3 de junho de 2013

Se não tivesse lido, não acreditaria...

Torcedor é mesmo muito engraçado. Consegue esquecer as coisas que diz e escreve  mais rápido que a velocidade da luz. Quantos posts foram escritos aqui pelos blogueiros sobre a não concordância com as práticas do Pofexô? Muitos! Até perdi a conta... Mas numa olhada rápida por posts passados encontrei facilmente algumas passagens interessantes. E agora, que noventa por cento da torcida quer acabar com a relação de amor apaixonada que nutria pelo treinador , quer jogar no colo do seu Algoz a da Pitica a responsabilidade pelo desempenho do time. Morro e não vejo tudo.

Hoje foi postado o seguinte comentário :

Ademir :

"Voce é o cara,falou e disse ,o que tu estas falando é o que tento dizer a tempos ,o gremio a muito tempo não se ajuda e quem ganha a culpa é a imprensa e bla bla bla , é so o time se ajudar que ninguem vai falar mal e se falar não muda nada pois nos torcedores gremistas estaremos contentes,mas deste jeito que ta so seu Algoz e Pitica pra gostar mesmo."

Nos últimos meses ainda tive que ler  outras coisas como:

Fabricio

"Quem pariu Mateus que o embale".
Muito justo, mas... eu fico pensando... quem é que os bloguistas queriam como técnico do Grêmio em 2013, afinal? As opções na mesa eram:
- Felipão, vindo de uma "esselente" campanha pelo Palmeiras, cobrando os olhos da cara, e muito provavelmente já acertado com o Circo Brasileiro de Futebol para passar a rasteira no Mano;
- Celso Juarez, o Eterno, furando o rodízio estabelecido no RS para a sua contratação (a próxima temporada dele é lá no arroio, depois que o anão fracassar);
- Um Geninho, Jair Picerni, Oswaldo Oliveira ou coisa que o valha;
- Uma aposta em pleno ano de Libertadores e estádio novo;
Quem? Quem era o nome preferencial, do blog e da direção?
PS: A frase "quem pariu Mateus que o embale" aplica-se também à direção atual, não esqueçam. Estamos de olho e fiscalizando cada declaração de que a Arena não foi um bom negócio e que ela é da OAS dada pelo emérito gremista Fábio Koff. Quando os colorados fizerem piadinha sobre "Arena de aluguel", "Arena OAS", lembrem-se da frase "Quem pariu Fábio que o embale", e fiquem beeeeeem quietos.


Ou ainda:

Guaru·

"A renovação com o Luxa me deixou muito satisfeito. Um treinador com seu desempenho não merecia nada menos que uma renovação. Se ele quer ser presidente do Flamengo, síndico do prédio ou musa da bateria da Beija-Flor, pouco me importa, desde que mantenha seu bom trabalho. Entrevista por entrevista, esta do Pofexô foi menos nociva ao Grêmio do que a do Koff-sem-estádio."
____________

Só para arejar as ideias do pessoal esquecido, também escrevi o seguinte post em 18 de novembro de 2012.

Quanto vale um técnico?

O leitor Luis Mário deixou o seguinte comentário no post que escrevi “E agora, Josué? ”

Diz ele:

