4 de dezembro de 2014

A solução para o meio


Torcedores e leitores deste blog,

Percebi que houve uma comoção muito grande em alguns torcedores com a dispensa do Alan Ruiz pelo Grêmio. De certa maneira fiquei até surpresa com a reação de alguns.
Desde que o argentino chegou ao Imortal Tricolor, nunca fui entusiasta do seu futebol. Em nenhum momento gastei teclado escrevendo sobre suas supostas qualidades . Podem procurar. Não acharão nada a respeito. Nunca achei que fosse solução para o meio-campo do Grêmio.Assim, considero absolutamente normal que tenha sido dispensado. Ruiz nunca me encantou ou justificou que eu fizesse a sua defesa escancarada. O considero um jogador médio, nada mais que isso.

Eu quero mais. Muito mais de um meia. Tem que convencer.
Estou atrás de uma solução derradeira e eficaz para nosso time.
Para eu gostar muito de um meia, tenho que pensar sem pestanejar: esse é o cara . Não pode haver dúvidas, sequer um "mais ou menos". Se as suas ações em campo são responsáveis por eu acreditar que o time está embalado e jogando o fino da bola,  então é ele. Não senti isso com Ruiz em momento algum.
Para mim, o meia é a peça  fundamental em uma equipe de futebol. Se o meia é bom, o time torna-se bom. Ele significa o mesmo que o acelerador é para um automóvel. Não adianta ligar o carro se não haverá impulso para tocá-lo em frente. Você dará o embalo no ritmo que quiser na sua viagem, de acordo com a força que imprimir ao acelerador. Reduzir quando a situação exige, acelerar quando é possível. Desta forma, não me senti seduzida pelo futebol de Alán Ruiz.

De mais a mais, para que ficasse em Porto Alegre, seria necessário algum investidor para ajudar com o dinheiro. O Grêmio não dispõe destes recursos para bancar num único jogador. Terá que repor peças em alguns setores e será necessário distribuir bem as verbas. Então eu fico pensando: por que será que ninguém se apresentou para investir em um jogador jovem , que irrita o Dalebiba e faz gols em Gre-nal?

Sinceramente, se eu fosse milionária com dinheiro a rodo, não me sentiria tentada em apostar no argentino.
É uma questão de opinião. Há quem goste e eu respeito. Alguns apreciam um determinado estilo , outros não. Normal.
Eu não me precipitaria. Estudaria o mercado e procuraria um meia mais veloz, com qualidade técnica suficiente para pifar os atacantes e fazer o carro andar conforme a situação exija. É isso que espero e quero. Um meia que jogue e faça jogar fácil. Está muito difícil acertar. Vários já foram tentados, mas a mercadoria é escassa e cara.
Estamos na encruzilhada e a hora de decidir pela solução do meio-campo é agora.
__________

Máxi

Ao contrário de Alan, gosto muito do futebol de  Máxi Rodriguez. Esse eu quero no meu time. Vejo muito potencial nele. Talvez nas mãos do Felipão, torne-se um mega jogador.
E a melhor parte disso: ele é nosso.
Mas o vejo como um atacante e não jogando no meio-campo.
Apenas peço mais oportunidades a ele e que tenha pelo menos uns dez jogos em sequência. Só assim pensaria em descartá-lo em definitivo. 
Se  Felipão conseguir fazer um bom trabalho com ele, não tenho duvidas de que teríamos um belo reforço no nosso time.
Quem sabe?
Espero e torço para que assim seja.