30 de novembro de 2017

Eu sou irmão do Ico

Eu nunca falei de mim no blog. Mas acho que devo contar algumas coisas particulares.
Este blog, vocês sabe, nasceu nas profundas agruras da segundona, que este ano foi rebatizada por 10 meses como Brasileirão série B. Mas isto é outro assunto.
E quem teve a ideia e a pôs em prática foi o Ico, que me convidou. O espírito do blog era mostrar que o Grêmio apesar de ter caído era grande, imenso. Por isto o Arigatô, que remetia a Tóquio. E por isto o seu Algoz, que não daria mole para os abusados cocô-irmãos. Ele era o Luan. Eu o Orcina. Não sabe quem foi o Orcina? Pode te instruir aqui.
E assim foi. Nas épocas mais amargas do time quando eu retrucava algum comentário ele vinha com o papo: "não briga com os leitores." Aí eu me controlava. Assim é o Ico. Pode ter todos os motivos para te mandar naquele lugar mas prefere caminhos menos bélicos.
O tempo passou, o blog cresceu muito em leitores e um dia o Ico me falou: "o presidente Koff quer falar comigo. Parece que quer me convidar para concorrer a vice presidente."
E queria. E ele, já na campanha, deixou de escrever no blog porque achava incompatível ser crítico e participar do sistema. E é.
Fiquei sozinho e solto. Aí comecei a mandar alguns naquele lugar. Para suprir a saída do Ico chamei a Pitica, depois o Daniel, a Talita. Mais recentemente veio o Maurício. Outros passaram mas por diversos motivos não continuaram no blog. Mas não é sobre o blog que eu quero falar.
Somos 5 irmãos. Três gremistas e dois colorados. O meu pai é colorado. Ou era. Porque desde que o Ico assumiu no Grêmio ele torce para os dois. Menos em GRE-nada, porque aí ele torce para o Grêmio. Porque minha família de italianos é assim. A gente briga um monte mas que não venha ninguém de fora, nem esposas e maridos, se meter que nos unimos contra tudo e todos. Tipo torcedor gremista. Vocês corneteiam até dar nojo, mas que não venha um torcedor qualquer se meter na corneta que a coisa vira.
Outro dia, aquele gagá do Kenny Braga teria falado que "toda a família do Ico era colorada". Como sempre mal informado o panaca. Somos 3 x 3. Mas ontem era 6 x 0 pro Grêmio.
Tempos atrás, naquele grupo do whats dos corneteiros que comentavam aqui, um cara quis me ofender e disse que "eu vivia na sombra do irmão." Até parece que eu saio por aí usando o nome dele para conseguir favores. E como se eu não tivesse vida própria. Modéstia à parte, sou bom no que faço. Saiam Brasil afora e falem com engenheiros civis e vocês verão que tenho certo nome. Até fora do país sou respeitado e conhecido por muita genta da área acadêmica. Então, até um ano atrás o cara da família mais conhecido era eu.
Pois na segunda semana de novembro fomos todos para Três de Maio festejar os 93 anos do pai. Uma rádio local soube da presença do Ico na cidade e apareceu lá em casa para entrevistá-lo.
Como ele tinha dado uma saída o pai me apresentou para o repórter e disse: "este é o irmão mais velho do Ico".
"Alto lá, falei. Vamos restabelecer a verdade aqui. O Ico é o meu irmão e não o contrário."
Pois hoje, em meio às festas do tri da América e ainda inebriado com o feito espetacular do Imortal Tricolor, eu vi o quanto o Ico é respeitado, admirado e tem reconhecido o seu trabalho. É quase uma unanimidade. Gente que torcia o nariz no início agora o incensa. E aqueles renitentes que pensam no clube como uma ponte para aparecer ou pior, para ganhar dinheiro, recolhem-se ao silêncio dos oportunistas. Voltarão com força na primeira chance mas agora não tem coragem para manter a crítica.
Confesso que senti a inveja boa, aquela que é amenizada pelo orgulho de usufruir da intimidade, amizade e amor do meu irmão.
É muito bom ver gente que amamos viver um momento mágico como ele está vivendo. Momento mais do que merecido. Especialmente se pensarmos na pressão que sofre quem ocupa este cargo nos clubes brasileiros. Se eu, que sou irmão e não tenho nada a ver com o que acontece no Grêmio levo porrada todo dia só por ser irmão do VP de futebol, fico imaginando o quanto esta tarefa deve ser árdua para ele.
Agora é o mundial, que o futebol não permite que se festeje por muito tempo. E sabem o que? Eu tenho o forte pressentimento que traremos o bi.
Mas eu nem vou esperar que isto aconteça para restabelecer uma verdade.
Não é o Ico que é meu irmão. Eu é que sou irmão do Ico. Com orgulho. Muito orgulho!