15 de novembro de 2014

Daniel Matador - Matando um tigre por dia



Criciúma 0 x 3 Grêmio

Primeiro Tempo: 0 x 2

O Grêmio necessitava de uma vitória para consolidar sua permanência no grupo de clubes classificados para a Libertadores da América de 2015 após ter aplicado uma sonora SURRA no time da beira do lago no último final de semana, goleando os reds em uma Arena lotada de gremistas que fizeram a festa. 
No primeiro minuto Luan já chegou chutando contra as metas do goleiro auri-negro. Poucos minutos depois, Fábio Ferreira fez falta dura em Barcos, mas o juiz nada marcou. Aos 4 minutos Zé Roberto fez grande jogada de triangulação com Dudu e cruzou para a área, com a zaga tirando para escanteio. Aos 8 minutos, um escanteio que o árbitro inverteu e deu tiro de meta para o Criciúma. Aos 10, Lucca deu um pisão criminoso em Pará e o juiz nem coçou o dedo para pegar o cartão amarelo.
Aos 12, Zé Roberto malandramente cobrou um lateral para o ataque. O zagueiro do Criciúma embananou-se na jogada, Dudu roubou a bola e ganhou na velocidade, driblou o goleiro e deu um tapa para o gol, abrindo o placar com grande categoria.
Aos 21, Pará deu um petardo de fora da área que explodiu no travessão. Aos 25, após jogada de ataque do Grêmio em que o árbitro marcou uma falta de ataque, Luan e Lucca levaram cartão amarelo por terem se desentendido no lance. Até os 30 minutos só deu Grêmio. O Criciúma simplesmente não existia em campo. Aos 31, Geromel jogou para escanteio um cruzamento que levou perigo para a defesa do Grêmio.
Aos 38, Zé Roberto cobrou escanteio e Barcos marcou de cabeça seu 29º gol no ano.
Aos 40, Fellipe Bastos tomou cartão amarelo e é um sentido desfalque para o próximo e também decisivo jogo contra o Cruzeiro, na Arena.
E terminou o primeiro tempo, com ampla vantagem para o tricolor. O Criciúma praticamente não apareceu em campo. Esta primeira etapa mostrou um time que está na parte de cima da tabela lutando pelas primeiras posições jogando contra outro que está na parte de baixo, brigando para não ser rebaixado. Sintomático.

*****************
Segundo Tempo: 0 x 1

O segundo tempo começou
e o Grêmio entrou mais ou menos da mesma maneira que havia encerrado o primeiro. Aos 8 minutos Geromel tirou de forma soberana mais uma bola da área gremista. Aos 11, Barcos deu um chute forte que o goleiro não defendeu totalmente, mas o rebote não pôde ser aproveitado. Um minuto depois, Barcos novamente tentou chutar de frente para o gol, mas o Criciúma tinha um paredão que impediu alguma conclusão mais efetiva. Aos 14, outra boa chegada do Grêmio com arremate do Pirata. Aos 16, Luan chuta duas vezes até a defesa do goleiro.
Aos 22, Dudu fez um primoroso lançamento em profundidade do círculo do meio-campo, Ramiro apareceu de surpresa no ataque, desviou com o lado externo do pé direito e anotou o terceiro gol gremista no jogo.
Aos 23, Barcos quase marca um golaço após livrar-se de vários marcadores, mas o goleiro do tigre saiu nos pés do Pirata e impediu o quarto gol tricolor. Aos 25 Luan recebeu um lançamento em profundidade e o goleiro salvou novamente.
Aos 29, o carrasco dos ribeirinhos entrou em campo: Alan Ruiz substituiu Luan. Aos 36, Barcos saiu para a entrada de Lucas Coelho. Nesse ponto da partida, o Grêmio só tocava bola para matar tempo e a torcida tricolor presente ao Heriberto Hülse gritava olé. Já passava dos 45 quando Everton entrou no lugar de Dudu. E aí já não havia tempo para mais nada.

*****************
 
Foi um jogo para consolidar a posição do Grêmio no G4. O tricolor amassou o tigre em sua casa. Segue firme no caminho rumo à Libertadores do ano que vem. As próximas 4 rodadas são difíceis e decisivas. Mas há totais condições de chegarmos.
Se o time de Felipão tem que matar um leão por dia para garantir a classificação, hoje acabou matando um tigre.
 
*****************
Como jogaram

Marcelo Grohe: Fez apenas uma intervenção no primeiro tempo. No segundo, praticamente assistiu o jogo de camarote.
Pará: Deu um tirambaço de fora da área no primeiro tempo, acertando o travessão. A mesma transpiração costumeira, apesar de suas conhecidas limitações.

Geromel: A segurança de sempre. Costuma antecipar-se em quase todas as jogadas.
Rhodolfo: A cada vez mais, mostra que é um patrão da zaga e forma com Geromel a melhor dupla de zaga em atividade no país.
Zé Roberto: Cobrou marotamente o lateral que originou o primeiro gol. Bateu o escanteio que originou o segundo. Tomou conta da lateral esquerda. Também nesta posição, não há ninguém melhor que ele em atividade no Brasil atualmente.
Wallace: Discreto, porém extremamente eficiente durante todo o jogo.
Ramiro:  Arriscou algumas subidas ao ataque, do mesmo jeito que havia feito no último jogo em que o Grêmio goleou na Arena. Apareceu de surpresa no ataque e marcou o terceiro gol.
Fellipe Bastos: Seguro na marcação e aparecendo por vezes para auxiliar nas jogadas de ataque. Tomou cartão amarelo e não joga contra o Cruzeiro. Uma pena.
Luan: Chegou a ensaiar algumas triangulações com Dudu e Zé Roberto, mas sem grande efetividade. Foi substituído por Alan Ruiz no segundo tempo.
Dudu: Marcou um gol com grande categoria. Assim como no Gre-nal, foi muito bem. Deu a assistência para o terceiro gol.
Barcos: Fez um gol típico de centroavante, cabeceando uma bola alçada em cobrança de escanteio. Já tem 29 gols na temporada. Saiu aos 36 do segundo tempo, quando o jogo já estava decidido, para dar chance a Lucas Coelho.

*****************

Alan Ruiz: Entrou com o jogo ganho, portanto não precisou decidir em 12 minutos.

Lucas Coelho: Entrou faltando poucos minutos, não tendo grandes situações no jogo.
Everton: Entrou no lugar de Dudu nos acréscimos e nem teve tempo de suar a camisa.

Felipão:  Armou o time de forma a buscar uma vitória que consolidasse a posição no G4. Conseguiu seu objetivo com sobras. Para alguns, é um treinador ultrapassado.
 
*****************

Arbitragem:
Raphael Claus, auxiliado por Daniel Ziolli e Alex Ang Ribeiro (todos de SP). Alex Ang Ribeiro é um bandeirinha que nunca participou de um jogo das principais séries dos campeonatos nacionais, seja na Série A, B ou C. Participou apenas de três confrontos da Série D neste ano, além de dois dois confrontos no feminino e um no sub-20. Muito estranho a CBF ter escalado este cidadão para um jogo desta importância em reta final de campeonato. O juiz deixou passar batido alguns lances no primeiro tempo (todos prejudicando o Grêmio, óbvio). Ainda assim, teve sua atuação facilitada por conta da atuação superior do tricolor, que não permitiu que o Criciúma se criasse em campo.