13 de janeiro de 2014

Uma diferença sutil

Em praticamente todos os comentários de todos os posts há uma reclamação recorrente. Vou transcrever um diálogo entre dois leitores abaixo para entenderem.
Um leitor que assina Daniel comentou:
Há alguns que não entendem porque este blog só fala da ivi nessa época do ano. Há 2 motivos básicos:
1) não tem assunto mesmo. Ficar chutando quem vem e quem vai equipararia o blog à própria ivi;
2) o mais relevante deles. É papel do blog denunciar essa prática que vem de vários anos. Só pra ilustrar, cito o que aconteceu na semana passada, quando vários colorados que estavam no grupo começaram a encher o saco por conta da escassez financeira tricolor e a notícia de que o empresário do Kleber tava em POA para conversar sobre os salários atrasados. Não perdi muito meu tempo discutindo, mas se tivesse tido acesso à informação do Forlán antes, teria dado nos dedos e também me retirado da conversa.
Sem o contraponto do blog, essa campanha de fatos negativos de um lado e positivos de outro passa para o torcedor, que perde a autoestima e começa a acreditar que estamos há 13 anos sem ganhar NADA e que eles ganharam um título no ano passado. Peraí: ou não estamos nessa seca toda, ou o título deles ano passado também é NADA. Bobagem? Acho que não, porque é com base no raciocínio plantado que um segundo lugar no brasileirão é um fracasso total.
Ao que o Ronaldo contrapôs:
Concordo em parte. Os mesmos que reclamam dos 12 anos sem títulos dizem que devemos valorizar o gauchão, por que ao menos vale uma taça (bota coerência nisso).
Mas, discordo que falte assunto e por isso só se escreve sobre a ivi. Há muito assunto, há muitas dúvidas da torcida sobre a real situação financeira do clube, sobre as tratativas com a OAS, etc, que mereceriam posts esclarecedores e que os autores do blog dispõe de elementos para tanto, mas falta independência para levar a cabo uma análise crítica sobre essas questões, então fica só o discurso "a direção está resolvendo", "o Koff vai resolver", etc.
O Daniel comentou com propriedade e o Ronaldo fez um contraponto quase perfeito se não fosse uma diferença. A diferença sutil do título do post. Vou chegar nela.

Outro dia eu estava em Porto Alegre e perguntei para o Arigatô se ele recebia muito telefonema de jornalistas. E ele respondeu o seguinte:

- Recebia no início, mas como eles viram que não saia nada que interessasse a eles pararam de ligar.

Desde sempre. Desde antes do Arigatô sonhar que seria conselheiro do Grêmio e quando sequer imaginava que seria convidado para fazer parte do Conselho de Administração o blog sempre cuidou de não prejudicar o Grêmio. E por uma razão simples: este blog é de TORCEDORES e não de jornalistas. Torcedor tem compromisso com a verdade sim. Não tem, no entanto, compromisso com a informação. Esta é a sutil diferença.

Se sabíamos de uma contratação em vista não a divulgávamos porque no futebol, como aliás em qualquer atividade, o segredo é a alma do negócio. A notícia do interesse em algum jogador leva a uma corrida, nem que seja apenas para inflacionar o preço e fazer o adversário pagar mais. Esta prática, diga-se de passagem, é comum por parte do cocô-irmão.

Há muito mais razão ainda para não divulgar dados financeiros da instituição. Outro dia o Preis e o Ico apresentaram ao conselho um trabalho que mostra que no ano de 2013, se fosse retirado do balanço os custos financeiros das dívidas passadas, o clube teria encerrado o ano com um superavit de cerca de 5 milhões. Foi uma surpresa geral pois a mídia só falava em deficit de 90 milhões.
Vocês sabem onde saiu isto na imprensa? Apenas no Globo Esporte, no apagar das luzes do dia 31 de dezembro, exatos 13 dias depois da entrevista dada pelo Adalberto Preis. Ela pode ser lida aqui.

A imprensa esportiva gaúcha? Surpreendentemente, ao menos para os tolos e os desatentos, não escreveu uma linha sobre isto.

Nenhuma instituição, nenhuma empresa sai para a rua alardeando seus problemas ou mesmo sua situação financeira. As sociedades anônimas e os clubes, por força de lei tem de publicar os balanços. Não fora isto, nada sairia.
Discutir problemas financeiros em público não leva a nada, a não ser no aumento das ondas e das especulações.
O que dá para dizer é o que a direção disse: o contrato da Arena deixou o clube sem o fluxo de dinheiro dos ingressos e por isto houve um estrangulamento financeiro em 2013.

O novo contrato amenizará o problema, mas ainda não resolverá a curto prazo. Por conta disto estão trabalhando em outras frentes para resolvê-lo. Como? Só ficariam falando nisto em público se quisessem encontrar pedras ainda maiores no caminho.

Estas são as razões para a postura que o blog adotou e adotará sempre. Transparência com o que pode ser transparente. Discrição com o que pode prejudicar o clube. E, claro, denúncia das patifarias cometidas dia sim outro também por sujeitos que por força da profissão deveriam ser isentos e honestos, mas escolheram ser torcedores e, fundamentalmente, desonestos.