“Concordo totalmente com  jonassilveira qdo diz:
'' Luxemburgo está treinando um time montado por Caio Júnior. Aí está o problema. Vamos trocar de treinador novamente pra ter que reformular o grupo e queimar dinheiro?
As contratações de Luxa foram Zé Roberto, Werley, Pará e Elano. Onde estaríamos no Brasileirão sem eles? ''
Futebol necessita de planejamento, o Luxa chegou no início deste ano...
Futebol é planejamento, se trouxer outro técnico agora e ele resolve q tem q reformular todo o grupo? o grêmio tem um elenco razoável, precisa de zagueiro, q tem apenas os titulares e outras contratações pontuais, reposição de eventuais saida.
... Grêmio se faz exemplo qdo lembramos da sequencia de trabalho dada a Mano Menezes, q subiu o time de volta à série A em 2005, foi eliminado pelo 15 de novembro de Campo Bom na copa do Brasil de 2006 na 2a fase e foi mantido. No Brasileirão em 2006 ficou em terceiro e em 2007 foi vice da Libertadores(sendo campeão gaúcho em 2006 e 2007). O Grêmio poderia ter optado por um técnico mais experiente (depois da decepção da copa do Brasil), mas não o fez, investiu no técnico, deixou este impor uma filosofia de futebol no clube, montar elencos de ano pra ano e obteve resultado.
Então temos os últimos dois resultados mais importantes do Grêmio resultantes da manutenção de técnicos. Não há dúvidas de o Luxemburgo merece a chance de reestruturar as categorias de base, criar uma filosofia de futebol e pensar a formação de um elenco.
Admito q não gostei qdo ele foi anunciado o novo treinador, achava q ele não tinha a cara do Grêmio, mas fui obrigado a torcer o braço depois do excelente trabalho q ele vem fazendo.
Não dá pra querer q o cara chegue ganhando já, daí já é querer demais. O Luxemburgo começou a qualificar o grupo do Grêmio depois da Copa do Brasil com a chegada de Werley, Elano, Zé Roberto, Pará, a recuperação do Pico...
Antes disso ele treinava um time montado por outro técnico.
Mas e aí, Pitica, q q tu tem a me dizer?
Tu acha q o Luxemburgo não merece a mobilização da torcida pela sua permanência?
A torcida faz a sua parte, tentando atingir o emocional do técnico.
Não vejo nenhum fanatismo pelo técnico e sim reconhecimento por um trabalho q hoje coloca o Grêmio vice campeão brasileiro, tendo um elenco pior pelo menos q São Paulo, Inter e Fluminens e talvez Corinthians, Vasco, Atlético-MG...
Obrigado
Aguardo retorno.”

..........................

Prezado Luis Carlos,
Concordo com tudo o que disseste.
No Brasil, os clubes têm o péssimo hábito de trocar de profissionais a todo instante, como forma de abafar a pressão incontrolável da torcida.
Concordo, também, que sem sequência no trabalho é muito difícil alcançar bons resultados. O problema é aguentar a pressão da torcida , que na maioria das vezes é passional. Tempos atrás, ouvi um dirigente de um clube afirmar : “a torcida não tem cérebro.” Ele quis dizer: ela quer é vencer a qualquer preço e quase nunca pensa na realidade financeira do clube.
Eu também desejo a permanência do técnico Luxemburgo. Ninguém é campeão tantas vezes, sem ter ótimas qualidades profissionais. Mas considero que para ganhar uma babilônia de dinheiro, o profissional tem de dar títulos em troca , vitórias incontestáveis no clube em que trabalha. E até o momento, ele não nos deu isso.
Não acho que o clube tenha que fazer loucuras para manter um técnico.
Mesmo com algum título na algibeira, considero os salários atuais que dizem que esses profissionais ganham no Brasil , uma insanidade.
Não vamos esquecer que vivemos em um país onde as desigualdades sociais são enormes e o fosso entre ricos e pobres é imenso.
Não concordo que um técnico ganhe mais de R$ 1 milhão por mês e o roupeiro que convive com ele no vestiário ganhe pouco mais de um salário mínimo.
O custo-benefício até agora, não justifica o Pofexô fazer tantas exigências.
Se ele tivesse sido campeão brasileiro, qual seria o seu limite?
Na minha opinião, ele ainda tem muito a mostrar no Grêmio.
Só isso.
Abraço
____________

Viram só, meus amigos?! E o mais engraçado é que os que mais queriam o Pofexô, são agora os que mais gritam pela sua saída. Mas eu não tenho memória curta. E se tiver, vou atrás de registros para me atualizar. Nesta pequena amostra podemos ver como agia a torcida há poucos meses. Então vamos parar de se vitimizar e ficar tentando jogar no colo dos outros a frustrações passadas, presentes e futuras.
Todos têm sua parcela de culpa, se é que existe culpa. Ficar xingando e desmerecendo os blogueiros não vai aliviar em nada a alma de cada um dos que se sentem atingidos pelos maus resultados do time. Mesmo que esses “maus” resultados, signifiquem um aproveitamento de 66% no Brasileirão.