31 de dezembro de 2010

O mais tardar, na segunda?

O livreto é da FIFA e pode ser consultado por quem quiser. O título é "Regulations on the Status and Transfer of Players", algo como "Regulamentos sobre status e transferência de jogadores".

O documento, que pode ser encontrado neste link, estabelece no item 3 do Capítulo 18:
A club intending to conclude a contract with a professional must inform the player's current club in writing before entering into negotiations with him. A professional shall only be free to conclude a contract with another club if his contract with his present club has expired or is due to expire within six months. Any breach of this provision shall be subject to appropriate sanctions.
Traduzindo: "Um clube que pretenda firmar um contrato com um profissional deve informar sua intenção ao clube atual do jogador, por escrito, antes de entrar em negociações com ele. Um profissional só estará livre para celebrar um contrato com outro clube se o contrato com o clube atual expirou ou estiver por expirar dentro de seis meses. Qualquer violação desta disposição será objeto de sanções."

A notícia da contratação de Ronaldo Moreira pelo Milan foi divulgada no dia 15/07/2008. A última rodada do campeonato italiano ocorre no dia 22 de maio. Várias matérias da época informam que o contrato foi assinado até 30/06/2011. Se for assim, amanhã, sábado, já estaremos dentro do prazo de 6 meses estabelecido pela FIFA para a celebração de um pré-contrato. Ronaldo Moreira poderá, então, materializar todo o amor que sente pelo Grêmio. A assinatura de um pré-contrato praticamente selaria a liberação do jogador pelo Milan, sem custo. Por que permaneceriam pagando o salário de um jogador que não será utilizado por 6 meses? Italianos não costuma rasgar dinheiro.

Aguardemos, então, pela declaração de amor. Afinal, chi puo fermare il fiume che corre verso il mare? (Quem pode parar um rio que corre para o mar?).

Porém, não nos esqueçamos de sentar, pois a vida pode apresentar demoras e surpresas e os caminhos para o mar e os do amor costumam ser cheios de curvas traiçoeiras.