28 de maio de 2013

Biteco ou Elano? Eis a questão...



Muito bonita a atitude do jogador Neymar  levando em consideração as necessidades do clube que o formou e  revelou para o futebol. Esse menino que  tem muito bom-caráter, é o mesmo que reconheceu de imediato o filho que teve com uma namoradinha  adolescente. Admirável! Ele adora mostrar  ao mundo as peraltices do seu bebê . E ainda encontra tempo para acompanhar  de perto e com muito zelo a educação do bambino . Diferente de muitas figura públicas por aí, ele não trata o rebento como um filho "bastardo" que lhe causa vergonha. Esse rapaz  é de bem com a vida, feliz e transparente. A sua escolha pelo Barcelona mostra que ninguém é obrigado a agir  pela cabeça dos outros como se fosse um marionete sem cérebro. Talvez  até tenha deixado de ganhar mais dinheiro tivesse escolhido o Real Madrid, mas ele tem muito claro em sua mente que o importante é ser feliz. Neymar tem personalidade e  não permite que o vil metal seja prioritário em sua vida. Poderia esperar mais seis meses, embolsar muito mais dinheiro e não deixar nada para o Santos. Assim, ele prova que sempre há espaço para as duas coisas: ser feliz  e dinheiro no bolso. Porém, sem se sentir corrompido. E, também,  que não precisa agir como um boboca  alienado para fingir que tem a ficha limpa e se fazer de vítima.
Desejo ao Neymar toda a felicidade merecida  e que brilhe intensamente nos gramados da Europa trazendo orgulho  a todos nós.
____________
Gringo costa larga

Gringo gosta de jogo, principalmente se for do Grêmio.

Domingo, os gringos de Caxias do Sul  colocaram por terra a teoria de que não vão ao estádio  por serem pão-duros  ou por não gostarem de futebol. Teve gente querendo colocar na conta dos caxienses  os fracassos de bilheteria. Gringos costa larga? A verdade pode tardar , mas sempre aparece. Com o Alfredo Jaconi quase lotado, a torcida gremista caxiense deu um show de fidelidade e amor  ao clube. Está aí o "Ah, Muleque Nicolas" com seu iTchó que não me deixa mentir. Acho que isso encerra de vez a discussão e absolve os gringos de certos fracassos por aí.
Tudo papagaiada da grossa...
____________
Biteco ou Elano?

Essa é uma discussão boa de se fazer e uma questão difícil de resolver.
Estamos falando de Elano, um jogador que já mostrou muita qualidade técnica e ergueu várias taças no futebol. Pela sua bola parada, experiência  e algumas jogadas brilhantes e definitivas, defendo sua escalação no time titular. Mas vendo o Grêmio amarrado no seu-meio campo,  lento e previsível, reivindico a sua saída do time titular.
Doideira? Não sei, talvez...
O problema é que a física nos ensina que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Então...
É nítido e cristalino que Biteco quando entra, revoluciona a dinâmica do time. Domingo, depois de sua entrada,  todos passaram a jogar melhor principalmente Barcos e Vargas. O ritmo aumenta, as investidas ao gol adversário se multiplicam e parece que o restante da equipe sofre uma descarga elétrica de mil volts. O menino é  forte, tem arranque, é veloz, afoito, técnico, desembestado e vai para cima do adversário! Ele possui a irresponsabilidade dos inocentes (e inconsequentes). No seu caso, essa irresponsabilidade significa um dínamo que coloca para a frente o time todo. Por alguns momentos, deu para assistir a bola circulando em círculos no ataque. Gostaria muito de vê-lo começar uma partida  para saber como se comporta. Mesmo porque, sempre defendi  a utilização dos meninos da base. O Grêmio já revelou muitos craques para o futebol. Penso que seria inteligente repetir a receita que já deu certo em inúmeras oportunidades. Assim, poderíamos ter Elano como um reserva de luxo.
Por que não?
____________

Arena

O presidente Fábio Koff solicitou uma reunião do Conselho Deliberativo para expor aos trezentos conselheiros do clube o novo aditivo com as mudanças no contrato da  Arena. Deverá ser no próximo dia 13 de junho. Com certeza entre esses trezentos, haverá algum barriga fria que gosta de ficar bem na fita com os jornaleiros que dará o serviço para os i$ento$. Costurar trezentas bocas é impossível. Então, torcida gremista prepare-se: em breve saberemos detalhes sobre o aditivo ao contrato e as mudanças conseguidas pela direção.