24 de setembro de 2014

Daniel Matador - Duelo de tricolores na cidade maravilhosa




"Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode, e nem se deseja, fugir."
Nelson Rodrigues, tricolor desde que nasceu.

Caros

O Grêmio joga contra o Fluminense, no Maracanã, às 22 horas desta quarta-feira. Incrivelmente, anuncia-se a transmissão do jogo em televisão aberta para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Sinceramente, já nem me lembrava mais quando haviam televisionado algum jogo do tricolor. É quase um feito a ser comemorado (olhem o cúmulo ao qual chegamos).  Dependendo dos resultados paralelos da rodada, é possível ingressar ainda hoje no G4. É dia de torcer muito e, para os gremistas que estão no Rio de Janeiro, ter a chance de ir ao Maracanã matar a saudade do imortal.

Pois é justamente contra outro tricolor que o Grêmio joga hoje. Em 2005 tive a felicidade de estar presente no histórico Fla-Flu que decidiu a Taça Rio. Era o jogo de despedia de Zinho (atuando pelo Flamengo) e era também o último jogo do antigo Maracanã, que seria então fechado para a primeira de suas grandes reformas (na época, para os jogos Pan-Americanos). E posso atestar que é realmente um templo do futebol. E este é um estádio onde o Grêmio gosta de jogar e fazer história. Tantos embates memoráveis já foram lá travados. O genial Nelson Rodrigues faleceu em dezembro de 1980, pouco tempo antes de iniciar-se a era de glórias do Grêmio. Nelson que também sempre demonstrou sua paixão por um tricolor, no caso, o das Laranjeiras. Fluminense de coração, sempre orgulhava-se das cores pelas quais havia optado. Ou, como ele mesmo dizia, era uma espécie de destino ser tricolor. Um arranjo cósmico ao qual não se pode, e nem se deseja, fugir.

Pois são estes dois tricolores que travarão esta noite um embate sob as estrelas da cidade maravilhosa. O Grêmio vem desfalcado de Geromel, o zagueiro que ajudou a formar a melhor dupla de zaga deste campeonato junto com Rhodolfo, que deve jogar e talvez novamente seja o capitão do time. No lugar de Geromel a torcida toda clama para Felipão escalar Bressan, Saimon ou até mesmo a vó do Badanha. Qualquer um, menos o famigerado Werley. Matheus Biteco, assim como Geromel, também levou o terceiro cartão amarelo no último jogo e desfalca o time. A conferir como Felipão irá armar a equipe. Nas demais posições, em tese, permanecem os mesmo titulares que iniciaram o último jogo.

E que no duelo de tricolores hoje à noite, possamos homenagear o grande Nelson Rodrigues, um dos pais do texto trágico no Brasil, com mais uma tragédia rodriguiana no Maracanã.

Saudações Imortais