com Arthur. A bola passou próxima à trave direita do gol equatoriano. Aos 20, excelente chegada e, após bate e rebate, Luan emenda um CHUTAÇO de voleio na altura da meia-lua e o goleiro salva para escanteio! Aos 25, o jogo estava tão AMORCEGADO que Kannemann até cavou uma falta sem bola e um cartão para Esterilla.

O time de Guayaquil não havia levado perigo ao gol de Grohe até então, mas sentavam o sarrafo sob a complacência do árbitro. Aos 31, o primeiro chute a gol deles, que Grohe encaixou firme. Até que, quase aos 33, Caicedo cruzou da esquerda e Alvez emendou de primeira, de canhota, para abrir o placar. Aos 35, grande cruzamento de Fernandinho pela esquerda, com Cícero cabeceando LIVRE e perdendo um gol incrível! Aos 45, grande arrancada de Luan, que avançava livre, porém se perdeu com a bola no último lance. E o time foi para o intervalo com o placar adverso.





2º Tempo: Grêmio 0 x 0 Barcelona de Quayaquil

Nem um minuto passado e Cícero já recebia boa bola, porém bateu cruzado e mascado. E aí iniciou-se uma blitz e uma série de escanteios contra o gol de Banguera. Aos 10, Esterilla girou em cima de Cortez e chutou, com a bola batendo no poste! Logo após esse lance, Fernandinho saiu para a entrada de Everton. Aos 18, Luan bateu cruzado e a bola passou na frente da área sem ninguém para concluir. Aos 22, Cícero recebeu a bola logo após a intermediária, avançou e chutou EM CIMA do goleiro! Aos 25, o próprio Cícero saiu para a entrada de Jael, o Cruel. Aos 27, Luan bateu colocado, mas a bola saiu.

Aos 28, grande jogada e cruzamento de Edilson, porém a bola passou por baixo do pé de Ramiro, em um lance incrível! Aparentemente, o Grêmio havia tomado conta do jogo após a entrada de Jael. Aos 32, após cruzamento de Cortez, Jael cabeceou e a bola beijou o poste! Aos 38, Edilson emendou uma quinta marcha e CARIMBOU um zagueiro, com a bola indo a escanteio. Aos 39, Ramiro saiu para a entrada de Michel. Aos 41, Luan aparava bola quase dentro da área, de frente para o gol, porém a mesma bateu no braço. A partir daí, só o que importava era deixar o relógio correr. O árbitro deu 4 minutos de acréscimo e encerrou a partida. O Grêmio está na final da Libertadores da América!





Como jogaram:

Grohe: sem culpa no gol que sofreu. Algumas boas intervenções. Nota 6
Edílson: bem abaixo da performance apresentada no Equador, quando foi um dos melhores em campo. Nota 4
Geromel: foi bem, apesar de ter sido envolvido em um ou outro lance. Nota 7
Kannemann: muito bem, jogou como se joga na Libertadores. Nota 8
Cortez: foi envolvido em alguns lances e não conseguiu contribuir muito no apoio. Nota 4
Jaílson: começou muito bem, mas aos poucos deixou muito espaço na frente da área. Nota 6
Arthur: um dos mais ativos no jogo. Nota 7
Ramiro: completava hoje 200 jogos pelo clube, mas não fez boa apresentação. Saiu para a entrada de Michel. Nota 3
Luan: outra boa jornada, foi um dos esteios do meio de campo. Nota 7
Fernandinho: pouco operante. Teve apenas uma boa jogada, o lançamento para o gol perdido por Cícero. Nota 3
Cícero: foi escalado como centroavante (?) e perdeu um gol incrível no primeiro tempo. Teve outra grande chance no segundo e também perdeu. Nota 3

Everton: entrou no lugar de Fernandinho. Bons lances, mais participativo. Nota 6
Jael: entrou no lugar de Cícero. Por incrível que pareça, entrou bem e quase fez um gol. Nota 6
Michel: entrou no lugar de Ramiro, na finaleira. Sem nota

Renato Portaluppi: errou na escalação de Cícero, que mostrou-se improdutivo. Mas soube como ninguém comandar um time que, após uma década, chega novamente a uma final de Libertadores. Tem méritos. Nota 6

Arbitragem: o trio foi chileno, composto pelo apitador Roberto Tobar e pelos assistentes Carlos Astroza e Cristhian Schiemann. A ressaltar mais um pioneirismo gremista: a primeira partida de futebol realizada em solo brasileiro utilizando o VAR (o árbitro de vídeo, utilizado para sanar lances duvidosos e polêmicos). Só que não adiantou muito, pois escolheram um apitador por demais incompetente para apitar uma partida tão importante. O ananá deixou o pau comer solto. Fraquíssimo.

Diferentemente do que alguns ananás falaram e escreveram durante a semana, Libertadores nunca é fácil. E o Barcelona fez valer sua trajetória na competição esse ano, quando sempre acabava jogando melhor fora de casa. Foi um adversário duríssimo e valorizou demais a passagem gremista para a finalíssima da competição continental. Agora nada mais importa. Tem Grêmio x Lanús lutando pela glória suprema de libertar a América. E NÓS VAMOS ACABAR COM O PLANETA!!!

Saudações Imortais