7 de maio de 2013

Garimpando jogadores


Leitor assíduo do blog, auto definindo-se “apaixonadamente gremista”, o farmacêutico Heraldo Langer elaborou um projeto que, acredita, poderia ser de grande utilidade para o Imortal Tricolor. Através dele, Heraldo prevê a descoberta de novos talentos e o incremento da marca Grêmio por todo o Brasil. O desejo de Langer, é de que a divulgação de sua idéia chegue aos dirigentes e  responsáveis pela modernização do clube. Se chegar ao Presidente Fábio Koff, melhor ainda.

Garimpar talentos por todos os cantos do país é a proposta do projeto.

Batizado com o nome “Garimpando Jogadores” , o projeto de Langer está detalhado passo a passo no texto a seguir:

Objetivo

- Descobrir novos talentos para o futebol;
- Incrementar a marca Grêmio  (com as medidas deste plano de ação, fazer com que o nome e marca do clube fixe no cotidiano do brasileiro);
- Criar vínculos com o clube em todas as regiões e cidades brasileiras (esta ação visa concretizar a marca Grêmio, com as expectativas dos futuros jogadores de futebol em ter acesso ao time profissional);
- Levar para todo o país uma estrutura de ligação entre os futuros jogadores de futebol com a instituição Grêmio.

Ação

- Para atingirmos o objetivo, mapear de forma coerente e prática o maior número possível de cidades “sedes” que possuam uma melhor localização central;
- Feito este mapeamento completo (todo o país), escolhendo as cidades sedes por entorno de quilometragem e (ou) número de habitantes, observar sempre a posição central e de logística para os eventos;
- Recrutamento de pessoal para logística e inscrições durante o evento, observação e seleção dos atletas;
- Estabelecer quais as categorias serão agraciadas pelo projeto;
- Definir número de dias na agenda;
- Escolha do local para realização dos jogos;
- Após seleção dos atletas, organizar locomoção e realizar evento regional e estadual. Posteriormente, organizar evento no CT de Eldorado- RS.

Custos

- Quanto ao pessoal de apoio para realização de serviços burocráticos, arbitragem e seleção de atletas, podem-se recrutar estudantes dos cursos de Educação Física;
- Os jogos seriam filmados (Grêmio TV), para que todos os atletas estejam  inscritos e nos arquivos do clube;
- Hospedagem, campo, material esportivo (bolas, redes, fichas de inscrição): acredito que vários prefeitos gostariam que este evento fosse em suas cidades. Portanto,  poderiam bancar a estadia e alimentação do pessoal de apoio (o ideal seria bancarem até a refeição dos atletas);
- Deslocamento do pessoal de apoio, camisetas ou coletes para serem utilizados pelos atletas poderia ter o patrocínio de empresas das cidades-sede ou  de empresas de âmbito nacional.

Marca Grêmio

Sendo um evento em nível nacional, a importância dele se dará se o mesmo tiver uma continuidade sustentável.
Após escolhidas as sedes, procurar as autoridades competentes para apresentação do projeto. Independente de apoiarem ou não, a escolha do local e o trabalho de divulgação mobilizaria a população da região. Feito isso, mais alguns dias para a realização do evento e, na mesma região, marcar um novo evento para o semestre seguinte. Entre um evento e outro, haverá a expectativa de quem não foi convocado, bem como daqueles que não tiveram oportunidade de se fazer presente no anterior. Isto leva a população destas regiões a ficarem argumentando sobre o Grêmio dois ou três meses. Assim, haveria um número razoável de jovens circulando com os coletes ou camisetas por estas cidades, quem sabe até fidelizando estas pessoas como novos torcedores.
Para a seleção dos atletas, pode-se fazer in loco ou com a tecnologia de vídeo (ou tele conferências). Através de um canal exclusivo online, os próprios treinadores das categorias de base e seus auxiliares em Porto Alegre poderiam participar da seleção dos meninos.

(Adendo da Pitica: as populações que moram nas cidades do interior do RS e do Brasil  vibram com a presença dos grandes clubes de futebol e sentem orgulho quando são lembradas. Isso pode ser muito melhor explorado pelo Grêmio).

Da seleção

Estabelecido se serão as cinco regiões geográficas do Brasil ou os vinte e sete estados, teremos então cinco ou vinte e sete times de cada categoria, mais os do próprio Grêmio, jogando entre si no CT de Eldorado. Oportunizando em muito o garimpo de novos atletas, essa ação , num segundo momento, poderia ser estendida à América do Sul e África.

Conclusão

Definido o número de atletas em cada time (titulares e reservas), teremos um número significante de opções de atletas. Sabemos que em cidades pequenas, quando um guri é bom, a comunidade se mobiliza para que ele possa desenvolver, ou seja, realizar o seu sonho.
Quanto ao custo deste projeto, se um menino destes vingar, o valor de venda poderá não só pagar todo o investimento desta ação, como também vários anos que se seguirão.

Contato: heraldolanger@hotmail.com