4 de maio de 2013

Cris, i$ento$ e jogo da volta

Cris é bom

Outro dia após uma derrota do Grêmio na Arena conversei com um dirigente que foi ao vestiário. Ele falou que os jogadores estavam chateados mas teve algo que me chamou a atenção.
- O Cris fica arrasado quando perde.
E a derrota, aquela, não foi com falha do Cris.
.....

Em outro dia ainda eu estava ouvindo uma rádio e alguém falou sobre determinada pessoa  que eu nem sei quem é.
- Fulano é um doce de pessoa no dia a dia, mas quando torce para o Avaí vira bicho.
.....

Acho que não só ele. No calor da partida é normal que os torcedores se excedam. E eu me excedi na quarta-feira ao falar de Cris.
Não que ele não merecesse palavras duras. Mereceu. Ah se mereceu...
Mas daí, passado o calor da batalha, continuar execrando-o me parece um exagero e um despropósito.
Cris quer ir com o time para a Colômbia, noticiaram.
Foi o suficiente para mais críticas à atitude do jogador e piadas sobre o que ele faria lá.
Me desculpem estes, mas estão completamente enganados.
Cris é uma liderança positiva, muito positiva. E pode sim, e muito, ajudar fora do campo. Tenho certeza que neste momento ajudará muito mais dando apoio fora do que jogando.
Se eu acho que deve voltar ao time após a punição? Claro que não.
Cris está sofrendo os problemas de adaptação que 99 % dos jogadores que vem da Europa sofrem. Tem queridinho da imprensa e da torcida que já desembarcou há mais de ano e ainda não achou onde fica o campo do seu time. Nem por isto se pede a cabeça do elemento. Sequer se pede que tire a tiara de fresco. Ao contrário, pede-se paciência com ele.
Portanto, por mais que se esteja irritado e até mesmo decepcionado com o futebol do Cris, a hora é de apoio e de não encher o saco se ele for aproveitado para ajudar o time a atingir seus objetivos dando força aos que estarão em campo.
Enquanto isto, que continue a treinar forte para poder voltar ao time com o futebol que o fez ser multi-campeão na França.
_____

O papel da imprensa

Quanto mais se fala que os jornaleiros esportivos gaúchos deixaram o profissionalismo atrás da porta da faculdade na saída mais estes se esforçam para mostrar que isto é a pura verdade.
Alguém poderá contestar que eles são profissionais sim. Fazem tudo o que podem e está ao seu alcance para pagar ao segundo patrão.
O problema é que fazem isto nos veículos de notícia do patrão oficial. É tão estranho como seria o sujeito levar a amante para dentro de casa com a família toda lá e achar isto muito normal. Jóinha até.
Mas e daí? Tu vais perguntar. O que tem de novo nesta semana?
Tem mais do mesmo e uma inovação.
Do mais do mesmo temos o seguinte:
Presidente do Comitê Organizador Local da Copa: "Beira-Rio terá um dos gramados mais avançados"
Galeria de fotos: novas imagens da evolução nas obras do Estádio Beira-Rio
Estas duas aí em cima são mais do mesmo.
Mas ontem a novidade: 
10 para a 10: Dez reforços que podem substituir D'Ale no Inter
Mas não é lindo? O jornaleco é tão interessado nas coisas do futebol "gaúcho" e se preocupa tanto com o a glória dos "nossos times" que se deu ao trabalho de pesquisar e indicar 10 jogadores para o timinho contratar.
Depois se tem que ouvir um Nando Gross da vida dizendo que ninguém pode criticar a imprensa porque eles são jornalistas e são os únicos que entendem de jornalismo.
E isto, surpreendentemente, ocorre no único país do mundo que exige diploma de jornalismo para o sujeito trabalhar em meios de comunicação.

_____

Decisão na Colômbia

Depois do jogo de quarta, mais uma vez se ouviu jornaleiro falando e escrevendo que 2 x 1 é pior do que 0 x 0. A estupidez, descobre-se a cada dia, não tem limite e muito menos vacina. Esta asneira já foi desmontada 10 vezes, mas basta o Grêmio ganhar em casa por 2 x 1 em mata mata que eles a trazem de volta correndo.
Claro que o propósito é trazer a desconfiança, a insegurança. Mas os homens do vestiário do Grêmio são inteligentes e experientes o suficiente para desarmar esta estultície.
Eu duvido, por outro lado, que haja hoje um único gremista descontente com a desclassificação no Novelhacão. Imaginem ter de jogar amanhã, no próximo domingo e só então viajar para pegar os 2600 metros de altitude  da Colômbia. Assim, dá para ir com maior antecedência e se preparar melhor para o jogo da volta. O ideal seria ir até antes. Segunda-feira por exemplo. Mas uma semana já ameniza o prejuízo.

Tenho convicção que dá para voltar com um bom resultado. Até mesmo com uma vitória.
É só mostrar a garra e a pegada de quarta-feira. Sem esquecer que Zé Roberto estará de volta.
Ah! e que 0 x 0 é nosso e não leva para os pênaltis. Assim como perder de 3 x 2 é nosso e não desclassifica como o faria se tivesse sido 0 x 0 aqui. Mas nem sei porque digo isto. Eles não tem condição intelectual ou moral para aprender isto.