12 de junho de 2013

Matemática, física e contabilidade

Hoje é dia de jogo. Apesar dos pesares, ganhando do São Paulo o Grêmio estará 1 ponto atrás da meta de 66,6 % embora venha a ficar com 66,6 %. Fácil de entender. Terá esta porcentagem com um jogo a mais em casa. Tivesse empatado com o Atlético e estaria tudo certo. Neste particular o único time que tem quase tudo certo é o Coritiba, embora esteja com 73,3 %. Fácil de entender também. Eles tem que pelo menos empatar o próximo jogo fora para manter a média.
Mas vai o Grêmio ganhar do São Paulo? Esta é uma boa pergunta.
.....

Que pode ganhar não se discute. Se vai ganhar são outros quinhentos réis. Ainda olhando a campanha pífia do time este ano, considerando o potencial teórico no qual todos acreditam, eu lamentei não ter visto o jogo contra o Vitória. Mas pelo que li e vi, confirmou-se o que eu já escrevi aqui e que ficou mais uma vez provado no jogo contra o time do pilantra dentuço.
E o que eu escrevi? Que falta ao Grêmio uma saída rápida para o ataque. Falta um articulador vertical. Falta alguém capaz de sair do nosso campo e chegar na área adversária em  10 passos. Alguém que, parece, foi o Biteco no jogo da última quarta-feira.
Como bom treinador, cargo que exige ter sonhos de inventar e teimosia, o Pofexô esqueceu o que deu certo naquele jogo e voltou a jogar com uma dupla de apoiadores que pensam que as goleiras estão colocadas nas laterais do campo. Deu no que deu.
O que teremos hoje? Conforme aquele outro pilantra do cabelo acaju "só o tempo dirá."
Mas que a torcida tenha paciência e não complique mais o que ficar complicado.
_____

Ontem teve reunião do Conselho e o novo contrato da Arena foi debatido. Não sei detalhe nenhum fora o que li na internet. Mas uma coisa me chamou a atenção. O Conselho que aprovou algumas barbaridades do contrato anterior, aparentemente sem ler e dando carta branca para os negociadores, agora pediu tempo para ler com calma e refletir antes de avalizar.
Esta atitude deverá ser saudada se representar um avanço na responsabilidade dos conselheiros perante as questões do clube. É o que se espera que esteja ocorrendo. Será catastrófica se foi baseada em revanchismo. Em uma semana se saberá.