17 de janeiro de 2014

Um dia mais do que especial

Hoje a grande maioria dos tricolores lavou a alma.
Ouso dizer que 99 % dos leitores do blog lavaram a alma, os pés, a cabeça e os países baixos.
E qual a razão?
Penso que não preciso dizer.
A razão atende por um nome: Nestor Hein.
Há tempo, há muito tempo, acho que desde sempre, o Grêmio pratica a fidalguia no trato com seus oponentes. O Grêmio, ao contrário de outros, vê os oponentes como adversários esportivos, não como inimigos.
Já muitos clubes menores não conseguem ter este discernimento entre uma coisa e outra. Constroem suas histórias movidos pela inveja, pelo rancor, pela baixaria.
O timinho por exemplo. São numerosos os sujeitos sem nenhuma classe ou educação que já o dirigiram. Como consequência até nas vitórias, ao invés de a festejarem, tratam de lembrar e tripudiar aqueles que lhe machucam os calos.
O Grêmio tem sofrido calado sistematicamente estas agressões. Ano sim, outro também. É uma piadinha aqui. Uma provocação ali. Mesmo nos momentos mais solenes. Arigatô, só para dar um exemplo, foi no jantar de aniversário do timinho o ano passado representando o Grêmio. Teve o dissabor de ouvir piadinhas desrespeitosas. Questão de nível.
Segunda o técnico do timinho e ontem seu glorioso presidente Gigio Unhas de Cristal resolveram alfinetar o tricolor em horas em que deveriam estar pensando apenas no seu clube.
Hoje Nestor Hein respondeu. Vou transcrever para ficar nos anais.
Nós, da direção do Grêmio, não nos pronunciamos sobre questões ligadas ao Internacional, porque é um clube respeitável, que não merece provocações baratas, que ficam para mesa de boteco. Mas o presidente do Internacional está sendo imprudente. É um clube que já foi para a segunda divisão por não pagar contas. Há um mês, pediu suplementação orçamentária e retirou porque nem os conselheiros concordaram. O palhaço Bozo e o Orlando Orfei ficam excitados quando chega uma lona nova. Quando chega uma lona nova, o palhaço fica excitado. A ociosidade é irmã da leviandade. Como o presidente do Internacional disputa apenas um título regional, ele tem tempo para fazer gracinha. Mas nem a torcida do Inter merece isso.
Nada mais precisa ser dito, a não ser agradecer ao vice-presidente pela coragem de repor as coisas no seu devido lugar.