7 de novembro de 2017

O Torcedor SAC

O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil o ano passado de forma espetacular, jogando muito, amassando os rivais. Um espetáculo exaltado por todo o Brasil. Verdade? Meia verdade. Alguns podem não querer acreditar, mas teve mimimi.

"Ain, o Grohe levou um gol do meio do campo."

Quinze anos sem vitórias mas alguns arigós, ao invés de festejarem a conquista reclamavam dos detalhes da festa.
Este ano O tricolor participa, pela primeira vez, de uma temporada em que as três principais competições terminam quase de forma simultânea. Apenas duas semanas atrás acabou a Copa do Brasil. Libertadores e Campeonato Brasileiro terminam praticamente juntos. Grandes favoritos foram sendo deixados pelo caminho. O Imortal perdeu a Copa do Brasil nos pênaltis. Está em terceiro no nacional e na final da Libertadores. Todo mundo feliz?
Imagina!

"Ain, dava para ganhar as três."

Não dava meu. Impossível!

O que explica este comportamento? Acho que o Candrarama, inteligente leitor deste blog, matou a charada. Ele puxou um conceito emitido por um jornalista mala de São Paulo. Segundo este comentarista há muitos "Torcedores SAC".
E o que seria o Torcedor SAC?
Elementar caro Watson: o Torcedor SAC é aquele que torce com o código de defesa do consumidor embaixo do braço.
Ele não ama o clube. Quer resultados.
Ele não apenas quer resultados. Quer atuações perfeitas.
Ele não quer apenas atuações perfeitas. Quer ganhar sem sofrer.
Imagina só se um Torcedor SAC vai ficar feliz com uma vitória nos acréscimos. Bem capaz! Uma vitória sofrida aumenta as rugas, altera a pressão, atrasa o sono, etc.
Jogo bom é aquele tranquilo. De preferências sem adversário do outro lado. Aliás, Torcedor SAC sempre acha que o Grêmio joga contra ninguém.
Torcedor SAC não aceita mercadoria que não seja top top top.
Isto explica a reclamação após a conquista da Copa do Brasil e, mais recentemente, após a vitória contra o Barcelona. Vitória sim.
Teve um mala que reclamou do Grêmio ter ganho apenas de 4 x 0 do Zamora.
Outros dizem que o Imortal ganhou a Copa do Brasil acadelado porque não ganhou do Cruzeiro e depois do Atlético na Arena.
Na verdade, muito provavelmente estes caras não entendem regulamentos de copas. Especialmente mata-mata.
Eu explico crianças. Em mata-mata os jogos são de 180 minutos. Ganha quem for melhor ao final de dois jogos. Não importa ganhar um e perder pior o outro.
Assim, um time inteligente que faz um bom placar no primeiro jogo tem que jogar a outra metade da decisão sabendo disto. O Grêmio ganhou do Cruzeiro em Minas e cozinhou o jogo da volta. O mesmo fez com o Atlético. Agora com o Barcelona.
Queriam que saísse faceirinho para cima por que? Para complicar?
O torcedor SAC deve ter chegado na terra há pouco. Não conhece a história do Grêmio de conquistas sempre sofridas.
O Grêmio já ganhou do Palmeiras por 5 x 0 e perdeu a segunda por 5 x 1. Só classificou porque jogou administrando a vantagem até o limite.
Nenhuma Copa do Brasil, campeonato Brasileiro ou Libertadores foi vencida sem dores profundas. Sem muito suor. Sem calafrios. Quem não quiser isto é melhor desistir do tricolor.
Vai fazer outra coisa. Quem sabe softbal ou frescobol seja mais adequado para estes. Certamente terão menos motivos para reclamar. Ou não?