16 de setembro de 2014

Daniel Matador - Canto Imortal


“Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar.”
Últimos dois versos do Hino do Grêmio, escritos pelo imortal mestre Lupicínio Rodrigues.

Caros

O dia de hoje é por demais especial. Comemoram-se hoje os cem anos do nascimento daquele que eternizaria em versos a paixão pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e comporia o mais belo de todos os hinos de futebol do mundo. Hoje é celebrado o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues. Como era comum naquele tempo, o parto de Lupi foi feito em casa, por uma parteira. Era o quarto de 21 filhos do casal Francisco e Abigail, que moravam na região conhecida como Ilhota, nas imediações do que hoje seria o Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre.

Foi aprendiz de mecânico, esteve no exército e atuou como bedel na UFRGS, o famoso responsável pela disciplina escolar. Mas seus interesses na vida eram outros. Adorava a noite, a música, os bares, as bebidas, os amigos, as mulheres e o Grêmio. Compositor notável, escreveu centenas de canções que imortalizaram-se na voz de diversos intérpretes. A mais conhecida de suas composições é tocada ao menos uma vez por dia, em algum lugar do planeta, nas mais diversas melodias. Nada mais, nada menos, do que o Hino do Grêmio.

Raríssimos são os clubes de futebol que têm a felicidade de ter a letra de seu hino composta por um gênio de tal quilate. Muito menos quando este é torcedor do próprio clube. Como já postamos aqui certa vez,  Lupi mostrou todo seu talento ao falar sobre a forma como compôs o hino do tricolor: “Eu fiz este hino sentado num boteco na Praça Garibaldi, tomando uma birita”. Tinha a naturalidade daqueles que tornam fáceis os feitos que para outros são muito difíceis.

Pergunte ao torcedor de outro clube se ele sabe quem compôs o hino do mesmo. Pouco importa se um ou outro, talvez algum mais fanático, venha a saber, visto que quase todos são obscuros. Nenhum iguala-se a Lupicínio. Só o torcedor gremista pode orgulhar-se disso. No dia de hoje, celebre sabendo que tanto o Hino do Grêmio quanto seu autor são únicos em seu gênero. Hoje, com o mesmo ideal, honrem o nome daquele que eternizou em versos a paixão tricolor. Cantem a plenos pulmões, uma vez mais, esta canção imortal. Perpetuem a lenda. E saibam que nada pode ser maior.

Saudações Imortais